Cerca de 67% da população brasileira já têm acesso à internet, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Tecnologia e Estatística). Desse universo, 77% usam as redes sociais. Essa hiperconectividade faz com que muitas pessoas se tornem influenciadores, de alguma forma, e essas informações ajudam a construir a reputação — seja de uma pessoa ou até de uma companhia. Mas afinal, como garantir que os funcionários contribuam para construir uma reputação positiva da empresa na qual trabalham?

Em tempos de competitividade, esse conceito é um ati­vo de gran­de valor que pas­sou a ser tam­bém bas­tan­te sen­sí­vel. O mais recen­te Índi­ce de Con­fi­an­ça na Jus­ti­ça (ICJ), apurado pela Esco­la de Direi­to da Fun­da­ção Getú­lio Var­gas, em São Paulo, revela que a confiança da população nas gran­des empre­sas pas­sou de 43% para 29% entre 2017 e 2018.

Para conquistar esse público que anda descrédito quanto à qualidade e ao comportamento das corporações, investir em estratégias e ações consistentes que favoreçam a reputação da empresa torna-se fundamental – e as redes sociais podem ser um caminho para comunicar e divulgar tais medidas. Afinal, pela internet há como mensurar a reputação, credibilidade e imagem da empresa perante o mercado e os consumidores de forma mais assertiva.

Marcelo Chianello, CEO da Liq, empresa de customer experience voltada à construção de relações entre as marcas e os consumidores, explica que o ambiente online é fundamental, pois cerca de 90% dos consumidores pesquisam a reputação das marcas na internet e redes sociais antes de efetuar uma compra. “Um post negativo pode viralizar no ambiente virtual a uma velocidade impressionante, o que muitas vezes provoca danos severos para a reputação de uma marca”, diz. “Mas o contrário também é verdadeiro. Iniciativas positivas são muito bem recebidas e afetam diretamente no desempenho das corporações”, afirma.

Ele avalia que além do trabalho de construção de marca, os funcionários também podem ser agentes importantes nesse processo de reconhecimento de reputação. “Ao compartilhar um post, por exemplo, o colaborador influencia não somente seus amigos virtuais, mas também outras pessoas conectadas a suas redes. Isso gera um campo de visibilidade muito amplo e mais próximo da vida real”, diz.

 

Como estimular a reputação dentro de ‘casa’

Segundo Lourdes Valim, consultora de recursos humanos, a reputação só é real quando o ambiente de trabalho é transparente. Ela explica que a conscientização deve partir dos líderes, visto que o comportamento deles costuma ser replicado. “De nada adianta falar de reputação e pedir colaboração dos funcionários quando um gestor não entrega nenhuma tarefa no prazo, faz brincadeiras de mau gosto e adota uma postura inadequada nas redes sociais, por exemplo”, diz Lourdes.

Confira algumas dicas de como engajar os colaboradores e melhorar a reputação da companhia

1- Fale sobre o bom uso das redes sociais:

A empresa deve ter um manual com dicas de comportamento nas redes sociais. Especialmente os líderes devem evitar postagens polêmicas, com questões políticas e religiosas, por exemplo.

 

2-Aborde a reputação no dia a dia:

A companhia pode realizar palestras e workshops para falar sobre o tema e conscientizar as lideranças de que a imagem que constroem – dentro e fora da organização –  será o mais importante capital que possuem enquanto profissionais.

 

3-Estimule com ações concretas:

Não adianta forçar uma propaganda enganosa. Os colaboradores só vão falar bem de uma companhia se ela for realmente boa. Por isso, ter processos de gestão bem estruturados e boas condições de trabalho são itens essenciais para que as boas práticas sejam disseminadas pelos funcionários.

 

4-Crie campanhas de divulgação:

Estimule a equipe a participar das ações da empresa, com dicas e sugestões para melhorias diversas no ambiente organizacional. Também é válido incentivar os colaboradores a promover as iniciativas da companhia em suas redes sociais. Afinal, além de familiares e amigos, é ali que estão possíveis clientes. Mas atenção, não vale forçar a barra.

E na sua empresa, como o tema da reputação é tratado? Você reconhece seu poder como influenciador? Compartilhe sua opinião com a gente.

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