Quanto devo cobrar pelo meu serviço? Qual deve ser o preço do meu produto para que eu tenha lucro? Essas dúvidas, que sempre passam pela cabeça do empreendedor, podem ser respondidas com a utilização do o índice markup.
Essa ferramenta é amplamente usada por estabelecimentos comerciais para definir preços com precisão, determinando a diferença entre o custo de um produto e o seu preço final de venda.
Precificar os produtos é uma etapa muito importante, afinal, se o valor for muito baixo, pode gerar prejuízos para o empreendedor. Já se o preço estiver muito alto, poderá afastar os clientes.
Mas não se preocupe que a gente vai te ensinar direitinho no texto a seguir como fazer o cálculo do markup. Bora lá!
Como calcular o markup?
Para fazer o cálculo do markup, o empreendedor precisa levar em conta três fatores: custo unitário, despesas fixas e variáveis e margem de lucro.
O custo unitário é o valor gasto para produzir ou adquirir uma unidade do produto ou serviço que o estabelecimento está oferecendo. Nele estão incluídos os custos diretos (fixos), como: matéria-prima, mão de obra, insumos, e custos indiretos, como: aluguel, energia elétrica, etc.
Já as despesas variáveis são aquelas que mudam conforme o volume de vendas, como: impostos, comissões e fretes.
Por fim, a margem de lucro é o percentual que se deseja obter sobre o preço de venda.
Conheça a fórmula
A base do cálculo do markup é uma fórmula representada da seguinte forma:
Markup = [(C+D)/C] x [100/ (100 – M]
C = Custo do produto
D = Despesas variáveis e fixas
M = Margem de lucro
Vale ressaltar que o número 100 da fórmula representa o preço unitário da venda em porcentagem. Vamos entender agora como o markup funciona na prática.
Imagine que um restaurante venda uma bebida por R$ 10, as despesas são R$ 5 e a margem de lucro é de 20%. O markup ficará da seguinte maneira:
Markup = [(10+5)/10] x [100/(100-20)
Markup = 1,5 x 1,25
Markup = 1,875
Isso significa que o preço de venda deve ser 1.875 vezes maior do que o custo da bebida, ou seja, o valor de comercialização será de R$ 18,75.
Benefícios do markup
Usar essa metodologia para precificar os produtos e serviços traz diversos benefícios para o negócio. Um deles é o aumento da rentabilidade, já que o markup garante que o preço cubra todas as despesas, além de proporcionar uma margem de lucro satisfatória.
O índice também dá mais segurança ao proprietário para negociar com clientes e fornecedores, já que ele conhece o ponto de equilíbrio da sua empresa. Assim é possível entender o quanto é possível dar de desconto sem sofrer prejuízos.
O markup diminui as chances de erros na hora de precificar. O uso da fórmula ajuda a evitar de esquecer ou subestimar algum custo que possa comprometer a lucratividade.
Uma outra vantagem é no marketing, já que conhecendo todos os custos diretos e indiretos, o empresário poderá promover promoções e descontos sabendo o valor mínimo de cada produto.
Existe um markup ideal?
A resposta é não. O índice do markup depende dos objetivos e das condições de cada negócio, além é claro, do ramo de atuação. A lucratividade de um restaurante é diferente de um supermercado.
No entanto, alguns critérios podem ser levados em conta para tentar chegar o mais próximo do ideal. Um deles é analisar se o valor final está de fato cobrindo as despesas fixas e variáveis. Afinal, ninguém quer ter prejuízo, né?
Além disso, o empreendedor precisa pesquisar os preços praticados pela concorrência. Não adianta ter uma margem de lucro ambiciosa se ela não corresponde à realidade do mercado. Os clientes sempre darão preferência para o negócio que apresentar o melhor custo benefício.
Outra dica é avaliar a percepção de valor e satisfação dos consumidores e ajustar a margem de lucro, caso seja necessário.
Testar diferentes cenários também pode oferecer novas possibilidades. Por exemplo, o empreendedor pode aumentar o preço e analisar a recepção do público a esse novo reajuste. Se for aceito sem muitas críticas, é possível ampliar a margem de lucro.
Por fim, é importante lembrar que esses indicadores não são fixos. Diversas variáveis ao longo do ano podem afetar a porcentagem final do markup, como aumento dos custos com fornecedores, sazonalidades, entre outros. Manter-se atualizado é fundamental!
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