Além de ter um emprego com estabilidade e um bom salário, cada vez mais as pessoas buscam vagas que se alinhem com seu estilo de vida, plano de carreira e um ambiente em que se sintam à vontade. Enquanto isso, as empresas também buscam perfis específicos de profissionais, cujos valores estejam alinhados à sua cultura organizacional.
Isto é, o conjunto de vários elementos que compõem o DNA de uma organização. Dar este “match” de propósito entre o colaborador e a empresa é muito importante para garantir um bom clima e o alto nível de satisfação dos colaboradores.
E aí já sabe né? Colabores felizes e engajados, é igual a resultado!
Isto porque, uma cultura forte orienta o comportamento dos colaboradores e dá o tom sobre como as pessoas devem interagir no ambiente profissional, garantindo que a missão, visão e valores da companhia saiam do papel, para se transformar em ação.
Pensando no assunto, o Blog da Alelo selecionou alguns livros que tratam de cultura organizacional.
Vem com a gente!
Um Novo Jeito de Trabalhar – Laszlo Bock
Já imaginou descobrir os segredos de uma empresa como o Google e seu funcionamento nos bastidores? Laszlo Bock, ex-funcionário do Google e especialista em RH, conta os segredos da organização no livro “Um Novo Jeito de Trabalhar”.
“É possível ser sério sem usar um terno” é a filosofia da empresa. No livro, Bock diz que o Google incentiva o aprendizado, tornando o ambiente propício à criatividade.
O sucesso da organização torna a leitura do livro interessante para gestores e líderes, que podem se inspirar em uma das empresas mais bem sucedidas do mundo.
Clima e cultura organizacional: entender, manter e mudar – Fernando Lanzer
Fernando Lanzer apresenta neste livro, teorias de clima e cultura organizacional no dia a dia de instituições públicas e privadas. Também fala sobre temáticas relacionadas à área de Recursos Humanos.
“Clima e cultura organizacional: entender, manter e mudar” aborda a relação da liderança com o clima organizacional e trata de temas como as teorias do Iceberg, da Cebola Hofstede e da Pirâmide Invertida de Schein.
Nos Bastidores da Disney – Tom Connellan
O mundo Disney está presente no imaginário de todos pela grandiosidade de seus parques e pelo sucesso de seus filmes. Talvez muitos não saibam, mas a empresa também é uma referência quando se fala em cultura empresarial e gestão de pessoas.
Tom Connellan explora os bastidores da Disney mostrando a cultura que rege essa empresa. Um dos apontamentos é como a atenção aos detalhes é algo seguido à risca por todos.
“Nos bastidores da Disney” conta a história de cinco pessoas diferentes que foram convidadas a passar uns dias no parque para conhecer seu funcionamento interno e sua cultura organizacional.
Você é o que você faz: como criar a cultura de sua empresa – Ben Horowitz
Ben Horowitz é um investidor de risco, especialista em gestão. Em seu livro, campeão de vendas pelo “The New York Times”, ele fala sobre como criar e manter a cultura que se deseja para a sua empresa.
A grande diferença é que ele faz isso usando exemplos baseados na história, trazendo exemplos de lideranças negras e de outros povos de diversas épocas.
Para Horowitz, a cultura organizacional é a forma como a empresa toma decisões. No livro, ele mostra como a cultura, que está presente nas coisas que nos cercam, pode ser aplicada no mundo organizacional.
A regra é não ter regras: A Netflix e a cultura da reinvenção – Reed Hastings e Erin Meyer
Reed Hastings, CEO da Netflix, e Erin Meyer, especialista em negócios, falam no livro sobre como a Netflix tem uma cultura organizacional focada no talento das pessoas, na liderança e na liberdade de inovação.
Não ter regras é um dos lemas da empresa. Eles acreditam no conceito de que quanto mais maduro o time é profissionalmente, mais liberdade ele pode ter.
Um dos exemplos dos métodos não tradicionais da empresa é que não existem férias tradicionais, pois os colaboradores escolhem os dias de folga que desejam.
Reed e Meyer explicam como foi o processo de implementação e como foi necessário trabalhar a cultura do feedback.
O Novo Código da Cultura – Sandro Magaldi, José Salibi
Aqui, o tema abordado é a inovação. Os autores explicam que, para uma empresa inovar, é necessário mudar a cultura organizacional e, para isso, é preciso saber que a essência da mudança são as pessoas.
Sandro Magaldi e José Salibi explicam que inovar exige que se implementem metodologias ágeis que permitam uma comunicação mais eficiente e clara. Isso é necessário porque define um objetivo em comum, engaja a equipe, cria sistemas de reconhecimento e modifica sua estrutura.
Empresas Humanizadas – Raj Sisodia, David B. Wolfe e Jag Sheth
No livro “Empresas Humanizadas”, Raj Sisodia, David B. Wolfe e Jag Sheth falam sobre como investir em uma cultura organizacional humanizada é benéfico para uma organização.
Os autores mostram os diferentes tipos de cultura que podem existir em uma empresa e o quanto é fundamental conhecer o ambiente interno para traçar estratégias.
No livro, eles mostram que oferecer melhores salários, benefícios para os funcionários, transparência e flexibilidade levam os funcionários a terem maior índice de produtividade. Apontando que a realização profissional é possível quando a cultura da empresa é baseada no desenvolvimento humano.
Fortaleça sua empresa através da Cultura Organizacional
Uma cultura organizacional bem desenvolvida é uma das chaves para o sucesso, afinal, o clima da empresa influencia diretamente na produtividade dos profissionais e, consequentemente, nos resultados da organização.
Por isso, estudar sobre o tema é fundamental, tanto para empresários quanto profissionais de Recursos Humanos. Os livros são ótimas opções para conhecer mais sobre o assunto e ter ideias de como implantá-lo em sua empresa.
Boa leitura! 🙂