Sendo familiar ou não com o termo, quase todos os negócios buscam proporcionar aos clientes uma experiência seamless. O tema foi um dos destaques na NRF 2025 (National Retail Federation), realizada em Nova York (EUA), o maior evento de varejo do mundo.

Imagine que você vai fazer uma compra online: abre o app, coloca um produto no carrinho, mas antes de finalizar o pedido, bate a dúvida: “Será que tem na loja aqui perto?”.

Você vai até a loja e… surpresa: o vendedor já sabe que você colocou aquele produto no carrinho e até o separou para você ver de perto. Pagamento rápido, retirada em minutos e pronto: vida que segue.

Essa experiência fluida, onde tudo se conecta sem fricção e parece que a jornada de compra foi desenhada especialmente para você, é o que chamamos de integração seamless. Quer entender como aplicar essa estratégia no seu negócio? Então bora ler o texto a seguir.

O que é experiência seamless?

O termo seamless, em tradução para o português, significa  “sem costura”. É aquela sensação de que os passos da sua jornada não têm interrupções, falhas ou desencontros de informação.

No contexto do varejo, significa que todos os canais (físicos e digitais) funcionam como um organismo único, conversando entre si em tempo real. Dessa forma, o cliente não precisa enfrentar nenhum obstáculo ou dificuldade para finalizar a compra, o que aumenta sua satisfação e fidelidade.

Vantagens do seamless para o varejo

Segundo a pesquisa CX Trends 2023, realizada pela Opinion Box, 87% dos consumidores dão preferência a marcas que oferecem uma boa experiência e 75% afirmam fazer isso mesmo se for necessário pagar mais caro.

Se antes os clientes tinham que  lidar com filas, estoques desatualizados e informações contraditórias, hoje… nem pensar. O consumidor é mais exigente, digitalizado e imediatista.

A integração seamless resolve isso ao criar uma ponte invisível entre todos os pontos de contato. Para o cliente, a transição é tão suave que parece mágica; para o varejista, é uma operação bem amarrada, com tecnologia e dados trabalhando nos bastidores.

Outras vantagens incluem:

  • Mais satisfação do cliente, o que gera mais chances de retorno;
  • Eficiência operacional, aumentando a produtividade;
  • Aumento nas vendas;
  • Fortalecimento da marca com uma experiência fluida.

Como aplicar o seamless no varejo

Não existe uma receita fácil para promover uma experiência de compra positiva para os clientes, mas o seamless conta com alguns pilares que ajudam os estabelecimentos a chegarem lá:

Conheça o cliente

É fundamental que qualquer empresa, seja qual for o tamanho ou segmento de atuação, tenha conhecimento sobre o perfil dos seus clientes. Essa proximidade permite oferecer um atendimento eficiente e centrado nas necessidades de cada pessoa.

Experiência unificada

Layout, promoções e tom de comunicação devem manter a mesma linha. O cliente precisa ter a sensação de estar no mesmo ambiente, mesmo quando muda do mundo real para o online.

Otimização de processos que levam à compra

Nem todos os consumidores têm a mesma rapidez e agilidade na hora de escolher um produto online. Alguns precisam de mais informações, convencimento e explicações.

Para atender a essas demandas, é essencial fornecer informações detalhadas e disponibilizar uma boa quantidade de recursos visuais, como fotos e vídeos dos produtos.

A loja também deve facilitar ao máximo a conversão, como oferecer retirada em loja ou entrega expressa. A ideia é dar mais flexibilidade e opções ao cliente, mas com eficiência operacional.

Múltiplas opções de pagamento

O modelo seamless privilegia a flexibilidade. Por isso, os estabelecimentos que adotam essa estratégia costumam oferecer vários métodos de pagamento, como Pix, cartão, carteira digital e pagamento por link.

Também é possível disponibilizar a opção de concluir a transação com apenas um clique, usando dados já salvos no sistema e solicitando apenas a confirmação do cliente.

Atendimento objetivo

O atendimento sem barreiras é a alma do seamless. Ele pode ser aprimorado de diversas maneiras. Uma delas é dar enfoque ao omnichannel, de modo a integrar diversos canais de contato e eliminar barreiras entre os mundos online e offline.

Além da integração, a empresa também deve treinar os atendentes para serem claros e diretos ao lidar com as demandas dos clientes.

Por exemplo, se o cliente inicia uma conversa pelo chat do site e depois vai à loja, o vendedor precisa ter acesso ao histórico da conversa para continuar de onde parou.

Quais as diferenças entre seamless e omnichannel?

Embora os conceitos de seamless e omnichannel sejam parecidos, eles não são exatamente iguais.

Omnichannel é a estratégia de estar presente em todos os canais e integrá-los. O foco está em oferecer múltiplas opções para o cliente interagir com a marca, seja no físico ou no digital.

Já o seamless vai além da presença e integração. Ele se preocupa com a fluidez da experiência. Não basta que os canais estejam conectados; eles precisam funcionar como um só, sem ruídos ou obstáculos.

De forma resumida, no omnichannel o estabelecimento está em todos os lugares e pode falar com o cliente em todos eles. Já no seamless, a loja está em todos os lugares e o consumidor nem percebe que mudou de canal.

E aí, preparado para colocar o seamless em prática no seu negócio? Continue navegando no site da Alelo para conferir outros conteúdos que vão ajudar na sua gestão.

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