Você, líder, já forneceu um feedback para a sua equipe?
Saiba que, quando feito de maneira adequada, pode impulsionar o desempenho individual, fortalecer o relacionamento entre as equipes e contribuir para o sucesso geral da empresa.
Por isso, as companhias estão cada vez mais reconhecendo a importância do feedback para o crescimento e desenvolvimento de seus colaboradores.
Neste post, o blog da Alelo te explica a importância de dar feedbacks para os colaboradores e traz dicas de como utilizar essa ferramenta da maneira certa! Vamos lá?
O que é feedback?
Feedback, traduzido do inglês, significa “dar retorno”, ou seja, ele nada mais é do que um processo comunicativo que envolve fornecer informações, opiniões, avaliações ou sugestões a uma pessoa sobre o seu desempenho e resultados alcançados.
O feedback pode abranger diferentes aspectos, como: tarefas específicas, habilidades ou comportamentos.
Afinal, por que é importante dar e receber feedback?
O feedback desempenha um papel crucial no desenvolvimento e crescimento dos colaboradores, e consequentemente, das empresas.
Primeiramente, no âmbito individual, permite que os profissionais saibam como estão se saindo. Os pontos fortes podem ser reconhecidos e aproveitados em novos projetos e atribuições que os deixarão ainda mais motivados.
Já os pontos a serem melhorados podem então ganhar uma atenção especial, seja com treinamentos ou mentorias.
Com um espaço aberto para o diálogo e claro, segurança psicológica, tanto os colaboradores quanto a organização são beneficiados. Afinal, com transparência, confiança e colaboração, é possível criar um ambiente de trabalho mais produtivo e engajado.
Quais são os tipos de feedback?
Existe uma variedade de feedbacks que podem ser usados em diversas situações. Aqui estão os mais comuns:
- Feedback positivo: reconhece e reforça comportamentos ou ações positivas, destacando o que foi feito de maneira eficaz ou excepcional. Cabe avaliar a premiação nestes casos.
- Feedback construtivo: aponta áreas em que a pessoa pode melhorar, fornecendo orientação e sugestões para ajudá-la a aprimorar habilidades, comportamentos ou desempenho.
- Feedback formal: é planejado e estruturado, geralmente ocorrendo em momentos específicos, como avaliações de desempenho ou reuniões de feedback.
- Feedback 360°: envolve a coleta de avaliações de múltiplas fontes, como supervisores, colegas e subordinados, proporcionando uma visão mais abrangente do desempenho de um indivíduo.
Cultive a cultura do feedback na sua empresa!
Agora que você entendeu como o feedback funciona e a sua importância, é hora de colocá-lo em prática.
Comece estabelecendo uma comunicação aberta e transparente com os seus colaboradores. Crie um ambiente seguro, no qual eles se sintam confortáveis para compartilhar suas opiniões e receber feedbacks.
Por fim, estabeleça canais de comunicação claros e regulares, como reuniões individuais e avaliações periódicas, para fornecer feedbacks no momento certo.
É fundamental ter em mente o desenvolvimento e o crescimento dos colaboradores. Afinal, para sua empresa crescer, todos precisam crescer juntos!