O fim de ano está chegando! 🧑‍🎄 Depois de dois anos difíceis de pandemia, a expectativa de aumento nas vendas não poderia ser melhor para este período. Tem Copa, Natal, Réveillon, férias… Datas comemorativas como essas são uma oportunidade e tanto para encerrar 2022 com alegria no bolso. Mas para isso, atenção à gestão de compras.

“As perspectivas para alguns setores do varejo neste final de ano são bem positivas. Grandes eventos como a Copa, fim da pandemia, uma certa estabilidade nos preços, o mercado de trabalho crescendo e perspectivas para 2023, dão ao consumidor uma maior disposição para compras”, avalia José Roberto Lyra, professor de pós-graduação nos cursos de gestão do Senac EAD.

Para dar conta da demanda, é importante ficar atento à gestão de compras, garantindo assim a qualidade dos produtos ou serviços ofertados. Você já pensou, por exemplo, na provisão do estoque? Avaliou se vai precisar ampliar a equipe? Está fazendo um controle regular das finanças? Quanto maior o planejamento, maiores as chances de conseguir bons resultados.

A seguir, listamos o que não podem ficar de fora do planejamento para o período festivo.

Bora melhorar as vendas?

Como se preparar para o aumento de movimento das datas comemorativas

Estoque

“Metade do resultado de vendas acontece no período de final de ano”, afirma Roberto Nascimento, professor do núcleo de estudos de negócios de varejo da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing), do Rio de Janeiro.

Ficar atento a essa época, pensando não somente na compra, mas também na reposição do estoque, é fundamental. Para isso, Nascimento destaca dois pontos importantes em relação ao estoque:

  1. Não pode faltar produto.
    Parece meio óbvio né? Mas não tem coisa pior do que o cliente chegar na loja procurando por uma mercadoria e ouvir do funcionário um “tem, mas acabou”.
  2. Não pode comprar demais.
    Nem 8 nem 80! Afinal, estoque é dinheiro, e o fluxo de caixa não pode ficar negativo. Para evitar contratempos, é necessário fazer um cálculo estimado da demanda.

Ampliação de equipe

“Um erro fatal para as empresas é elas terem tudo, menos gente para atender”, alerta Nascimento. Para avaliar a necessidade de ampliar a equipe, o que é bem comum nesta época de fim de ano, deve-se levar em conta o aumento no fluxo de clientes e a capacidade de atendimento em horários de pico.

“É preciso pensar na escala do time de acordo com o fluxo de clientes e procurar entender se em horários de pico a equipe consegue realizar um bom atendimento”, orienta o professor da ESPM.

Lyra acrescenta que o varejo vive da confiança do consumidor. “Portanto, analise a sua equipe e verifique se é possível atender uma demanda maior. O consumidor valoriza o bom atendimento”.

Excelência no atendimento

Quem já teve uma má experiência de compra sabe o quão desagradável isso pode ser. Seja o garçom que não sabe a hora certa de se aproximar da mesa, ou um vendedor insistente que quer empurrar um produto a todo custo.

“No varejo, há três pilares responsáveis pela compra vinda de um cliente: preço, qualidade e atendimento. Sendo que nos últimos cinco anos o atendimento tem sido o mais priorizado. A empresa pode até vender, mas se não tiver um bom atendimento não vai fidelizar o cliente. A experiência do cliente com a loja é muito importante para medir o índice de satisfação e lealdade”, ressalta Nascimento.

Contratação de temporários

Você não está pensando em contratar um funcionário novo na véspera de Natal, certo? Planejamento aqui faz toda a diferença. “A empresa deve começar a pensar na contratação com antecedência, pois precisa selecionar as pessoas e treiná-las, para que só depois possam começar o trabalho”, explica o professor da ESPM.

Ele diz que muitos estabelecimentos iniciam esse processo em agosto para que em novembro e dezembro a equipe já esteja trabalhando de forma eficaz.

Lembrando que, para tanto, deve-se seguir a legislação trabalhista para trabalho temporário. “O empreendedor deve procurar uma empresa especializada para a contratação do trabalhador temporário, que tem os mesmos direitos e deveres do trabalhador por tempo determinado e sua contratação exige a elaboração de um contrato específico”, aconselha Lyra.

O temporário mandou bem nas vendas?

Além de ajudar no atendimento durante o período de maior movimento, funcionários temporários que performaram bem durante o serviço podem entrar para a equipe fixa. Passada a época de festas, avalie a possibilidade de efetivar uma ou mais pessoas, a depender da demanda e condições do seu negócio.

Gestão de pagamentos

Ninguém gosta de atrasar os pagamentos, muito menos de ficar sem dinheiro para as compras extras, mas há várias maneiras de organizar essa gestão. 

“Uma boa gestão do fluxo de caixa começa com uma boa projeção dos gastos (saídas) e dos recebimentos (entradas). Também é necessário uma boa negociação com os fornecedores em relação, principalmente, ao prazo de pagamento dos produtos adquiridos, para que seja, se possível, maior que o giro de estoque”, recomenda Lyra.

Se precisar acionar um plano B, vale tentar negociar uma prorrogação do vencimento dos títulos e boletos com os fornecedores.

A gestão de compras exige atenção ainda aos gastos típicos da época, como por exemplo, o pagamento dos temporários. E lembre-se das obrigações previstas para o início do ano, como impostos e possíveis reajustes. “Sempre existe uma dose de risco por conta das apostas que você fará, mas com informação a chance de dar certo é maior”, declara Lyra.

Empréstimos que ameacem a saúde financeira do negócio também exigem bastante atenção. Conheça o Alelo Desenvolve, uma linha de crédito facilitada para estabelecimentos credenciados, com pagamento direto da agenda de recebíveis, que é pra você ter total controle.

Vai um panetone aí?

Um dos produtos que mais se vê no fim do ano, nos supermercados e padarias, é o panetone. De fato, a demanda desse bolo aumenta muito no Natal e Ano Novo, mas… e se não vender tudo?

Uma boa saída é fazer compras consignadas de produtos não perecíveis ou sazonais.

“Dessa maneira, o que o varejista não conseguir vender ele pode devolver ao fornecedor”, diz o professor da ESPM.

Cartão pré-pago

Outra alternativa que pode ajudar muito na gestão financeira é o Alelo Pagamentos, cartão pré-pago usado para remunerar colaboradores e terceiros. O bom desse benefício é que dá para fazer a gestão do saldo de forma digital e em tempo real, de onde estiver, sem burocracia.

E o usuário do Alelo Pagamentos também sai ganhando: além de contar com o dinheiro creditado no cartão, ele pode pagar boletos, efetuar transferências e recarregar o celular pelo aplicativo Meu Alelo.

O cartão-salário também está interligado à rede do Banco 24 Horas para saques, alem de permitir compras em lojas físicas e online.

Novas tendências

Datas especiais como Black Friday, Copa e Natal são uma boa oportunidade para lançar novos produtos e promoções.

“Fique atento aos produtos tradicionais, que sempre têm um local cativo na cesta de compras do consumidor. Informe-se sobre as ações de comunicação planejadas pelos fornecedores para estas datas e, a partir destas informações faça suas apostas quanto ao que inovar e comece a negociar preço e prazos de pagamentos com seus fornecedores”, conclui Lyra.

Tá pronto para trabalhar?

Jingle bells, jingle bells… 🎄

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