Férias é tempo de sair da rotina, de se distrair, de se divertir, o complicado é voltar delas, sendo assim dicas de retorno ao trabalho são sempre bem-vindas.

Você acha que foi só você que dormiu e acordou mais tarde, comeu coisas diferentes, cometeu algumas extravagâncias e deixou a academia de lado?

Na verdade, a maioria das pessoas faz isso e, consequentemente, sofre na hora de voltar ao trabalho ou estudo, batendo aquela leve e inevitável depressão pós-férias.

Pensando em como te ajudar a voltar à rotina sem sofrimento, separamos algumas dicas que podem te ajudar e muito a voltar das férias diferente e renovado. Preparado? Vem conferir!

Aceite que o fim das férias chegou

Por mais óbvio que seja, o processo de aceitação de que as férias chegaram ao fim é um passo essencial. Lembre-se de que os dias de trabalho são importantes para dar ainda mais valor ao período de descanso.

(E é com o trabalho que você vai conseguir pagar sua próxima viagem…risos)

Ajuste seus horários

Uma boa dica é tentar voltar aos horários habituais aos poucos. Uma semana antes das suas férias acabarem, tente ir dormir e levantar um pouquinho mais cedo. Aos poucos, você voltará à sua rotina normal e não levará um choque quando precisar voltar aos trabalhos de verdade.

Retome as atividades físicas após as férias

Retome as atividades físicas

Se você está totalmente parado, sem praticar nenhuma atividade física, volte a se movimentar. Isso vai te ajudar a retomar a rotina de trabalho e, ao mesmo tempo, é uma ótima oportunidade para começar a se exercitar. Se alongar logo pela manhã é uma maneira eficaz de mandar a preguiça embora.

Principalmente se você incluiu a atividade física nas suas resoluções de ano novo. 😊

O Sol continua

As férias acabaram, mas o verão ainda não! O calor continua com toda força, por isso, não se esqueça de se manter hidratado no trabalho. Para facilitar, carregue uma garrafinha de água com você. Melhor ainda se ela for reutilizável e você puder evitar copos de plástico.

arregue uma garrafinha de água com você
Garrafinhas de água da coleção “Alelo – Pra Alelar do seu jeito”

Foque nos pontos positivos

Para ter mais pique, pense naquilo que mais gosta no seu trabalho. Lembrar dos colegas que vai rever, realizações profissionais e até mesmo dos almoços divertidos podem ter um excelente poder motivacional.

Invista na organização

Aproveite este novo ano para manter a sua mesa de trabalho limpa e organizada. Quando as condições externas são boas, fica mais agradável retomar a rotina. Organizar a agenda também é uma boa medida para visualizar seus compromissos e tarefas, o que ajuda a deixar a cabeça mais tranquila.

Respeite o seu ritmo

Se você tem o perfil mais calmo, não queira voltar ligado no 220v, pois isso pode, até mesmo, prejudicar o seu rendimento. Chegue ao escritório com calma, respire e defina suas prioridades do dia.

Dicas para voltar à rotina de trabalho sem sofrimento após férias

Faça pequenas pausas

Entre uma tarefa e outra, é importante que você faça rápidos intervalos, seja para tomar um café ou bater um papinho rápido. Essa é uma maneira de relaxar e oxigenar o cérebro e, consequentemente, aumentar a sua produtividade.

Estabeleça limites

Evite fazer horas extras nos primeiros dias de trabalho. Seu corpo e sua mente ainda não se readaptaram à rotina, o que pode fazer com que esse tempo não seja proveitoso. Calma, você vai conseguir resolver todas as pendências.

Separe o que é urgente

É possível que você encontre a sua caixa de e-mails lotada depois desse tempo afastado. Não se afobe! Dê uma passada geral nas mensagens e resolva primeiro o que é prioridade. Depois, aos poucos, você vai voltando ao ritmo e conseguirá zerar a sua caixa de entrada.

Converse com seu chefe e colegas

Para voltar aos trilhos, é legal ter uma conversa com quem trabalha com você para definir como será o novo ano. Com essa informação em mente, ficará mais fácil saber por onde começar. Novas metas e desafios também te ajudam a manter a motivação.

Faça uma programação divertida fora do trabalho

Além de se atualizar sobre o trabalho, que tal combinar um happy hour com seus colegas na primeira semana? Dessa forma, vocês conseguem relaxar e o dia pode ficar mais leve.

Comece a planejar suas próximas férias

Você acabou de voltar das férias, mas nada te impede de já começar a programar uma viagem para as próximas, né? Que tal pensar em destinos, roteiros e em quanto você precisaria economizar para colocar o plano em prática? Quando temos algo excitante marcado, ficamos mais motivados e felizes.

Lembre-se das coisas boas das férias

Os momentos bons que você teve nas férias podem ser um combustível para os seus dias mais chatos. Lembranças positivas fazem bem para a nossa mente e nos ajudam a lembrar que a vida é divertida.

E aí, pronto para recomeçar? Siga nossas dicas e tenha um ótimo ano!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.9 / 5. Número de votos: 21

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.