Se você é dono de restaurante, lanchonete, pizzaria, hamburgueria ou qualquer negócio que venda comida, já deve ter se perguntado: vale mesmo a pena colocar meu negócio nas plataformas de entrega terceirizadas?
A resposta curta é: depende. O delivery vem registrando um constante aumento de adesão desde o período da pandemia. Segundo dados da Euromonitor International, o mercado de entregas cresceu 50,8% no Brasil entre 2019 e 2023, movimentando R$ 139 bilhões.
No entanto, antes de adotar uma plataforma de entregas terceirizadas, é necessário que os gestores considerem alguns critérios. Bora destrinchar esse assunto!
O crescimento das entregas
O delivery já não é mais só um “extra” para alguns pedidos. Hoje, para muita gente, é o principal canal de compra.
O brasileiro está cada vez mais acostumado a abrir o aplicativo, rolar a tela e pedir comida sem nem olhar para o relógio. Segundo um estudo da Associação Nacional de Restaurantes (ANR), 50% dos consumidores da Geração Z (15 a 28 anos) têm o hábito de fazer pedidos por aplicativos.
E sabe o que isso significa? Que o seu estabelecimento tem acesso a um público que talvez nunca conheceria seu prato se não estivesse lá na plataforma. Porém, este não é o único benefício.
Vantagens das plataformas de entregas
Os aplicativos de entregas terceirizados possuem diversos benefícios além da visibilidade instantânea. Confira alguns:
Estrutura pronta para as entregas
A plataforma cuida da parte técnica para você: aplicativo, sistema de pagamento, suporte ao cliente e até a entrega (no caso de optar pelo serviço completo). É como alugar um ponto comercial já pronto, só que no mundo digital.
Marketing
As plataformas de entregas terceirizadas fazem anúncios constantes na TV, redes sociais e internet para atrair clientes para o aplicativo. Por tabela, o seu negócio é beneficiado com essa publicidade.
Facilidade para testes
Preparou um novo prato para vender? O app é um bom espaço para fazer o teste. O retorno é rápido e ajuda a divulgar a oferta.
Pontos que merecem atenção
Embora os aplicativos de entregas sejam extremamente vantajosos, os gestores de restaurantes precisam colocar alguns fatores na ponta do lápis antes de escolher a plataforma ideal.
Um dos critérios mais importantes são as taxas. Dependendo da modalidade da parceria, isso pode prejudicar as margens de lucro do seu estabelecimento.
A concorrência dentro da plataforma também pode ser feroz. Você estará lado a lado com dezenas de outros restaurantes oferecendo algo parecido. Para se destacar, será necessário investir em boas fotos, promoções e qualidade.
Além disso, concentrar a maior parte das vendas em um único aplicativo pode ser arriscado. Se um dia a plataforma mudar a regra do jogo, aumentar a taxa ou tirar seu restaurante das primeiras posições, sua receita pode despencar.
No fim das contas, vale a pena?
Sim, vale muito a pena! Os benefícios das plataformas de entregas superam os riscos da operação. É importante, em primeiro lugar, pesquisar os aplicativos disponíveis no mercado e escolher aqueles que possuem o melhor custo-benefício.
Os apps funcionam como um grande “ímã” para atrair clientes novos. É aí que entra o segredo: transformar o consumidor da plataforma em cliente fiel do seu próprio canal.
Não se prenda a um único app. Cadastre-se em mais de uma plataforma, compare desempenho, negocie taxas e veja qual gera mais retorno.
Não deixe de lado as vendas diretas
Muita gente entra nas plataformas e deixa de lado a venda direta. O ideal é usar o aplicativo como porta de entrada, e não como a casa inteira.
Uma dica é utilizá-lo como canal complementar e não como única fonte de vendas, evitando dependência.
Amplie suas vendas com a Pede Pronto!
A Pede Pronto é um aplicativo que ajuda restaurantes a terem maior agilidade na hora de fazer as entregas dos pedidos.
Um dos seus principais diferenciais é o fato de clientes Alelo possuírem vantagens exclusivas, além de poderem utilizar o vale-refeição. Isso torna o seu estabelecimento muito mais atrativo para os consumidores!
Saiba mais sobre a Pede Pronto aqui.