Gestão

4 dicas estratégicas para promover a inclusão no ambiente de trabalho

Dicas estratégicas para promover a inclusão no ambiente de trabalho
0

O público LGBTQIAPN+ tem cada vez mais ocupado cargos em empresas. Legal, né? Mas conquistar uma vaga de emprego pode não ser uma tarefa das mais fáceis. Contudo, quando a empresa faz a inclusão e cria um ambiente com equidade, como é o caso da Alelo, essa jornada pode ser mais fácil.

A pesquisa Diversidade, Equidade e Inclusão nas Organizações (DE&I ), feita pela Deloitte com 355 respondentes, revela que, para 96% das empresas participantes, as práticas de DE&I deixam o ambiente mais acolhedor e que, para 94%, elas melhoram a qualidade da força de trabalho.

Dá só uma olhada nesses outros números. Segundo uma pesquisa realizada pelo Infojobs, 80% das pessoas LGBTQIAPN+ acreditam que não possuem as mesmas oportunidades quando comparadas com profissionais cisgêneros e heterossexuais.

A maioria dos entrevistados (93,9%) acredita que existem preconceitos velados dentro das empresas, que atuam como barreiras para o crescimento profissional de pessoas do grupo.

O que as empresas devem fazer?

As empresas, que ainda não são inclusivas, precisam percorrer um caminho para reverter o cenário, já que 80,9% dos participantes, segundo o Infojobs, afirmam que não trabalham em organizações com programas específicos para a contratação de membros da comunidade e desenvolvimento voltado para inclusão.

O estudo do Infojobs revelou também a falta de diversidade nas lideranças, comprovada pelo posicionamento de 60,5%, que dizem não ter trabalhado sob gestão de membros da comunidade.

Os processos seletivos também devem ser analisados com atenção, já que as empresas ainda possuem certa resistência para lidar com questões de identidade de gênero e/ou orientação sexual.

Para 43%, os temas são tratados com pouca inclusão, enquanto para 37,7%, de maneira mediana. Apesar disso, 71,5% afirmam nunca ter sofrido preconceito no recrutamento e seleção.

Benefícios para empresa e funcionários

“Hoje em dia, a inclusão e diversidade são pilares fundamentais para o sucesso e sustentabilidade de qualquer empresa”, diz Thatyane da Costa, Coordenadora de Recrutamento e Seleção na Gateware (@gatewarepeople).

“Para os funcionários, um ambiente inclusivo e diverso significa um local de trabalho onde todos se sentem valorizados, respeitados e livres para serem autênticos. Quando promovemos a inclusão, estamos criando um espaço onde todos têm a oportunidade de prosperar e contribuir com suas habilidades únicas”, explica Thatyane.

Para a empresa, a profissional revela: “do ponto de vista empresarial, a diversidade e inclusão impulsionam a criatividade, a inovação e a adaptabilidade. Empresas diversas são mais capazes de entender e atender às necessidades de um mercado atual. A reputação como uma empresa inclusiva e diversa também atrai talentos. Profissionais procuram organizações que valorizam e promovem a diversidade, sabendo que essas empresas são mais propensas a oferecer um ambiente de trabalho justo e equitativo”.

Dicas para atrair talentos diversos

O Sebrae tem quatro dicas do que uma empresa pode fazer para atrair talentos variados. Veja!

1 – Crie uma cultura inclusiva: é importante criar dentro da empresa valores de respeito, igualdade e aceitação da diversidade. Os colaboradores precisam entender e apoiar esses valores. Dessa forma, é mais fácil atrair talentos diversos dentro do ambiente corporativo.

2 – Amplie os canais de recrutamento: o departamento de Recursos Humanos (RH) pode explorar outras fontes como: redes sociais, sites de emprego especializados em diversidade e inclusão, parcerias com organizações comunitárias e eventos de networking focados em grupos minoritários para descobrir talentos diversos.

3 – Revise as políticas de recrutamento: as políticas de recrutamento da empresa precisam ser inclusivas. Implemente um processo de blindagem ao fazer a primeira análise de currículos, ocultando informações pessoais (como: nome, gênero e idade) para garantir uma avaliação justa com base nas habilidades e experiências dos candidatos. Também é bom pensar em alternativas para as entrevistas tradicionais, que muitas vezes acabam afastando profissionais neurodivergentes.

4 – Demonstre seu compromisso com a diversidade: na estratégia de recrutamento, deixe claro o compromisso da empresa com a diversidade e inclusão. Isso pode estar nos canais digitais da instituição. Mostre casos de sucesso de funcionários diversos e enfatize as oportunidades de crescimento e desenvolvimento na empresa. A diversidade não é apenas uma questão de recrutamento, mas também de retenção. É muito importante criar um ambiente onde as pessoas se sintam valorizadas e possam se desenvolver. Isso inclui programas de desenvolvimento profissional, mentorias e a promoção de oportunidades equitativas de progressão na carreira.

Grupo de Afinidades Alelo

A Alelo tem vários grupos de afinidades:

Afrolelos: conscientização e representatividade racial são alguns dos temas principais. Aqui, geramos mudança de percepção e sensibilização.

Corpos: desconstruir é preciso e o respeito é o caminho! Diálogos sobre padrões e combate à gordofobia estão presentes aqui.

Gerações: valoriza a convivência entre diferentes gerações com respeito e singularidades de cada um e busca a inclusão de pessoas 50+.

LGBT+: liberdade para ser quem são. Esse é um grupo que promove respeito, acolhimento e conscientização.

Pertencer: busca a  inclusão da pessoa com deficiência (PcD) na empresa, com incentivo à cultura colaborativa, empática, equitativa e acessível, eliminando barreiras.

S.E.R (Sororidade, Empoderamento e Respeito – Grupo de Mulheres): uma rede que estimula a transformação do papel social das mulheres com maior equidade e representatividade.

A diversidade nos faz melhores! Evoluímos a cada troca e toda ideia diferente nos leva ainda mais longe. Respeitamos as diferenças, dando liberdade e segurança para cada um ser o que quiser.

Continue navegando pela Alelo e veja mais iniciativas que podem ajudar a melhorar a sua empresa.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Pesquisar

Login/Sign up
Login/Sign up