Você, líder, já forneceu um feedback para a sua equipe?

Saiba que, quando feito de maneira adequada, pode impulsionar o desempenho individual, fortalecer o relacionamento entre as equipes e contribuir para o sucesso geral da empresa.

Por isso, as companhias estão cada vez mais reconhecendo a importância do feedback para o crescimento e desenvolvimento de seus colaboradores.

Neste post, o blog da Alelo te explica a importância de dar feedbacks para os colaboradores e traz dicas de como utilizar essa ferramenta da maneira certa! Vamos lá?

O que é feedback? 

Feedback, traduzido do inglês, significa “dar retorno”, ou seja, ele nada mais é do que um processo comunicativo que envolve fornecer informações, opiniões, avaliações ou sugestões a uma pessoa sobre o seu desempenho e resultados alcançados. 

O feedback pode abranger diferentes aspectos, como: tarefas específicas, habilidades ou comportamentos.

Afinal, por que é importante dar e receber feedback? 

O feedback desempenha um papel crucial no desenvolvimento e crescimento dos colaboradores, e consequentemente, das empresas

Primeiramente, no âmbito individual, permite que os profissionais saibam como estão se saindo. Os pontos fortes podem ser reconhecidos e aproveitados em novos projetos e atribuições que os deixarão ainda mais motivados.

Já os pontos a serem melhorados podem então ganhar uma atenção especial, seja com treinamentos ou mentorias.

Com um espaço aberto para o diálogo e claro, segurança psicológica, tanto os colaboradores quanto a organização são beneficiados. Afinal, com transparência, confiança e colaboração, é possível criar um ambiente de trabalho mais produtivo e engajado.

Existem uma variedade de feedbacks que podem ser usados em diversas situações.

Quais são os tipos de feedback?

Existe uma variedade de feedbacks que podem ser usados em diversas situações. Aqui estão os mais comuns: 

  • Feedback positivo: reconhece e reforça comportamentos ou ações positivas, destacando o que foi feito de maneira eficaz ou excepcional. Cabe avaliar a premiação nestes casos.
  • Feedback construtivo: aponta áreas em que a pessoa pode melhorar, fornecendo orientação e sugestões para ajudá-la a aprimorar habilidades, comportamentos ou desempenho.
  • Feedback formal: é planejado e estruturado, geralmente ocorrendo em momentos específicos, como avaliações de desempenho ou reuniões de feedback. 
  • Feedback 360°: envolve a coleta de avaliações de múltiplas fontes, como supervisores, colegas e subordinados, proporcionando uma visão mais abrangente do desempenho de um indivíduo.

Cultive a cultura do feedback na sua empresa! 

Agora que você entendeu como o feedback funciona e a sua importância, é hora de colocá-lo em prática. 

Comece estabelecendo uma comunicação aberta e transparente com os seus colaboradores. Crie um ambiente seguro, no qual eles se sintam confortáveis para compartilhar suas opiniões e receber feedbacks. 

Por fim, estabeleça canais de comunicação claros e regulares, como reuniões individuais e avaliações periódicas, para fornecer feedbacks no momento certo. 

É fundamental ter em mente o desenvolvimento e o crescimento dos colaboradores. Afinal, para sua empresa crescer, todos precisam crescer juntos!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.7 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.