Em um país como o Brasil, onde a maioria da população se autodeclara como negra, a discussão da diversidade racial é essencial, principalmente em relação à presença de pessoas negras em cargos de liderança.
As empresas têm em mãos uma grande oportunidade de contribuir no combate ao racismo. A contratação, o desenvolvimento e a promoção de líderes etnicamente plurais, por exemplo, são práticas capazes de romper com estereótipos.
Em vista disso, o Blog da Alelo preparou um conteúdo completo sobre a importância da luta antirracista para as empresas e para a sociedade. Vamos nessa?
O que é diversidade racial?
A diversidade racial pode ser definida como um grupo composto por pessoas de diferentes origens, hábitos, cultura, fenótipos e idiomas.
No Brasil, essa diversidade pode ser representada pela população negra e pelos povos indígenas, que somam mais de 305 etnias, assim como pelos imigrantes e pessoas em situação de refúgio.
Possibilitar o reflexo dessa diversidade racial dentro das empresas, é compreender o percurso do tema e da história de cada povo.
Cabe destacar que cientificamente não existem raças humanas, e o termo, após ter sua primeira inserção na botânica, foi ressignificado. Atualmente, ele é utilizado para estudar e sistematizar a sociedade e a sua história, bem como debater o racismo, como propõe Kabengele Munanga, antropólogo e professor brasileiro-congolês.
Qual a importância da diversidade racial nas empresas?
Promover a diversidade étnico racial nas empresas abre portas para que pessoas de diferentes origens e culturas contribuam para um ambiente profissional representativo e que reflete a identidade plural do Brasil.
Ações antirracistas são importantes para a construção de um ambiente respeitoso, além de serem essenciais para uma cultura organizacional mais plural, ética e justa.
Um ambiente corporativo que respeita as diferenças raciais de seus funcionários promove o bem-estar e a valorização do trabalho dos colaboradores, estimulando a satisfação pessoal, a formação continuada e o engajamento nos projetos.
É isso que afirma Ane Karoline Mendes, Analista de Arquitetura de Software da Alelo e membro do grupo de afinidades “Afrolelos”, da Alelo, Veloe e Pede Pronto: “A diferença prática entre empresas que possuem um trabalho com a diversidade e as que não possuem é: aquelas que possuem, geram um ambiente seguro e confortável para seus colaboradores exercerem suas profissões, removendo os estereótipos sociais presentes em cada carreira”.
Ela ainda pontua: “Isso traz uma satisfação imensa ao trabalhador, ao saber que ele será visto pelas suas entregas, e não por questões de gênero, raça, orientação sexual ou deficiência. Além disso, o colaborador se sente representado quando vê pessoas semelhantes em cargos de chefia, por exemplo.”
Como a equidade e as ações afirmativas dialogam?
Um dos pilares das ações de empresas que prezam pela diversidade, deve ser a equidade. Agir de modo “equalitário” significa compreender que pessoas diferentes podem necessitar de diferentes instrumentos para a realização de uma determinada atividade.
E vale lembrar que isso não classifica os colaboradores como menos ou mais eficientes, mas engaja os gestores na construção de oportunidades e na descoberta de novos talentos. Por isso, as ações afirmativas desempenham um papel importante para as empresas e para a sociedade.
Para definir as ações afirmativas, podemos utilizar como referência a fala do ex-Ministro brasileiro, Joaquim Barbosa Gomes:
“[…] Na sua compreensão, a igualdade deixa de ser simplesmente um princípio jurídico a ser respeitado por todos, e passa a ser um objetivo constitucional a ser alcançado pelo Estado e pela sociedade. Impostas ou sugeridas pelo Estado, por seus entes vinculados e até mesmo por entidades puramente privadas, [as ações afirmativas] visam a combater não somente as manifestações flagrantes de discriminação, mas também a discriminação de fato, de fundo cultural, estrutural, enraizada na sociedade” (2001).
Em outras palavras, as ações afirmativas são um conjunto de práticas que buscam combater as desigualdades de modo ativo.
Sobre o Grupo de Afinidades que a Ane citou acima, “Os grupos de afinidades são apresentados já no momento da entrada do colaborador, para que ele possa conhecer e participar daqueles que sentir maior identificação. […]um ponto que achei significativo foi a empresa contratar uma consultoria especializada para trazer mais estruturação aos grupos de afinidades – para que estes pudessem encontrar suas identidades, objetivos e valores. Em relação a números, percebo que a empresa ainda está caminhando na inserção de diversidade (quanto ao número de colaboradores), mas entendo que a trilha que a Alelo vem seguindo está correta quanto às suas ações para alcançar os objetivos quanto a este assunto.”
Qual o papel dos profissionais de RH na promoção da diversidade racial nas empresas?
Assim como os decisores das empresas, o departamento responsável pela gestão de pessoas deve ter como missão promover a diversidade racial através de:
- uma educação continuada capaz de combater estereótipos e preconceitos;
- ações que gerem engajamento de todos os níveis hierárquicos;
- uma gestão de conflitos adequada e acolhedora;
- construções de espaços e grupos para debates.
Promova a luta antirracista na sua empresa
Segundo o Instituto de Identidades do Brasil, é necessário investir “em ações individuais e propositivas, incluindo programas de contratação, treinamentos com foco em letramento racial para todos, além de ações internas voltadas para maior engajamento na temática étnico -racial e melhoria do ambiente de trabalho”.
O Afrolelos é o Grupo de Afinidades de pessoas negras, mencionado pela Ane Karoline, e é parte do programa TODES PELA DIVERSIDADE. Os integrantes se reúnem quinzenalmente para discutir conscientização, ações pela mudança e promoção da equidade, dentro e fora da Alelo, Veloe e Pede Pronto.
Para marcar o Dia da Consciência Negra de 2022, os colaboradores foram os protagonistas desse videoclipe cheio de atitude!
Seja você também um protagonista e agente de mudança todos os dias na sua empresa. 🙂