Calabresa, portuguesa, marguerita, frango com catupiry ou muçarela. Esses são alguns dos sabores de pizza mais comuns no Brasil.
O prato de origem italiana chegou ao nosso país lá no século XIX com os imigrantes italianos. Em 1910, fez-se a primeira pizza na cidade de São Paulo. Mas só a partir de 1950 ela foi ganhando popularidade entre os brasileiros.
Só pra se ter uma ideia, apenas na cidade de São Paulo, são vendidas diariamente cerca de 800 mil pizzas. Isso representa 53% do total consumido no Brasil, diz um levantamento feito pela ECD Food Service, empresa que realiza pesquisas para o mercado gastronômico.
De tão famosa, ela ganhou um dia para ser lembrada e comemorada. 10 de julho!
Neste texto, a gente vai te contar um pouco mais sobre ela e dar dicas de como fazer pizzas práticas em casa, e sem gastar muito. Bom, né? Então bora lá?
Pizza em casa sem gastar muito
Nada melhor do que reunir a família ou os amigos para uma boa rodada de pizza, não é mesmo?
Melhor ainda se for aquela pizza caseira, feita com todo carinho do mundo no conforto do lar. Ela fica ainda mais sensacional se for saudável, bonitona, recheada e saborosa.
A gente separou algumas receitinhas para te ajudar. Ah, aproveite o seu verdinho Alimentação para comprar todos os ingredientes.
Pizza no pão sírio com conserva de abobrinha
Receita de @brunaestercruz
Ingredientes
Conserva
2 Abobrinhas
4 dentes de Alho
½ xícara de Óleo
1 colher de Orégano
1 colher de Zaatar (ou tempero Sírio)
1 colher de Tomilho
Pimenta-do-reino e Sal a gosto
Azeite para finalizar
Pizza
1 Pão Sírio
150 g de Muçarela
150 g de Presunto
Conserva de Abobrinha
Manjericão a gosto
Tomate-cereja a gosto
Tempo de forno
De 5 a 7 minutos a 200 °C
Pizza de frigideira sem farinha de trigo
Receita do site Receiteria
Ingredientes
1 e 1/2 xícara de chá de farinha de aveia
3 colheres de chá de azeite extravirgem
Sal a gosto
1 colher de chá de fermento químico em pó (fermento para bolo)
4 colheres de sopa de água
Molho de tomate a gosto
Muçarela light ralada a gosto
1 tomate em rodelas
Orégano a gosto
Modo de preparo
Reúna todos os ingredientes. Em um recipiente, adicione a farinha de aveia, o azeite, o sal, o fermento e misture bem. Depois, acrescente gradualmente a água, até formar uma massa homogênea. Separe a massa em duas partes iguais e abra cada uma no formato da frigideira que você irá usar. Transfira uma das massas para a frigideira e deixe-a cozinhar por cerca de 3 minutos. Vire a massa e recheie com molho de tomate, muçarela ralada, rodelas de tomate e orégano. Tampe a panela e deixe no fogo até o queijo derreter. Repita o processo até que a massa acabe. Agora é só servir. Bom apetite!
Pizza de frigideira de tapioca
Receita do site Receiteria
Ingredientes da massa
2 ovos
140 g de tapioca
50 g de queijo ralado
1 colher de sopa de requeijão cremoso
1 colher de café de sal
1 colher de café de fermento químico em pó (fermento para bolo)
1 colher de sopa de manteiga
Ingredientes do recheio
Muçarela a gosto
Manjericão a gosto
Tomate a gosto
Azeitonas a gosto
Orégano a gosto
Modo de preparo
Reúna todos os ingredientes da massa. Reúna todos os ingredientes do recheio. Coloque os ovos, a tapioca, o queijo ralado, o requeijão e o sal em uma tigela e misture. Acrescente o fermento e misture delicadamente. Leve uma frigideira ao fogo alto, derreta a manteiga, adicione a massa, coloque a tampa e deixe por 1 minuto. Vire a massa, diminua o fogo, disponha o recheio sobre ela e tampe a frigideira novamente. Quando o queijo derreter e a massa estiver douradinha por baixo, retire a pizza do fogo e sirva!
Pizza de Couve-flor da Lucília Diniz
Ingredientes
1 couve-flor
1 dente de alho
1 colher (sopa) de queijo parmesão light
1 ovo inteiro batido
½ xícara (chá) de queijo muçarela light
3 colheres (sopa) de molho de tomate
Sal, orégano e manjericão a gosto
Modo de preparo
Preaqueça o forno a 180 ºC. Em um processador, triture a couve-flor. Depois, transfira esta massa para um pano de prato, para drenar o excesso de água. Transfira a massa para um bowl. Junte alho, sal, orégano, queijo parmesão e o ovo e misture bem. Abra a massa em uma forma para pizza. Leve ao forno por 20 minutos. Após este período, retire do forno.
Espalhe o molho de tomate, a muçarela e o manjericão. Volte ao forno para gratinar o queijo.
Retire e sirva imediatamente.
Dica extra 1: massa de pizza sem glúten
Receita do site Receiteria
Ingredientes
1 e 1/2 xícara de chá de polvilho doce
1 e 1/2 xícara de chá de farinha de arroz (ou creme de arroz)
2 colheres de chá de açúcar
1 colher de chá de sal
180 ml de água morna
10 g de fermento biológico
2 ovos (levemente batidos)
3 colheres de sopa de azeite extravirgem
Modo de preparo
Reúna todos os ingredientes. Em um recipiente grande, adicione o polvilho, a farinha de arroz, o açúcar, o sal e misture bem. Em outro recipiente, coloque a água morna, o fermento e misture até dissolver. Despeje a água com fermento na mistura de secos, acrescente os ovos, o azeite e misture bem. Quando começar a formar uma massa, misture com as mãos até ficar bem homogênea (não é preciso sovar). Unte uma forma redonda de pizza com azeite, abra a massa nela: 35 cm de diâmetros e cerca de menos de 1 dedo de grossura. Cubra com um pano e deixe descansar por 20 minutos. Leve ao forno preaquecido a 180 ºC por 10 minutos. Agora é só rechear a gosto e assar.
Dica extra 2: pizza de calabresa
Se você quer fazer uma pizza tradicional de calabresa, pega só essa receita!
Receita do site da Nestlé.
Ingredientes
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
meia colher (chá) de sal
1 xícara (chá) de água
4 colheres (sopa) de óleo
1 xícara (chá) de molho de tomate
300 g de linguiça calabresa defumada sem casca e em rodelas finas
2 cebolas cortadas em rodelas finas
meia xícara (chá) de azeitona preta sem caroço
1 colher (sopa) de azeite de oliva
1 colher (chá) de orégano
Modo de preparo
Em um recipiente, coloque a farinha peneirada, o fermento e o sal e misture. Faça uma cova no centro e acrescente a água e o óleo. Amasse bem e abra com o rolo, formando uma massa lisa. Unte uma forma para pizza (média) e modele a massa dentro. Despeje sobre a massa um pouco de molho de tomate, espalhe a linguiça e cubra com cebola. Decore com azeitonas, tempere com orégano e leve ao forno médio (180 °C) preaquecido por 20 minutos, ou até a massa ficar assada.
História da pizza
Foi em 1910, que o pizzaiolo Carmino Corvino montou a primeira pizzaria na cidade de São Paulo, a Cantina Santa Genoveva, no bairro do Brás.
Uma distinção marcante entre a pizza italiana e a brasileira é que a primeira enfatiza a qualidade da massa e do molho, com coberturas mais leves. Em contraste, a segunda é conhecida por suas coberturas mais generosas e variadas. Resumindo: brasileiro gosta de pizza mais “recheadona”.
Origem do Dia da Pizza
Segundo a Associação das Pizzarias Unidas do Brasil (APUBRA), “o Dia da Pizza é uma data instituída em 1985 pelo então secretário de turismo, Caio Luís de Carvalho. Na época, ocorria um concurso estadual em São Paulo para selecionar as melhores pizzas de margherita e muçarela. Como o evento foi um sucesso, tendo seu encerramento no dia 10 de julho, a data foi firmada como um dia oficial para se comemorar a pizza”.
Dia da Pizza com seu Alelo
Agora que você já viu várias dicas legais de pizzas saudáveis, que tal comemorar esse 10 de julho com uma pizza em casa?
Aproveite o seu Alelo Alimentação para comprar os ingredientes e mão na massa!
Ah! Continue navegando pelo blog Alelo para conferir mais dicas que melhoram o seu dia a dia.