Conseguir a combinação ideal de competências técnicas com habilidades comportamentais é um diferencial para quem pretende ter sucesso no mercado de trabalho. Conhecido pelo termo power skills (habilidades poderosas, em tradução livre), o conceito se refere às habilidades que o profissional desenvolve e que são aptidões reconhecidas e valorizadas pelas empresas.

Quer saber como desenvolver as power skills dos seus colaboradores?

Confira este conteúdo exclusivo do blog da Alelo. Vamos nessa?

Soft Skills e Hard Skills

Para explicar de modo mais detalhado sobre os conceitos de power skills, é preciso conceituar dois termos que o originam: hard skills e soft skills. Ao contrário do que muitos pensam, essas não são duas ideias opostas, mas sim complementares.

Veja a seguir o que são exatamente cada uma delas: 

Soft Skills

O termo soft skills está relacionado às habilidades comportamentais e à forma como as pessoas interagem e trabalham com os outros.

E, ao contrário do que muitos pensam, mesmo relacionadas às características e aos traços de personalidade, as soft skills podem ser refinadas e desenvolvidas ao longo do tempo.

Envolvem questões como habilidades sociais, inteligência emocional e fluência na comunicação, além de características como:

  • Empatia;
  • Resiliência;
  • Responsabilidade;
  • Ética;
  • Liderança
  • Pensamento crítico.

Hard Skills

As hard skills são conhecimentos técnicos de um campo de atuação específico. Elas também podem ser adquiridas por meio de treinamento, educação formal, cursos e experiência prática.

Por serem questões objetivas, as hard skills são facilmente definidas e avaliadas. Exemplos comuns de hard skills:

  • Competências técnicas em áreas, como: programação, engenharia, contabilidade, design gráfico, marketing digital, etc.;
  • Conhecimentos específicos em softwares e ferramentas, como Microsoft Excel, Photoshop, AutoCAD, Salesforce, etc.;
  • Habilidades linguísticas, como fluência em um determinado idioma;
  • Certificações profissionais adquiridas por meio de exames ou treinamentos específicos;
  • Conhecimento em matemática, estatística, ciências, entre outras disciplinas acadêmicas.

É possível dizer que as hard skills são as atividades na prática, como: fazer cirurgias, construir edifícios ou escrever textos em alemão. Você tem o conhecimento ou não. 

Chamar a responsabilidade para si e resolver os problemas é uma power skill muito valorizado dentro das empresas.

A importância das Power Skills 

Explicados os termos, nota-se que é importante, para profissionais e empresas em busca de resultados, um equilíbrio entre competências técnicas e habilidades interpessoais. E é aí que aparecem as chamadas power skills.

Essas “habilidades poderosas” fazem um profissional desempenhar suas funções com destreza, sendo capaz de lidar com momentos de dificuldades e pressão. Isso porque seu repertório de competências é mais abrangente para lidar com diversas situações no dia a dia profissional.

Quais são as power skills mais importantes?

Confira a seguir as power skills mais valorizadas pelas empresas.

Proatividade 

Chamar a responsabilidade para si e resolver os problemas é algo muito valorizado dentro das empresas.

Essa capacidade de antecipar, iniciar e agir de forma ativa para criar oportunidades, solucionar problemas e alcançar metas é vista como fundamental.

Ao contrário, pessoas que apenas reagem aos acontecimentos e não demonstram iniciativa recebem pouco ou nenhum espaço para alcançar cargos mais altos. 

Profissionais que se comunicam de forma clara são percebidos como confiáveis e competentes.

Comunicação

Conseguir expressar as ideias com clareza é um artifício importante para profissionais que pretendem alcançar postos mais altos dentro das empresas, independentemente do campo de atuação.

Por meio de uma comunicação eficiente, é possível construir relacionamentos mais sólidos com os colegas de equipe, alinhar as expectativas e resolver problemas.

Essa clareza na comunicação também se reflete positivamente na imagem do indivíduo, uma vez que profissionais que se comunicam de forma clara são percebidos como confiáveis e competentes.  

Autogestão

Saber gerir a si mesmo é um traço típico de pessoas com inteligência emocional. Esse profissional consegue ponderar os pontos positivos e negativos do trabalho realizado e quais processos precisam ser melhorados. 

Em tempos de home office, em que os indivíduos trabalham de forma remota e têm maior autonomia sobre seu tempo e suas tarefas, a autogestão é ainda mais importante. Questões como foco, produtividade, comprometimento e autonomia são fundamentais.

Pensamento crítico 

É a habilidade de analisar, avaliar e interpretar informações de maneira objetiva e lógica. Essa capacidade auxilia na identificação da raiz dos problemas, na análise dos dados disponíveis e na abordagem mais adequada.

Colaboradores com essa competência contribuem para um ambiente de trabalho mais eficiente, adaptável e orientado para resultados.

Capacidade de influenciar pessoas

Nesse contexto, podem ser citados os colaboradores que conseguem inspirar aos demais.

Lembrando que essa capacidade não está necessariamente relacionada a cargos de gestão e liderança, mas sim a pessoas que aliam conhecimento prático e técnico à boa comunicação, se tornando referências no que fazem. 

Entre as características dessas pessoas, estão: carisma, capacidade de comunicação e habilidade em negociação

Desenvolva Power Skills para o sucesso no trabalho

Trabalho em equipe

Conseguir trabalhar de forma efetiva com outras pessoas é uma questão fundamental no mundo corporativo.

Esse ponto das relações interpessoais inclui a capacidade de se comunicar, ouvir ativamente, compartilhar ideias, resolver conflitos e alcançar objetivos em conjunto.

Inteligência emocional

Ter inteligência emocional é um princípio básico na construção e manutenção de relacionamentos saudáveis no trabalho (e na vida). Para isso, é importante que se reconheça, compreenda e gerencie as próprias emoções. 

Profissionais com inteligência emocional constroem confiança, promovem cooperação, estabelecem parcerias eficazes e resolvem conflitos de forma construtiva.

Como é possível desenvolver as power skills?

O desenvolvimento das power skills é um processo contínuo, que requer dedicação, prática e disposição para aprender e se adaptar.

Ao investir no desenvolvimento dessas habilidades técnicas e abstratas, os profissionais impulsionam seu próprio crescimento, além de contribuir para o sucesso da organização em que trabalham.

Pelo lado da empresa, o desenvolvimento das power skills dos funcionários agrega maior eficiência ao trabalho e colaboração entre os integrantes da equipe, o que pode contribuir com o sucesso da organização como um todo.

Algumas medidas práticas para aperfeiçoar as power skills são:

Treinamento e capacitação

Cursos, palestras, workshops e uma variedade de programas de treinamento internos ou externos são ferramentas valiosas no desenvolvimento das power skills.

O próprio profissional deve buscar essas capacitações para se desenvolver. No entanto, as empresas também precisam estar atentas e promover meios de treinar seus colaboradores.

Esses programas podem abranger temas como comunicação eficaz, pensamento crítico, trabalho em equipe e outros tópicos das power skills já citados durante este texto.

Mentoria e coaching

Ter um mentor ou coach experiente pode ajudar no desenvolvimento das power skills. Os profissionais podem fornecer orientações, feedbacks construtivos e desafios que promovam o crescimento e aprimoramento das habilidades desejadas.

As empresas devem facilitar essa transferência de conhecimento ao colocar funcionários menos experientes ao lado de colaboradores que estão há mais tempo no mercado de trabalho. Esse papel pode ser feito, inclusive, pelos líderes.

Aprendizado contínuo

Buscar conhecimento por conta própria, por meio de leitura, pesquisa e estudo é uma maneira preciosa de desenvolver as power skills.

Existem muitos recursos disponíveis, como livros, artigos, vídeos e cursos online, que podem ser explorados para ampliar o conhecimento.

Prática constante

Praticar é essencial no desenvolvimento de qualquer habilidade. Ao dedicar tempo e esforço consciente para aplicar as power skills em situações reais ou simuladas, os profissionais podem aprimorar seu desempenho e ganhar confiança.

Feedback e autoavaliação

Buscar feedback regularmente, tanto de colegas quanto de superiores, ajuda a identificar áreas de melhoria e a ajustar o desenvolvimento das power skills.

A análise consciente das próprias ações e comportamentos, como forma de autoavaliação, permite identificar pontos fortes e áreas a serem aprimoradas.

Ambiente de trabalho colaborativo

Criar um ambiente de trabalho que valorize o desenvolvimento das power skills é fundamental.

Incentivar a colaboração, a troca de ideias e o compartilhamento de conhecimento entre os colaboradores promove o aprendizado mútuo. E para isso, é essencial ter um ambiente de segurança psicológica.

Diz aí para a gente: como a sua empresa tem trabalhado para desenvolver as habilidades de seus colaboradores?

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