Bons títulos de podcasts e do cinema podem trazer inspiração para a vida profissional, além de servirem de entretenimento.

Filmes que mostram superação de crises, cases de sucesso de empresas renomadas e até mesmo biografias memoráveis ajudam a agregar conteúdo e – por que não? – despertar insights que podem ser usados no dia a dia do empreendedor.

Já os podcasts – que se assemelham a programas de rádio com a diferença que podem ser ouvidos a qualquer hora, pelo site ou pelo celular – trazem desde notícias até discussões sobre os mais diversos temas. Hoje, há uma infinidade de formatos de podcasts disponíveis gratuitamente.

“Nenhum desses recursos apresentará uma solução pronta que resolva os problemas do negócio ou fornecerá aquela ‘eureca’ que todos os empreendedores gostariam de ter. Por outro lado, podem estimular a reflexão e a inspiração para alavancar os resultados, melhorar o clima organizacional ou mesmo transformar uma liderança que não está conseguindo atingir suas metas”, diz o empreendedor Cássio Mori, sócio diretor da agência EMME.

Para o empreendedor e comunicador Marc Tawil, podcasts, documentários, artigos e papers equivalem, muitas vezes, a horas de MBA ou pós-graduações. “Com a diferença que, nesses casos, a curadoria é do próprio empreendedor e não de outra pessoa. Ou seja: ele elenca o que é melhor para sua vida pessoal, setor em que atua ou negócio”, afirma Tawil, que é head da Tawil Comunicação, colunista de Época Negócios e apresentador do podcast Autoperformance, na Rádio Jovem Pan. Tawill também faz parte da lista Brasil Top Voices, do LinkedIn, que destaca profissionais de diferentes setores, conhecidos por iniciarem conversas relevantes.

Mori, entretanto, ressalta que para que esse tipo de conteúdo gere valor “é necessário que seja saboreado aos poucos, um de cada vez, prestando muita atenção e procurando encontrar pontos de intersecção com as dores e alegrias da vida real”. Para ele, escolher bem o que vale a pena ser consumido é fundamental. “Tem muita coisa boa, mas também há muito conteúdo de má qualidade”, completa.

Ele sugere pedir indicações a outros empresários e pesquisar em blogs com autoridade no tema de interesse. “Além disso, ter em mente que vídeos e podcasts não trarão soluções milagrosas do tipo ‘se ele conseguiu, eu também consigo’, ou ‘se eu seguir essa ‘receita’, vai dar certo’, pode significar uma baita economia no precioso tempo do empreendedor.”

Confira a seguir as sugestões dadas pelos especialistas Cássio Mori e Marc Tawill.

5 podcasts sobre empreendedorismo e negócios

1) A Mente Empreendedora

Compartilha insights, técnicas e princípios para quem quer performar como um top empreendedor e seguir um estilo de vida em alta performance. São mais de 260 episódios.

2) Autoperformance

Programa de entrevistas com convidados de vários setores, entre os quais, empreendedores, atletas, artistas e executivos que inspiram por meio de suas trajetórias e histórias de vida.

3) Café Brasil

Oferece ao ouvinte praticar uma espécie de “fitness intelectual” para “manter o cérebro em forma.” Discute temas como comportamento, cultura, economia, saúde, educação, liderança, empreendedorismo.

4) Digcast

Apresentado pelo especialista em marketing digital Felipe Pereira, autor dos livros “Negócios Digitais” e “Seu site no topo’. Traz dicas de como usar as redes sociais em prol do negócio.

5) Ted Talks Negócios

Executivos e pesquisadores compartilham suas histórias e ideias sobre negócios.

5 Filmes, séries e documentários para inspirar líderes

1) From Business to Being

Documentário alemão disponível na Netflix que aborda formas de combater depressão, estresse, esgotamento mental e a importância de adquirir hábitos saudáveis.

2) The Dawn Wall

História de Tommy Caldwell e Kevin Jorgeson que fizeram uma escalada até o topo do El Capitan, no Parque Nacional de Yosemite, por uma via até então considerada impossível.

3) The Defiant Ones

Série de documentários divididos em quatro episódios que retrata a jornada empreendedora de Jimmy Lovine e Dr. Dre, co-fundadores da Beats Electronics, serviço de assinatura de streaming musical.

4) The Director

Uma criadora na Gucci – A Gucci, empresa consagrada no ramo da moda, passou por situações muito complicadas, perdendo influência e destaque. Mas a virada foi trazer a diretora de criação italiana Frida Giannini para sua equipe.

5) Steve Jobs: como ele mudou o mundo

Disponível na Netflix, documentário conta a história do fundador da Apple e toda a sua trajetória até se consagrar no mundo dos negócios e da tecnologia.

Você conhece outros podcasts ou documentários inspiradores? Conte aqui pra gente!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.