Que os peixes estão no topo da lista quando se trata de uma alimentação saudável todo mundo já sabe. Mas por quê? O que será que os tornam tão bem vistos e interessantes do ponto de vista nutricional? Separamos 4 bons motivos para você incluir os peixes na sua alimentação!
1 – Os peixes são ótimas fontes de proteínas
Juntamente com as carnes de origem bovina e de aves, eles fornecem os aminoácidos essenciais, ou seja, aqueles que o nosso corpo não é capaz de produzir e, por isso, é preciso obtê-los através da alimentação.
2 – Presença de vitamina B12 nos peixes
Essa também é uma característica comum dos alimentos de origem animal que está presente e deve ser valorizada nos peixes.
3 – Baixo teor de gorduras saturadas e colesterol
O Brasil é um país ótimo para o consumo de peixes, pois aqui possuímos as mais diversas espécies e variedades, sejam eles de água doce ou água salgada. Dessa forma, cada um acaba tendo seu sabor característico e valor nutricional. No geral, quando comparados a outros tipos de carnes, os peixes são alimentos que, ao mesmo tempo que apresentam menor quantidade de gorduras saturadas e colesterol, também possuem menos ferro. E é exatamente por isso que a melhor opção é sempre buscar a variedade no seu dia a dia.
4 – Presença do ômega 3
Um aspecto muito interessante e que tem chamado atenção recentemente é o bom perfil de gorduras que os peixes apresentam. A presença de ômega 3 em algumas espécies, como atum, sardinha e salmão, chama atenção já que esta gordura tem sido associada a diversos benefícios para a saúde, desde contribuição com o controle dos níveis de colesterol no sangue até uma ação anti-inflamatória.
Sabe-se que quando inserido em uma alimentação variada e equilibrada, o consumo de peixes pode contribuir com a boa saúde e prevenção de diversas doenças, em especial àquelas relacionadas ao coração.
Além disso tudo, os peixes são alimentos muito versáteis e permitem diversas formas de preparo, desde ensopado até mesmo assado e grelhado. Incluir peixes em sua rotina, pelo menos duas vezes por semana, é uma ótima estratégia para equilibrar sua alimentação.
Se você ainda não faz isso, aproveite o período de quaresma, em que muitos restaurantes e supermercados aumentam sua oferta de opções de peixes! Sempre é tempo de começar a consumir esse alimento tão gostoso e saudável no seu cardápio.
Dica!
Você sabe escolher peixes de boa qualidade no supermercado? Quando for comprar seu peixe, preste atenção em diversas características para não se frustrar quando chegar em casa! O peixe deve apresentar um odor característico. Escolha aquele que apresenta pele bem aderida, firme, úmida e sem manchas. As escamas devem estar unidas, aderidas à pele e brilhantes. Os olhos devem estar salientes e brilhantes e as brânquias, também chamadas de guelras, devem estar cor-de-rosa ou avermelhadas.