Seja para substituir um colaborador que saiu ou está afastado, seja para expandir a equipe, a contratação de pessoas é sempre um desafio para o departamento de Recursos Humanos (RH) das empresas.
Contratar um colaborador errado pode comprometer o rendimento de toda uma equipe e afetar o clima organizacional da instituição.
Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), em março de 2024, foram contratadas pouco mais de 244 mil pessoas. No acumulado do ano, o saldo foi de 719.033 empregos gerados.
Neste texto, você verá algumas etapas que o RH deve estar atento para não errar no processo de contratação. Bora lá descobrir?
Principais erros na contratação
Nós batemos um papo com a especialista em RH, Ellen Anholeto, que apontou quais são os principais erros no processo de contratação. São eles:
- Contratar com pressa;
- Não ter clareza do perfil desejado;
- Acreditar cegamente no currículo;
- Não checar as referências;
- Não ter um profissional capacitado para realizar a entrevista;
- Não envolver os gestores/ lideranças que estarão na gestão do candidato;
- Não levar em consideração aspectos comportamentais, somente técnicos/experiências;
- Falta de métricas ou processos bem desenhados para o cargo.
“Se a comunicação não for clara, pode haver perda de tempo, seleção de candidatos fora do perfil, divergência nos objetivos”, ressalta Ellen.
Fazendo a descrição do cargo a ser preenchido
A especialista explica que é importante que a descrição de cargo contenha informações sobre o que é esperado do profissional que irá ocupar o cargo.
Na hora da entrevista
Após avaliar currículos, é hora de convocar alguns candidatos para realizar a entrevista, seja presencialmente ou de forma online.
Ellen diz que “fazer uma boa entrevista é fundamental para garantir que o profissional que está sendo avaliado, seja o perfil certo para a vaga”.
Ela completa contando que existem métodos baseados em competências técnicas e comportamentais que auxiliam na avaliação. “Sempre recomendamos que seja elaborado um roteiro com as etapas do processo seletivo.”
Antes da entrevista
Momentos antes de estar de frente com o candidato, o recrutador deve ficar atento a alguns detalhes, alerta Ellen.
Verificando as referências
As empresas e recrutadores têm que respeitar a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
“É sempre recomendado entrar em contato com as empresas anteriores, conferir a carteira de trabalho e analisar as redes sociais do(a) candidato(a)”, explica Ellen.
Pressão para preencher a vaga
É sempre recomendado analisar e posicionar os gestores sobre as etapas do processo seletivo e o impacto de cada um deles durante esse período.
“Caso seja necessária alguma alteração nas etapas por conta do tempo, isso pode comprometer a qualidade e assim termos uma contratação que não atenda futuramente a necessidade e não entregue os resultados esperados”, diz a profissional.
Por fim, Ellen lembra que a tecnologia tem um papel importante no processo de contratação de um(a) novo(a) colaborador(a).
Legais as dicas da Ellen, né? Para saber mais sobre RH, continue navegando pela Alelo e descubra mais ideias para otimizar os processos na sua empresa.