No ambiente corporativo, o feedback é uma prática comum que ajuda a melhorar o desempenho dos colaboradores. Mas você já ouviu falar em avaliação e feedback 360º?
Neste texto, você vai entender o que é esta estratégia e como implantá-la na empresa.
O que é feedback 360º?
O feedback 360º é um método de avaliação de desempenho que envolve a coleta de observações de diferentes fontes, como: gestores, colegas, subordinados, clientes e até mesmo do próprio avaliado, diz o Sebrae.
A avaliação é feita por várias pessoas, em diferentes níveis de hierarquia, que têm contato direto com o colaborador avaliado. Também é realizada a avaliação do gestor e a autoavaliação, quando o próprio colaborador se avalia.
É considerada uma técnica mais formal e periódica, já que depende de um processo estruturado ou de ferramentas específicas. Tem como objetivo identificar pontos positivos e negativos dos colaboradores, para que possam ser trabalhados e desenvolvidos.
O método 360º assegura uma avaliação mais ampla, justa e colaborativa, proporcionando algumas vantagens como:
- Identificação de possíveis problemas;
- Os colaboradores recebem o feedback dos colegas;
- Gera um sentimento de busca de melhoria contínua;
- É possível alinhar um programa de aprimoramento, com metas e ações a partir do resultado da avaliação.
Modelos de avaliação 360º para implantar na empresa
Enxuto: com perguntas objetivas e curtas sobre um tema específico, esse modelo apresenta sugestões de respostas bem objetivas como: “nunca”, “às vezes” e “sempre”. Por exemplo: o colaborador costuma chegar atrasado?
Direto: nesse modelo, as perguntas não são divididas por temas e as respostas são específicas. Por exemplo: “o colaborador demonstra competências necessárias para executar as atividades?” As respostas podem ser: ”sempre”, ”quase sempre”, “às vezes”,”pouco”,”nunca”.
Complexo: já nesse modelo, também são oferecidas três sugestões de respostas: “sempre”, “às vezes” e “nunca”. Aqui, o que muda é que as perguntas são feitas por temas. Por exemplo: “Possui comunicação clara com a equipe?” ou “Consegue expor suas ideias de forma clara e respeitosa?”.
Como implementar feedback 360º?
Existem algumas etapas, segundo o Sebrae, para a implantação desse modelo de avaliação na empresa. São elas: planejamento, execução, checagem e ajuste.
Planejamento
Nessa primeira etapa, é preciso analisar o contexto do colaborador: função e perfil profissional, além de identificar as pessoas com quem ele mais convive no trabalho. A partir dessas informações, elabore o formulário de acordo com o colaborador e os seus objetivos.
Com a estrutura do questionário pronta, é hora de chamar os participantes e explicar como será feita a avaliação. Lembre-se de conscientizar o avaliado sobre a importância da análise e da participação de forma justa e verdadeira.
Execução
Para colocar em prática a avaliação, é preciso o apoio do setor de recursos humanos e dos gestores das áreas para guiá-la. O líder precisa organizar bem a aplicação do formulário para que seja imparcial e livre de vieses.
Todo o processo de análise deve ser claro, e as informações finais devem ser sigilosas. Esses dados serão cruzados para que se tenha subsídios para melhores decisões.
Checagem
Na etapa de checagem, o gestor deve analisar se todas as orientações foram seguidas. Assim, é possível verificar a participação de cada profissional e identificar se os objetivos da avaliação foram alcançados.
Ajuste
No passo final da avaliação 360º, é possível identificar erros e acertos da estratégia. Geralmente, são colhidos feedbacks sobre o processo de avaliação, o que ajuda para que as próximas sejam aplicadas sem equívocos.
Também é o momento de apresentar o resultado ao colaborador. Ele poderá analisar as respostas e entender o que precisa ser melhorado no seu desempenho.
Após concluir a avaliação 360º, é possível investir em treinamentos e no desenvolvimento de habilidades profissionais.
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