Economizar nas compras de mercado pode ajudar (e muito!) a guardar um dinheirinho, tomar decisões mais conscientes, alcançar metas e objetivos financeiros e muito mais!

Sabemos que, para atingir metas financeiras, é preciso encontrar maneiras inteligentes de maximizar seu orçamento. Por isso, pode ser fundamental fazer o seu vale-alimentação render o máximo possível, por exemplo. 

Na hora de adquirir os itens com o seu verdinho, se você considerar algumas práticas, é possível fazer o saldo durar bastantão – e, ainda, encontrar um excelente equilíbrio nas suas contas mensais. 

Para te ajudar, preparamos um guia completo. Vamos às dicas infalíveis para que você consiga utilizar o seu vale-alimentação ao longo do mês todo?

Qual é a importância de manter as economias equilibradas?

É fato que economizar é essencial para o controle mensal dos gastos, visto que essa prática ajuda significativamente a alcançar diversas metas e objetivos financeiros

Administrar seu dinheiro com equilíbrio e consciência ajuda a evitar desperdícios, quitar suas dívidas, atingir objetivos, conseguir poupar dinheiro e muito mais!

Quando falamos sobre este processo de readaptação financeira, podemos destacar um conceito superinteressante para as despesas: a economia doméstica!

Mas o que é a economia doméstica?

Este conceito, que se caracteriza como uma ciência focada na administração dos gastos residenciais, é um campo de estudo que se concentra na gestão eficiente dos recursos financeiros e materiais de um lar.

De uma maneira bastante completa, a economia doméstica visa otimizar o uso da renda familiar para atender às necessidades e desejos de todos os moradores da casa, promovendo bem-estar e aumentando a qualidade de vida.

Como é uma área que engloba diversos pilares (saúde, nutrição, meio ambiente, etc.), ela está bastante associada ao consumo sustentável e entende que o ato de poupar também ajuda a evitar desperdícios

Por isso, aliás, o seu grande objetivo é que as pessoas possam realizar gastos mais conscientes, enquanto alcançam suas metas. Saiba mais sobre economia doméstica acessando o nosso guia completo sobre o tema

Economia doméstica: como economizar nas compras de mercado?

E o que fazer para economizar nas compras de mercado?

O conceito de economia também pode ser aplicado nas compras de mercado. Afinal, nada como conseguir garantir o equilíbrio entre saúde, alimentação e economias, enquanto você alcança um grande objetivo financeiro, não é mesmo?

Desde planejamento estratégico até dicas práticas de compra, há diversos hábitos que podem transformar sua experiência com compras de mercado

Vamos às dicas?

Faça um planejamento

Parece óbvio, mas em meio à correria do dia a dia, pode ser muito difícil planejar as compras de mercado. 

Só que um bom planejamento é fundamental para economizar e conseguir fazer o seu vale-alimentação durar bastante.

Por isso, é essencial:

  • Definir quantas vezes você pretende ir ao mercado, lembrando sempre que, quanto menos idas, menos fará compras por impulso. Só vá mais de uma vez por semana ou por mês, se o seu objetivo é aproveitar alguma promoção diária, como o Dia da Feirinha;
  • Estabelecer um orçamento para as compras. Inclusive, não se esqueça de considerar o valor do seu vale-alimentação;
  • Planejar o cardápio das semanas com antecedência, visto que isso ajuda a evitar compras desnecessárias e desperdício de alimentos.

Com essas informações em mãos, você pode pensar na lista de compras e elaborá-la de modo mais consciente. Afinal, você estará considerando a frequência, o orçamento e as refeições previstas para o mês. 

Desse modo, você terá mais consciência do que é extra e que pode apertar o seu bolso! Para te ajudar com a sua lista de compras, você pode utilizar o app Listonic, disponível para iOS e Android

Pesquisa de preços

Dê atenção aos catálogos de ofertas e acompanhe os descontos das redes de supermercados! Não se prenda a um único estabelecimento e compare preços antes de comprar.

Hoje em dia, você consegue utilizar sites e apps que comparam preços e promoções de diferentes lugares, como o ClickSuper ou o Busca Preço. Eles são ótimos para acompanhar os valores dos produtos que você mais precisa

Ainda, considere comprar em outros lugares além dos supermercados! Hortifrútis e açougues podem oferecer preços mais baixos para alguns produtos. Para saber os estabelecimentos comerciais parceiros da Alelo, acesse nossa ferramenta.

Fique de olho nos descontos!

Estar atento às ofertas é fundamental para ajudar a dar aquela economizada. Utilize os dias de oferta do mercado para garantir seus itens com descontos.

Por exemplo, se na sua casa há alto consumo de frutas e legumes e, às terças-feiras, tem feirinha no supermercado que você confia, opte por fazer suas compras neste dia específico!

Outra possibilidade são programas de fidelidade! Eles podem oferecer pontos, descontos, entre outros benefícios. Diversos mercados contam com clubes de vantagens exclusivas que garantem ofertas nos produtos que você mais compra. Fique de olho nisso e não perca oportunidades. <3

Ah, e fique de olho no seu app Meu Alelo. Pode surgir alguma promoção de Cashback nos estabelecimentos próximos a você.

Produtos da estação

Acompanhe quais são os produtos da estação, porque eles costumam ser, além de mais frescos, mais baratos

Você pode consultar sites e conteúdos especializados em produtos da estação, como o conteúdo “Frutas e Legumes de Cada Estação”, do Organis, ou o “Idec – Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor”.

Aliás, segundo o Idec:

  • O inverno brasileiro (de junho a setembro) é época de: abóbora, abobrinha, batata- doce, berinjela, brócolis, cará, cenoura, couve-flor, ervilha, inhame, mandioca, mandioquinha, nabo, acelga, alface, chicória (escarola), couve, espinafre, mostarda, repolho, banana, laranja, limão, mamão, melão, morango, pera, pinhão e tangerina.

  • A primavera do Brasil (de setembro a dezembro) é época de: abóbora, abobrinha, alcachofra, berinjela, beterraba, cenoura, chuchu, couve-flor, ervilha, mandioquinha, nabo, vagem, alface, almeirão, catalonha, chicória (escarola), repolho, banana, caju, laranja, melão, morango e pêssego. 
  • Já o verão (de dezembro a março) é tempo de: abóbora, abobrinha, agrião, alcachofra, alho, batata-doce, berinjela, cenoura, chicória (escarola), chuchu, jiló, mandioca, milho-verde, moyashi (broto de feijão), nabo, pimentão, quiabo, rabanete, repolho, abacaxi, abacate, ameixa, banana, caju, coco, figo, goiaba, jaca, laranja, limão, maçã, manga, maracujá, melancia, melão, pera e uva.
  • Por fim, o outono (de março a junho) é momento para: abóbora, abobrinha, acelga, alface, batata-doce, berinjela, brócolis, chuchu, mandioca, nabo, pimentão, quiabo, rabanete, tomate, vagem, repolho, abacate, banana, caqui, coco, goiaba, jaca, laranja, limão, linhaça, maçã, maracujá, melancia, pera e tangerina.

Mais detalhes sobre os itens de cada estação estão disponíveis no site do Idec.

Dica extra: não vá ao mercado com fome

Pode parecer besteira, mas não é! Ir ao mercado com fome pode te levar a comprar mais do que precisa ou itens que não são necessários. Evite essa situação!

Precisa dar uma desafogada nas contas?

Se você precisa dar uma desafogada nas contas para começar sua readaptação financeira, saiba que você pode contar com o seu saque-aniversário para iniciar a organização das suas finanças com a ajudinha de um dinheiro extra!

E, com a Alelo e a Digio, você pode adiantar 7 parcelas do seu benefício. Se não quiser esperar até o dia do seu aniversário, basta fazer a solicitação no app Meu Alelo e o dinheiro cai na sua conta em até dois dias! 

Caso você tenha alguma dúvida sobre o benefício, acesse nosso guia completo sobre saque-aniversário do FGTS e saiba quem tem direito ao benefício. 

Confira mais detalhes em nosso site e aproveite o seu saque-aniversário. Se preferir, você também pode falar com a Digio pelo WhatsApp!   

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.