A sua empresa contrata as pessoas certas para os setores? Essa é uma das principais responsabilidades do RH e ser assertivo na escolha nem sempre envolve selecionar o candidato com as melhores habilidades. Um dos aspectos que precisam ser levados em conta é o fit cultural. 

Trabalhar em sintonia aumenta as chances de sucesso de uma organização. Por isso, quanto mais alinhado aos valores e cultura da empresa, maiores são as chances desse colaborador permanecer na empresa por mais tempo. 

Além disso, estar em sintonia com o fit cultural da empresa torna o ambiente de trabalho mais leve e, consequentemente, melhora a produtividade. Segundo um estudo da University of California, colaboradores felizes tendem a ser, em média, 31% mais produtivos e três vezes mais criativos. 

Mas como saber se o fit cultural do candidato é o mesmo da minha organização? Bora conferir no texto a seguir! 

O que é fit cultural? 

Segundo a definição da Harvard Business Review, o fit cultural é a probabilidade de alguém refletir e se adaptar às crenças, atitudes e comportamentos centrais que compõem a empresa. Em outras palavras, é a harmonia entre o indivíduo e o ambiente de trabalho. 

A cultura organizacional é como um quebra-cabeça e seus colaboradores são as peças. A junção de todos os funcionários resulta na cultura da mesma. Por isso, para garantir a “montagem”, é necessário garantir o encaixe entre ambos. 

Quando um colaborador se integra bem na cultura da empresa, ele se identifica com seus valores e se sente confortável com a forma como as coisas são feitas ali. Essa noção vai além das habilidades técnicas. 

Por exemplo, duas pessoas podem ter as mesmas qualificações, mas uma pode ter mais facilidade de se adaptar à cultura da empresa por conta da personalidade. 

Benefícios 

As vantagens de levar o fit cultural em conta vão além da produtividade e do bem estar do ambiente de trabalho. Confira algumas delas: 

Redução de custos 

Realizar um processo seletivos gera custos para a empresa. Se a contratação não der certo por algum motivo, os gastos serão ainda maiores, tanto pela necessidade de desligamento do colaborador, quanto pela realização de mais uma etapa de seleção. 

Segundo a CompanyMatch, conflitos culturais são a causa de mais de 60% das demissões no mercado de trabalho. Ao levar o fit cultural em conta na contratação, as chances de desligamento por questões comportamentais são reduzidas. 

Retenção dos colaboradores 

É importante que os colaboradores se sintam conectados no local de trabalho. Portanto, quanto maior a satisfação e a identificação, maior também será o tempo de permanência deles na organização. 

Isso reduz drasticamente a rotatividade, o que contribui para a maturidade das equipes. Além de diminuir os custos, colaboradores comprometidos garantem  melhor continuidade dos processos dentro da companhia. 

Coesão entre as equipes 

Outro benefício do fit cultural é a sintonia entre os colaboradores. Se todos estiverem alinhados sob os mesmos valores, diferenças profissionais e pessoais serão muito mais fáceis de serem resolvidas. 

Fit cultural: como não errar na hora da contratação

Como definir o fit cultural da empresa 

Antes de avaliar o fit cultural do candidato, é necessário entender antes como funciona a cultura atual da empresa. 

Isso envolve identificar valores, crenças, normas e comportamentos que atualmente moldam a forma como a empresa opera. Essas informações podem ser obtidas em entrevistas com funcionários e pesquisas de satisfação. 

Alguns aspectos que compõem a cultura organizacional de uma empresa são: visão de futuro, ambiente de trabalho, valores e tradição. 

Após constatar as características da cultura atual da empresa, o profissional do RH poderá trabalhar nos aspectos que devem ser mantidos e nos que precisam ser alterados. 

O fit cultural não é um processo estático. É importante monitorar continuamente como os colaboradores se adaptam à cultura da empresa e fazem ajustes conforme necessário. Isso pode incluir a revisão dos valores e comportamentos desejados à medida que a organização evolui.

Como identificar o fit cultural em um candidato 

Avaliar a adequação cultural do candidato é um dos pontos centrais no processo seletivo. Algumas estratégias podem ser utilizadas nesta etapa. Bora conferir quais são elas? 

Entrevistas comportamentais 

Durante a entrevista, o RH pode fazer perguntas que permitam o candidato compartilhar exemplos de situações passadas. Isso permite identificar alguns de seus comportamentos e se eles se alinham com o pensamento da empresa. 

O RH também pode aplicar simulações e testes de situações,incluindo exercícios práticos ou cenários que testem a capacidade do candidato de agir de acordo com o fit cultural desejado. 

Entrevistas com membros da equipe 

Outra maneira de identificar o fit cultural é pedir para que um ou dois membros da equipe em que ele vai integrar, se for contratado, conversem com ele para ver como a sua personalidade se alinha com os valores da empresa. 

Referências profissionais 

Ao entrar em contato com os antigos empregadores, o RH pode obter informações sobre como o candidato lida com conflitos, o seu temperamento no dia a dia e se ele demonstra valores da organização. 

Continue navegando no Blog da Alelo para saber mais sobre as tendências envolvendo cultura organizacional e o departamento de Recursos Humanos! 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.