Mais do que uma boa comida, todo cliente quer um excelente atendimento quando vai a um restaurante

Os pratos podem ser ótimos, mas de nada adianta se as pessoas forem mal recebidas, tiverem suas refeições trocadas, não forem atendidas por uma equipe bem treinada ou enfrentarem grandes filas e demora para realizarem seus pedidos.

Por isso, é muito importante que seu estabelecimento não só atenda, mas encante os seus clientes. Afinal, cativar a clientela é uma das melhores formas de fidelizá-la. 

E existem várias técnicas que você deve usar para apresentar um atendimento excelente. Continue o texto para conferir as dicas do Blog da Alelo sobre o assunto!

Encante os clientes durante o atendimento

Para agradar o seu público, é necessário proporcionar um ambiente leve e aconchegante, em que os processos sejam feitos de forma simples e sem estresse. 

A maneira como o consumidor é tratado é o que faz com que ele escolha o seu estabelecimento ao invés de optar pelo da concorrência.

Garanta que as pessoas sejam bem tratadas ao serem recebidas 

Garanta que a experiência dos seus clientes seja positiva desde a sua entrada!

Para isso, os funcionários devem sempre agir com calma, com um sorriso no rosto e encaminhar a conversa de modo agradável e gentil,mesmo nos horários mais lotados!

Aliás, é neste momento que você pode fazer a diferença e garantir um ambiente acolhedor caso seja necessário aguardar por uma mesa.

Atente-se às pessoas com necessidades especiais, que podem precisar de uma cadeira confortável e uma água fresca.

Não poupe esforços em fazer seus clientes felizes por terem escolhido o seu estabelecimento. Pode ser uma boa ideia já oferecer um cardápio para adiantar os pedidos, ou ainda trazer algum petisco. Especialmente se houver crianças.

Atendimento ágil 

Imagine chegar em um restaurante para jantar, esperar longos minutos em uma fila e um tempo considerável até alguém te atender e ainda ter um pedido que demora mais de 40 minutos para chegar? 

A agilidade é muito importante. Portanto, é fundamental ter uma equipe bem treinada e dimensionada corretamente para prestar um serviço ágil. 

Usar tecnologia também pode te ajudar a acelerar o envio dos pedidos para a cozinha, e assim evitar erros.

Tenha funcionários treinados para lidar com as situações no dia a dia de um restaurante

Trabalhar em um restaurante é ter que lidar com uma série de situações – muitas vezes estressantes – todos os dias.

Várias circunstâncias críticas, como clientes apressados, pedidos que dão errado, entre outros, fazem parte do cotidiano de um restaurante, e a equipe tem que estar preparada para lidar com isso da maneira mais tranquila e natural possível.  

Dicas para encantar os clientes durante o atendimento

Como fidelizar os clientes  

A fidelização requer atenção a vários fatores. É importante observar se você está entregando tudo o que o público espera e se seu atendimento é ágil e eficaz. 

Outros pontos a serem observados são: se seu restaurante tem responsabilidade com os clientes, se o comportamento entre líderes e colaboradores é respeitoso e se a comunicação interna é eficiente. 

Garanta um ambiente agradável e acolhedor para que o serviço seja feito com atenção e simpatia.

Datas sazonais e o atendimento dos estabelecimentos

É necessário sempre ter uma atenção especial para as datas sazonais, como o Dia dos Pais. Nessas datas, é comum que a procura seja maior, o que consequentemente pode levar às filas, ou aumento do tempo de entrega, no caso de restaurantes delivery.

De acordo com pesquisa feita pela Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas e pelo SPC Brasil, a data deve movimentar mais de R$23 bilhões entre presentes e comemorações. 

Para isso, planeje-se:

  • Contrate mão de obra extra;
  • Prepare seu estoque para a demanda da data;
  • Ao preparar o estoque, não se esqueça de considerar o delivery.

Outra dica interessante é criar promoções estratégicas para essas datas. Uma pessoa que escolhe seu estabelecimento ocasionalmente em uma festividade pode se tornar um cliente fixo, conforme o que encontrar no ambiente. 

Use o aplicativo Pede Pronto no seu restaurante

Você já conhece o aplicativo Pede Pronto? A Pede Pronto é uma plataforma da Alelo em que se pode fazer pedidos para delivery, ou ainda para retirar ou comer no restaurante.

Uma ótima maneira de agilizar o atendimento do seu restaurante, já que os clientes podem antecipar seus pedidos, e inclusive já adiantar o pagamento pelo app.

Assim você consegue iniciar o preparo antes mesmo dele chegar no seu estabelecimento.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.