A sociedade passou por diversas transformações na última década e o mercado de trabalho com certeza não fica fora dela. Com as novas gerações de colaboradores exigindo um maior envolvimento da empresa, não se adaptar a certos atributos pode significar números maiores no índice de turnover e falta de produtividade.

Há novas formas de chamar a atenção dos atuais e de novos funcionários por meio de uma cultura organizacional de sucesso. Quer saber como? Então continue acompanhando este post para conferir seus impactos positivos e ideias de como implantá-la!

Mas afinal o que é cultura organizacional?

A cultura organizacional nada mais é do que um conjunto de valores compartilhados por todos os colaboradores da empresa, ou seja, uma espécie de script que serve para nortear o comportamento desejado pela empresa de seus funcionários.

A partir deste grupo de diretrizes, ela também pode ser divida entre ações e processos mais palpáveis, que sejam diretamente relacionados ao cotidiano e suas hierarquias, ou mais subjetivas, como as filosofias organizacionais, crenças e pressupostos básicos, que podem ir de pontualidade a um bom trabalho em equipe.

Por que ela é tão crucial para um negócio?

A cultura organizacional tem influência direta no modo como as pessoas irão se comportar e se relacionar com a empresa, e por isso merece dedicação especial do time de gestão de pessoas. É com essa ferramenta que é possível tornar o clima do ambiente de trabalho mais favorável, melhorando tanto o bem-estar dos colaboradores, quanto sua performance.

Sentir-se livre para expressar pensamentos e emoções no trabalho faz com que o nível de engajamento cresça e a empresa tenha um maior número de funcionários dispostos a “vestir a camisa”, impactando sua produtividade.

Mas apesar da responsabilidade principal do projeto estar focada no time que realiza a gestão de recursos humanos, a cultura empresarial deve contar também com colaboração dos funcionários, saber suas ideias, expectativas e a forma como enxergam determinadas demandas. Isso cria um senso de pertencimento e torna mais simples a tarefa de serem internalizadas pelos colaboradores.

Lembre-se sempre que o capital humano é o bem mais precioso de uma empresa e que ela depende das pessoas para gerar resultados. Se o ambiente não possui um bom clima organizacional seu desenvolvimento fica afetado, seus funcionários se sentem desmotivados e sua produtividade cai, diminuindo consequentemente os lucros e tornando mais difícil alcançar qualquer meta.

4 tipos de cultura empresarial que você precisa conhecer

Cada vez mais pessoas têm desejado exercer controle sobre suas trajetórias profissionais, e o tipo de cultura empresarial possui extrema influência na hora de um funcionário decidir ou não por uma vaga, sendo considerada até mais importante do que um bom conjunto de benefícios para muitos.

Reunimos aqui 4 modelos de cultura empresarial que vão te ajudar a entender qual possui mais o estilo do seu negócio. Antes, é importante lembrar que nenhum deles é necessariamente melhor do que o outro, e que deve ser avaliado pela empresa qual é o tipo de posicionamento mais adequado ao negócio.

1. Cultura hierárquica

Este tipo de cultura  prioriza o foco no ambiente interno da empresa e a busca por estabilidade e controle. A estrutura organizacional e as normas de procedimentos são pontos principais, com funções bem definidas. Neste tipo de cultura as lideranças possuem objetivos de supervisão e organização acentuados.

2. Cultura do compartilhamento

Neste caso o ambiente interno também é priorizado, mas a flexibilidade de postura é maior, valorizando aspectos como o trabalho em equipe, confiança e colaboração. A cultura de compartilhamento também considera os clientes e fornecedores como verdadeiros aliados, no qual o desenvolvimento e um bom clima organizacional são valorizados.

3. Cultura de resultado

Já quando falamos de resultado, o foco maior está no ambiente externo e na competição de mercado, no qual há valorização de metas alcançadas. Os critérios para um bom desempenho passa ser vencer os concorrentes e liderar o mercado.

4. Cultura de inovação

Quando o assunto é inovação, a flexibilidade e a inovação se tornam os alvos principais, sempre com foco é no ambiente externo. A empresa se norteia pelo o que acontece no mercado e explora possibilidades para diferenciar seus produtos da concorrência. Neste tipo de cultura organizacional a capacidade de empreender, se adaptar e ser criativo são as mais requisitadas

Como garantir uma cultura organizacional de sucesso?

Como já vimos neste post, investir em estratégias que valorizam uma cultura corporativa de qualidade gera benefícios importantes para a empresa, como maior produtividade, lucro e satisfação de colaboradores e clientes. Mas como é possível implantá-la? Veja nossas dicas!

O trabalho começa no processo de seleção

Para uma cultura organizacional se manter sempre forte e alinhada, precisa de funcionários que acreditem nos seus valores e se sintam identificados com ele. Esse processo começa ainda durante o processo de seleção, ao descartar e estabelecer perfis com mais afinidade, mas não para por aí. Ele deve estar presente de forma contínua durante todo o período de ligação com a empresa, seja na integração de novos funcionários ou no próprio cotidiano.

A empresa precisa ser capaz de gerenciar conflitos

Seja entre entre funções ou departamentos, gerenciar conflitos é uma peça-chave para a manutenção de um bom clima organizacional. Com um bom trabalho, os resultados irão diminuir a chance de resistência às mudanças nos processos da empresa.

Faça com que os departamentos sejam colaborativos

Com um grau de satisfação mais elevado entre chefes e funcionários, se torna mais fácil aplicar posturas mais colaborativas nos grupos da empresa. Assim, com a participação de um número maior de profissionais na hora da resolução de alguns problemas, é possível construir objetivos mais estratégicos, desenvolver melhor as atividades e se tornar mais competitiva diante dos concorrentes.

Promova encontros periódicos com as equipes

Para manter uma cultura organizacional ativa, é importante que as conversas sobre os caminhos de sua gestão também não se esgotem. Promova, com a ajuda dos gerentes, reuniões periódicas para trabalhar melhor o fluxos de atividades e desempenho.

Use a comunicação como forma de reforçar valores

Além de formular uma política organizacional que seja clara e simples, é importante que ela também seja divulgada com regularidade. Peça ajuda do time de comunicação para divulgar pequenas mensagens em murais, no site da empresa e lembre-se de manter os canais de comunicação com o funcionário sempre abertos para poder entender e atender melhor suas metas e desejos.

Preze pela transparência nas operações da organização

Tenha um cuidado especial na manutenção da transparência da empresa. Mantenha sempre os dados da empresa atualizados na intranet e também nos portais externos. Dados ultrapassados geram desconfiança e podem contar muitos pontos negativos na hora de atrair novos colaboradores e fornecedores.

Viu como a cultura organizacional é fundamental para que empresa e seus funcionários estejam alinhados quanto a seus objetivos, metas e expectativas? O conjunto de valores ainda é importante por também exercer influência direta em fatores benéficos muito importantes para a empresa, como crescimento, produtividade e lucro no mercado e pode ser mantida e reforçada com atitudes simples do cotidiano.

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