Você já se deparou com o desafio de aumentar o engajamento e a satisfação dos colaboradores da sua empresa? Embora seja um problema comum, é importante saná-lo o quanto antes. E sabia que uma comunidade de aprendizagem pode ajudar?
Segundo a pesquisa State of the Global Workplace 2023, feita pela Gallup, apenas 23% dos trabalhadores se sentem engajados em suas empresas.
Dentre os diversos fatores que podem levar à falta de envolvimento, destaca-se a inexistência de conexão entre a equipe e o desânimo para aprender novos tópicos e/ou desenvolver diversas skills. E é aí que entra a importância de uma comunidade de aprendizagem!
Para você entender tudo sobre essa estratégia de engajamento para colaboradores, preparamos um texto completo com informações fundamentais sobre o tema!
Bora lá?
O que é uma comunidade de aprendizagem?
Uma comunidade de aprendizagem diz respeito a um espaço destinado para os colaboradores se conectarem uns com os outros, compartilhando suas experiências, ideias e conhecimentos!
Esse espaço tem como objetivo incentivar o aprendizado contínuo e alinhar o desenvolvimento individual ao crescimento organizacional.
Esse tipo de estratégia é superinteressante para que os trabalhadores tenham mais engajamento e possam desenvolver diferentes competências.
A comunidade de aprendizagem se reúne regularmente e pode ser adaptada aos objetivos do grupo, que podem ir de melhoria das skills profissionais a discussões sobre temas acadêmicos.
Entre os diversos benefícios, destacam-se:
- Retenção de talentos;
- Rede de feedbacks;
- Melhoria na comunicação interna;
- Criação de uma cultura de aprendizado;
- Cultura organizacional mais saudável;
- Desenvolvimento de competências.
Quais são as características de uma comunidade de aprendizagem?
A principal característica de uma comunidade de aprendizagem é o objetivo em comum (lembre-se de determinar o que deseja alcançar com a comunidade). Cada grupo deve compartilhar um interesse-chave, relacionado ao trabalho ou à inovação pessoal e/ou profissional almejada.
Além disso, a colaboração entre a equipe é fundamental. O aprendizado ocorre por meio da troca de ideias, experiências e melhores práticas. Essa interatividade encoraja a participação ativa, discussões e feedback entre os trabalhadores.
As reuniões (virtuais, presenciais e híbridas) podem utilizar diferentes plataformas e serem adaptadas às necessidades dos colaboradores.
Em meio aos encontros, que devem acontecer regularmente (semanal, quinzenal, mensal, etc.), os grupos podem incluir workshops, webinars, mentorias e cursos extras para alcançar os objetivos previamente propostos.
É muito importante ter metas e indicadores que mensurem o progresso coletivo e possam avaliar como está o incentivo à educação corporativa.
Os indicadores podem incluir número de colaboradores participantes em grupos de aprendizagem, tempo de realização dos cursos, etc.
E, afinal, quais são as vantagens de uma comunidade de aprendizagem?
Investir em uma comunidade de aprendizagem é investir no futuro de uma empresa. Esse espaço fortalece a cultura organizacional, bem como prepara os colaboradores para enfrentar os desafios de um mercado em constante evolução.
Segundo um relatório do LinkedIn de 2022, dos 1.260 profissionais de Treinamento e Desenvolvimento (T&D) entrevistados, 86% pensam que a aprendizagem é mais engajadora quando os coladores aprendem em conjunto e 91% acreditam que os trabalhadores que aprendem juntos são mais bem-sucedidos, via LinkedIn Brasil.
Ao integrar comunidades de aprendizagem em uma organização, é possível criar um ecossistema em que o aprendizado é parte intrínseca da cultura organizacional. Com isso, promove-se um ambiente mais ágil, inovador e colaborativo.
Algumas das principais vantagens são:
Estímulo à aprendizagem contínua
As comunidades promovem um ambiente em que o aprendizado é visto e compreendido como um processo contínuo. Afinal, elas incentivam os colaboradores a buscarem constantemente novas informações e desenvolverem suas habilidades.
Maior engajamento da equipe
Ao reunir indivíduos com interesses e desafios comuns, as comunidades de aprendizagem criam uma rede de apoio e troca.
Esse ambiente colaborativo permite que todos os profissionais cresçam juntos, o que aumenta o engajamento dos colaboradores, além da produtividade e da eficiência no trabalho.
Retenção de talentos
Empresas que valorizam o aprendizado contínuo são mais atraentes para os profissionais. Quando os colaboradores percebem que estão em um local que apoia seu crescimento e desenvolvimento, a satisfação no trabalho aumenta, reduzindo a rotatividade de funcionários.
Ainda, vale destacar que uma comunidade de aprendizagem fortalece os laços entre os trabalhadores da equipe. Com isso, há um senso de pertencimento que motiva os profissionais a permanecerem na organização.
Mais inovação
Uma comunidade de aprendizagem também está sempre atenta às inovações para que os encontros, as reuniões e/ou os workshops estejam alinhados às expectativas do mercado.
As empresas que investem em espaços de troca de conhecimento estão mais bem preparadas para identificar oportunidades de mercado, resolver problemas complexos e se destacar perante a concorrência.
Além disso, o compartilhamento de ideias e a diversidade de perspectivas alimentam a criatividade dos profissionais. Isso cria uma cultura em que experimentar, aprender com erros e inovar são comportamentos valorizados, o que também fomenta a atenção às inovações que podem ser benéficas à equipe e à empresa.
Espírito coletivo
Os colaboradores enxergam valor no aprendizado, porque ele é prático e compartilhado por seus pares. Esse espaço de compartilhamento de ideias fortalece laços, conexões e vínculos da equipe, promovendo uma cultura de espírito coletivo.
Essa coletividade também influencia diretamente na cultura organizacional, visto que ela reforça os valores organizacionais e os profissionais conseguem enxergá-los nas práticas cotidianas.
Como criar uma comunidade de aprendizagem na sua empresa?
O primeiro passo é definir os objetivos de cada uma das comunidades de aprendizagem que possam agregar valor à companhia.
Assim, fica mais fácil definir quais serão os conteúdos a serem trabalhados, como serão conduzidos os encontros, quais recursos serão necessários e qual será o melhor formato para essas reuniões.
Posteriormente, é importante considerar as ferramentas; se os encontros serão onlines, qual é o melhor canal para isso? Há alguma plataforma em que os colaboradores consigam acompanhar o desenvolvimento das aulas?
Mas lembre-se: não se esqueça de acatar os feedbacks dos colaboradores e compreender quais são as necessidades para que as comunidades sejam espaços seguros e confortáveis, e não se tornem um “peso” para a equipe.
Para apostar nessa estratégia em sua organização, também é possível contar com os profissionais de Treinamento e Desenvolvimento (T&D). Afinal, eles são responsáveis por planejar e implementar processos para incentivar o desenvolvimento acadêmico e profissional da equipe.
Aposte em uma comunidade de aprendizagem
Evoluir junto aos seus colaboradores é fundamental para uma cultura organizacional mais saudável, não é mesmo?
Por isso, ter uma comunidade de aprendizagem na sua empresa pode ser a resposta que você precisa para eliminar o desinteresse da equipe e aumentar o engajamento dos profissionais!
Continue navegando pelo site e confira outras dicas que podem ajudar a melhorar o engajamento dos colaboradores em sua empresa!