Um dos momentos mais esperados (e celebrados) pelos trabalhadores é o das férias. É o período de desaceleração da rotina intensa do trabalho, de descansar, viajar e ter muito mais lazer.
Infelizmente, as férias não são eternas e o dever chama novamente. Porém, nem sempre é fácil retomar a antiga rotina de trabalho, já que no período de descanso, muitos acabam mudando a alimentação e até mesmo a hora de dormir.
Pensando em como ajudar a voltar à rotina, sem sofrimento, preparamos algumas dicas para você voltar com as energias renovadas e se encaixar novamente no ritmo de trabalho. Vem conferir!
Como funcionam as férias no Brasil?
Quando o colaborador completa 12 meses de trabalho em uma empresa (período aquisitivo) ele ganha o direito de 30 dias de descanso remunerado do trabalho, que deverão ser concedidos nos 12 meses subsequentes (período concessivo).
O benefício está estabelecido por lei no Brasil desde 1925 e hoje é um direito trabalhista previsto na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) que não pode ser negado ou negligenciado.
Os trabalhadores não precisam tirar os 30 dias de férias de uma vez. Desde que empregador e empregado concordem, o descanso pode ser fracionado em até três períodos.
No entanto, um desses períodos não deve ser inferior a 14 dias corridos e os outros não podem ser inferiores a 5 dias corridos. Por exemplo, os trabalhadores podem tirar 15 dias no início do ano, 10 dias no meio e mais 5 para o final.
Além de ser mais flexível, os trabalhadores que têm dificuldades de retomar a rotina não ficam afastados por um longo período. Se este for o seu caso, optar por esse modelo pode ser muito vantajoso.
Além disso, há algumas regras sobre as férias que devem ser cumpridas pelo empregador:
- As férias não podem ter a sua data de início em dois dias antecedentes a um feriado ou do dia de descanso remunerado;
- O funcionário deve ser comunicado com no mínimo 30 dias de antecedência;
- É direito de uma família, quando atuar nas mesma empresa, tirar férias no mesmo período;
- Quando o empregado for menor de 18 anos, ele pode coincidir suas férias com o descanso do período escolar.
Férias coletivas
Algumas empresas costumam conceder férias coletivas em períodos de baixa no mercado. Nesta modalidade, a empresa concede o benefício a um setor inteiro e não apenas ao funcionário.
Apesar de todos saírem de férias juntos, individualmente, o colaborador tem direito a 30 dias de descanso, ou seja, se as férias coletivas forem de 20 dias, por exemplo, ele pode tirar mais 10 dias de descanso ao longo do ano de forma individual.
Dicas para recuperar o ritmo pós-férias
Seja com 5 ou 30 dias de férias, voltar ao trabalho exige uma certa preparação do colaborador, principalmente se ele desejar retornar com o mesmo ritmo de antes.
Confira algumas estratégias que vão te auxiliar neste retorno:
Planeje a volta
Uma ação interessante antes de sair de férias é adiantar tudo o que for possível, para que a demanda de tarefas seja menor quando retornar.
Outra dica é tirar o dia anterior ao retorno para descansar. Procure fazer atividades mais leves e ficar em casa.
Ajuste seus horários
Você não é o único que vai dormir mais tarde e acaba mudando radicalmente a alimentação durante as férias. Porém, é importante tentar voltar aos horários habituais com uma semana de antecedência, para evitar a fadiga no primeiro dia pós-descanso.
Além de regular o sono para iniciar o serviço no retorno, essa ação prepara o corpo para a rotina de alimentação, evitando que você sinta fome antes ou após o horário de almoço da empresa.
Converse com os seus colegas de trabalho
Muita coisa acontece em uma empresa quando estamos de férias. Por isso, ao invés de chegar e começar a fazer diretamente as suas funções, separe alguns minutos para conversar com os seus colegas de trabalho.
Essa checagem é muito importante para saber quais tarefas são prioritárias e ter atualizações sobre o que aconteceu enquanto estava fora.
Novas metas e desafios também podem aumentar a sua motivação e consequentemente, a sua produtividade.
Invista em organização
Sair de férias traz um ar de renovação, não é? Após o retorno, esse é o momento perfeito para arrumar a sua mesa. Quando as condições externas ficam boas, fica mais agradável voltar à rotina.
Além do ambiente de trabalho, você pode também organizar as suas tarefas. Estabeleça prioridades e defina limites, para que não fique sobrecarregado após o retorno.
Faça pequenas pausas
Entre uma tarefa e outra, é importante fazer intervalos rápidos, seja para tomar um café, ir ao banheiro ou até mesmo ter uma breve conversa com os amigos.
Essa é uma maneira de relaxar, oxigenar o cérebro e, consequentemente, aumentar a sua produtividade.
Planeje as próximas férias
Tirar férias é bom demais! Por isso, começar a planejar as próximas pode ser um fator motivacional interessante. Pesquise por destinos, roteiros e o quanto você precisará economizar para colocar os planos em prática.
E aí, pronto para recomeçar?