“Amigos são a família que a vida nos permite escolher”. Frase do escritor William Shakespeare que demonstra a importância da amizade, o que ele não cita é que esse companheirismo pode surgir nos mais diversos ambientes, incluindo no de trabalho.
Ao longo da semana, passamos mais tempo no emprego do que em nossas próprias casas. Com isso, chegamos a conviver mais com nossos colegas de empresa do que com nossos familiares. Esse cenário favorece o surgimento de grandes amizades durante o expediente.
Segundo uma pesquisa do Instituto Ipsos, os brasileiros têm em sua vida adulta apenas 26% do tempo livre (um período equivalente a 15 anos). Ou seja, uma parcela considerável das nossas vidas é vivida no ambiente de trabalho.
Mas nem toda amizade no trabalho é positiva. Em alguns casos, o excesso de afinidade entre os colegas pode prejudicar a produtividade e o grande desafio é manter essa relação de forma equilibrada.
A especialista em desenvolvimento humano e organizacional, Bia Nóbrega, conversou com a gente e deu dicas para que a amizade no trabalho não prejudique as obrigações profissionais.
Benefícios da amizade no ambiente corporativo
Muito se fala sobre os benefícios de produtividade, motivação e oportunidade de crescimento de carreira. Porém, as conexões sociais que são construídas, como a amizade no trabalho, criam um clima mais seguro, agradável e feliz, que se reflete de forma positiva no âmbito profissional.
Segundo Bia Nóbrega, as amizades no trabalho promovem o bem-estar, aumentam a satisfação e reduzem o estresse, além de favorecerem o engajamento.
“As relações de amizade geram uma rede de suporte emocional e motivacional, que é especialmente valiosa em situações de pressão. Para a empresa, esse suporte melhora a produtividade, facilita a cooperação e aumenta a retenção, pois colaboradores que sentem conexão com o time tendem a ser mais leais”, explica.
Um ambiente de amizade também incentiva a inovação, pois os colaboradores se sentem mais seguros para propor ideias. Dessa maneira, podemos dizer que a troca existente entre os colegas de trabalho é parte fundamental do processo criativo.
Quais cuidados tomar com a amizade no trabalho?
Existe um ditado popular que diz “amigos, amigos, negócios à parte”. Na prática, essa frase significa que a amizade não pode comprometer os interesses profissionais.
Embora as conexões entre os colaboradores favoreça na construção de um ambiente saudável na empresa, é fundamental estabelecer limites e ter expectativas claras.
Segundo uma análise sistemática de 36 artigos sobre o tema no Web of Science feito para a Revista Eletrônica de Administração de Porto Alegre, quando as amizades interferem na produtividade, é sinal de que faltam regras bem definidas sobre produtividade e convivência.
“A promoção de uma cultura que valorize tanto o foco nas tarefas quanto as pausas adequadas para interação social é essencial. Ao planejar momentos de descontração, como intervalos coletivos, o RH facilita o convívio sem prejudicar as entregas, transformando os relacionamentos em um recurso positivo para o engajamento”, explicou Bia Nóbrega.
Confira a seguir alguns dos impactos negativos que a empresa pode sofrer caso não haja um limite no convívio entre os funcionários.
Distrações
Admita, brincar no escritório torna o ambiente mais leve, né? Mas se essas brincadeiras forem feitas em excesso, podem provocar distrações que prejudicam a produtividade.
Fofocas
Quando se cria um laço de amizade, é natural ter conversas mais informais com o colega de trabalho. No entanto, quando essas conversas se transformam em fofocas, isso pode causar mal-entendidos, tornando o ambiente desfavorável.
Inimizade
Se no trabalho há a possibilidade de criar amizades, por outro lado pode nascer também inimizades e até mesmo rivalidades.
Esses conflitos no relacionamento entre os colaboradores, se não forem resolvidos, afetam a comunicação e a capacidade de trabalhar em equipe.
O papel do profissional de RH
Uma das principais responsabilidades do RH é cultivar um ambiente que seja inclusivo e produtivo ao mesmo tempo. Por isso, a participação ativa do setor é fundamental para que a amizade não extrapole os limites na empresa.
O responsável pelo departamento pode promover treinamentos de comunicação, resolução de conflitos e suporte emocional que aumentam a qualidade das interações.
“O RH deve fornecer canais para que todos possam expressar suas necessidades e preocupações. Além disso, mediadores capacitados e políticas que promovam o respeito entre as gerações contribuem para relações interpessoais mais saudáveis e produtivas”, afirmou a especialista em desenvolvimento humano e organizacional.
De acordo com Bia, relações saudáveis, o apoio mútuo e a escuta ativa são fundamentais. Incentivar o diálogo respeitoso, promover teambuildings e valorizar a diversidade de perspectivas também são estratégias eficientes.
“Além disso, o RH pode reforçar a importância do reconhecimento entre colegas, o que fortalece a confiança e o respeito. Atividades colaborativas e canais de reconhecimento público, como quadro de elogios, ajudam a solidificar essas relações de forma positiva e construtiva”, comentou.
E aí, preparado para construir um ambiente de amizade responsável na empresa? Continue navegando por aqui para conferir mais textos como esse!