Quem é empreendedor sabe que estabelecer um preço adequado para a mercadoria oferecida nem sempre é uma tarefa fácil, né?
Afinal, para colocar preço no seu produto não basta apenas jogar um valor sobre o custo dele.
Muitos fatores devem ser considerados, caso contrário, o resultado final será o prejuízo. E isso ninguém quer, certo?
Vivian La Gamba, coordenadora de produtos da Alelo, traz algumas dicas que vão ajudar você a estabelecer o preço dos seus produtos. Vamos às dicas?
Como formar o preço adequado?
Saiba que todos os custos fixos e variáveis devem ser considerados. Mas fique atento que não é só isso!
Mas o que são esses custos fixos e variáveis que a gente tanto fala?
“Custos variáveis são aqueles que aumentam ou diminuem conforme suas vendas. Isso porque estão ligados diretamente ao seu volume de produção. Alguns exemplos são os custos com compra de novos ingredientes, embalagens, impostos, custos com entregas, entre outros”, orienta a coordenadora.
Por outro lado, “os custos fixos são itens como o aluguel, os salários dos seus funcionários”, complementa.
Agora que você já entendeu o que são custos fixos e variáveis, saiba que ainda é preciso considerar o cenário mercadológico e as questões financeiras.
Fator Mercadológico
Você já deve ter visto algum estabelecimento comercial vendendo um produto com preço muito acima ou muito abaixo do “preço de mercado”. Contudo, destoar muito da concorrência não é um fator positivo.
Vivian conta que “o fator de mercado diz respeito às condições externas, ou seja, seu preço deve estar próximo ao que é praticado pelos seus concorrentes.” Nada muito acima e nem muito abaixo, viu?
E é claro que sua estratégia de preço também deve estar alinhada ao seu público-alvo e àquilo que você oferece: “O valor do produto também é influenciado pelo quanto a sua marca é conhecida, o tempo de mercado, o volume de vendas e o quanto seus concorrentes são competitivos”, mostra Vivian.
Fator Financeiro
Este fator, segundo a coordenadora da Alelo, está mais relacionado às questões internas do seu negócio, e são seus custos de produção e as despesas fixas e variáveis (que já falamos aqui).
Entretanto, ela faz uma observação: “Se os preços forem menores do que o total dos seus custos internos, você vai precisar refazer esses cálculos até chegar em um preço ideal. Para saber se o negócio está dando certo, você pode fazer um acompanhamento através de uma previsão de vendas.”
Como fazer a previsão de Vendas
Existem alguns caminhos. Vivian diz que um deles é o levantamento de dados internos. “Você analisa as vendas realizadas em um determinado período e faz projeções para o mesmo período do ano seguinte. Funciona assim: se no carnaval deste ano eu vendi “X” quantidade de garrafas de água, é provável que no ano que vem a venda seja de, no mínimo, a mesma quantidade.”
Todavia, há fatores que podem interferir nessa projeção. São eles: novos produtos, diversidade de hábitos dos consumidores e grandes eventos, e o andamento da economia como um todo.
Agora, se as contas não estiverem equilibradas, é importante diminuir seus custos diretos, despesas fixas e até reduzir o que deseja obter de lucro. As pesquisas de mercado também são uma boa opção.
“Desenvolva um estudo para entender o volume de demanda que o seu produto pode alcançar. Aqui, é preciso considerar fatores externos, como o tamanho da população, o ramo do seu negócio, um momento político e econômico, a concorrência e o nível de renda do seu público”, explica Vivian.
Neste outro artigo, falamos mais sobre como o preço pode garantir a competitividade do seu estabelecimento comercial.
Painel Meu Negócio
Para te ajudar com o levantamento destas informações, confira o Painel Meu Negócio da Alelo.
“Ele traz dados sobre o mercado da sua região e até mesmo ticket médio de compras feitas com os cartões Alelo ao seu redor. São informações quentinhas que ajudam a tomar as melhores decisões em relação à sua gestão financeira”, conta Vivian.
Legal, né? Visite o Painel Meu Negócio e adeque sua estratégia de preços.