Com os avanços tecnológicos, a diversidade de gerações e mudanças constantes no mercado de trabalho, o learning agility ganha ainda mais importância! Já ouviu falar sobre este conceito?

Para continuar relevante e competitivo, o colaborador precisa se manter atualizado, seja adquirindo novas habilidades ou se adaptando constantemente às demandas do mercado.

Os profissionais já compreendem a necessidade do desenvolvimento profissional para ser relevante no ambiente corporativo. 

Segundo o estudo Workpulse 2024, realizado pela Randstad Brasil, 72% dos participantes ressaltam que ações de treinamento e desenvolvimento profissional são fundamentais para garantir a estabilidade no emprego e enfrentar os desafios do mercado.

E em um cenário de mudanças tão rápidas e constantes, a agilidade de aprendizagem se torna uma habilidade essencial tanto para indivíduos quanto para organizações. Mas o que isso significa?

Vamos te explicar ao longo deste texto! Preparamos um conteúdo completo sobre o que é o learning agility, ou agilidade de aprendizagem, e por que ele é tão importante para você se manter competitivo no mercado de trabalho. 

Vamos nessa?

O que é learning agility?

O learning agility, ou agilidade de aprendizagem, é a capacidade de aprender rapidamente, adaptar-se a novas situações e aplicar novos conhecimentos de forma eficaz.

Segundo os pesquisadores Ji Hoon Song e Jinjoo Lee, com base em Lombardo & Eichinger, o termo se refere à “capacidade de aprender rapidamente e, ao mesmo tempo, ser flexível o suficiente para desafiar e, se necessário, mudar pensamentos e comportamentos. A agilidade na aprendizagem proporciona a capacidade de aprender com a experiência quando se depara com um ambiente novo e desconhecido”. 

Outra definição, do “Improve Your Ability to Learn”, de J.P. Flaum e Becky Winkler, publicada na Harvard Business Review, via Great Place to Work, diz que agilidade de aprendizagem significa: “Uma mentalidade e um conjunto correspondente de práticas que permitem que os líderes desenvolvam, cresçam e utilizem continuamente novas estratégias que os equiparão para os problemas cada vez mais complexos que enfrentam em suas organizações.”

Pessoas com alta learning agility têm facilidade para adaptar suas habilidades e conhecimentos a novas experiências, resolvendo problemas complexos e enfrentando desafios inesperados.

Esse conceito é muitas vezes relacionado ao desenvolvimento de líderes, visto que gestores estão sempre à frente das mudanças. No entanto, ele se adequa a todos os profissionais que querem se manter competitivos no mercado de trabalho. 

Quais são os pilares do learning agility?

O psicólogo e professor da Universidade de Columbia, W. Warner Burke, estudou o conceito e identificou nove traços comuns entre as pessoas que apresentam essa habilidade. São eles: 

  • Flexibilidade;
  • Rapidez; 
  • Experimentação (desejo de experimentar); 
  • Riscos de performance (colaboradores que querem ser desafiados);
  • Risco interpessoal (confronto de diferenças a fim de mudanças); 
  • Colaboração;
  • Coleta de informações; 
  • Busca por feedback;
  • Reflexão.

Ou seja, de modo geral, profissionais com esse perfil gostam de aprender e explorar novas ideias, têm capacidade de mudar de abordagem ou perspectiva quando necessário, são abertas a feedbacks, sabem como colaborar e não têm medo das diferenças – e querem aprender com elas!

Como desenvolver o learning agility?

Desenvolver a habilidade de learning agility envolve adotar atitudes e práticas que estimulem a aprendizagem contínua, adaptação e flexibilidade. 

Algumas dicas são: 

  • Busque novas experiências: é muito importante buscar situações desafiadoras e fora da sua zona de conforto, seja assumir novas responsabilidades no trabalho, explorar áreas de interesse diferentes, tentar aprender um novo idioma ou até viajar para saber mais sobre novas culturas;
  • Aceite feedback: esteja aberto a críticas construtivas e use o feedback como uma oportunidade para crescer e melhorar. Após uma boa rodada de feedback, é essencial refletir sobre o que pode ser ajustado em sua abordagem para aprender com os erros;
  • Pratique a autorreflexão: pensar sobre as suas experiências e o que aprendeu com elas é um ponto-chave para o autoconhecimento e a agilidade de aprendizagem. Depois de lidar com certas situações, pergunte-se como poderia ter agido de forma diferente e identifique como você poderia ter tido um melhor desempenho;
  • Adapte-se à mudança: em vez de resistir à mudança, procure maneiras de se adaptar rapidamente a novas condições. Para isso, é fundamental desenvolver uma mentalidade flexível e proativa;
  • Seja uma pessoa curiosa: cultive o desejo de aprender continuamente, explorando novas ideias, conceitos e perspectivas. A curiosidade permite que você se mantenha atualizado e aberto a novas abordagens;
  • Aprenda com os outros: observe como outras pessoas abordam problemas e desafios. Aprender com as experiências e práticas de outros pode proporcionar novas maneiras de pensar e agir;
  • Desenvolva resiliência: errar faz parte! Mantenha-se motivado e focado, mesmo diante de obstáculos. A capacidade de se recuperar de falhas e seguir em frente é uma parte importante do learning agility;
  • Pratique a flexibilidade: esteja disposto a mudar de opinião ou de abordagem quando confrontado com novas informações ou mudanças no ambiente. Vamos lidar com a incerteza de forma eficaz! As mudanças têm de fazer parte da gente! 🙂 
Learning agility e a importância de se manter relevante no mercado de trabalho

Por que o learning agility é tão importante?

No cenário atual, marcado pela digitalização e automação, muitas profissões estão se transformando rapidamente, né? 

E quem não se adapta corre o risco de ficar obsoleto. Mas isso não precisa ser uma dor de cabeça ou um medo

Afinal, profissionais ágeis no aprendizado conseguem se reinventar, adquirir novas habilidades e responder de maneira eficaz às demandas do mercado. 

Por isso o learning agility é tão importante – e ele vai ajudar você a se manter relevante no ambiente corporativo!

Além disso, empresas também valorizam essa competência, visto que os colaboradores que aprendem rápido são inovadores, criativos e contribuem significativamente para a competitividade do negócio. 

O aprendizado ágil não é apenas um conceito, mas uma necessidade para quem deseja mais satisfação com o desempenho profissional a longo prazo.

Mudanças podem ser amedrontadoras, mas são fundamentais para aprendermos mais – com nós mesmos e com o mundo

Mercado de trabalho nos dias de hoje

Quer saber mais sobre as mudanças no mundo corporativo? Continue navegando por aqui e encontre conteúdos completos sobre o mercado de trabalho!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.