De volta ao normal? Ainda não. Com o relaxamento das medidas de segurança da pandemia, os números de contaminação continuam presentes. E é claro que retomada das atividades econômicas, a chegada de uma nova variante do vírus da Covid-19 levou a um aumento no número de casos em todo o país, que, por conta da necessidade de isolamento dos contaminados, têm afetado diversos negócios, incluindo restaurantes e bares.

Segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), três em cada quatro estabelecimentos do setor tiveram afastamentos na equipe por conta da Covid-19 ou da Influenza.

Ficar com a equipe desfalcada em um momento de crescimento na demanda, mesmo que por alguns dias, pode trazer muitos transtornos. Lidar com a situação demanda ainda mais esforço dos gestores.

Abaixo, preparamos algumas ações possíveis de serem adotadas para diminuir o número de casos na equipe e para reduzir os efeitos negativos dos afastamentos:

1 – Invista em máscaras mais eficientes

Ainda que a vacinação tenha avançado e muitas pessoas contaminadas tenham tido apenas sintomas leves, é preciso manter os cuidados e investir em medidas de prevenção.

Invista em equipamentos de proteção mais eficientes para os colaboradores. Forneça e peça para que todos usem máscaras mais seguras como as PFF2 e N95.

Diversos estudos, feitos por instituições como a USP e o instituto alemão Max Planck, indicam que essas máscaras são mais eficientes e oferecem uma proteção de mais de 90% contra a infecção pelo coronavírus, bem acima das máscaras cirúrgicas ou de pano.

Assim, é importante fornecer essas máscaras para os colaboradores e explicar a eles a importância do uso correto como forma de reduzir a disseminação da doença e evitar afastamentos.

2 – Equipamentos sem contato

No restaurante, adote equipamentos e materiais que diminuam o contato entre as pessoas e não descuide da higienização.

Uma saída é adotar cardápios que não necessitem de manuseio, em versões digitais ou com QR Codes.

3 – Faça remanejamentos e contrate temporários

Se, mesmo com a adoção de novas medidas de prevenção, os afastamentos ocorreram, avalie maneiras de adaptar os horários do restante da equipe e se alguns dos colaboradores conseguem trocar de turno para não deixar nenhum período desfalcado.

Caso seu negócio tenha mais de uma unidade, avalie também a possibilidade de colaboradores de uma unidade exercerem, por um curto período, as atividades em outra unidade que esteja mais desfalcada.

Caso isso não seja possível ou suficiente, recorra à contratação de colaboradores temporários, seja entre seus contatos existentes, indicações ou agências.

4 – Confira as regras trabalhistas para afastamentos

Esteja atento às regras e orientações trabalhistas para casos de infecção de Covid-19.

Recentemente, o governo publicou uma nova portaria com definições importantes, como o período de 10 dias de afastamento para casos confirmados da doença (podendo cair para 7 dias caso haja ausência de febre há pelo menos 24 horas).

Ter atenção com esses detalhes, para orientar os colaboradores e reduzir riscos de novas contaminações é fundamental para manter o ritmo na retomada. Com reforço nas medidas de prevenção e aumento no uso de equipamentos sem contato entre as pessoas, é possível prevenir afastamentos e evitar sobrecarga para o restante da equipe.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.