O início de um novo ano é geralmente sinônimo de vida nova! Isso vale para o aspecto profissional, em que vários trabalhadores aproveitam o começo de um novo ciclo para buscar uma nova trajetória profissional. Uma das principais ferramentas para isso é o LinkedIn.
Segundo dados da própria plataforma, o LinkedIn alcançou a marca de 75 milhões de usuários em 2024. O movimento foi impulsionado pela Geração Z (nascidos entre 1997 – 2012), que aumentou a sua presença na plataforma de 2,5% em 2010 para 40% no ano passado.
Além de ser a rede social ideal para se posicionar em uma nova área, o LinkedIn é também utilizado por quem deseja se realocar no mercado profissional após um período sem emprego.
Quer entender como tornar um perfil de destaque? A mentora de carreira de líderes e especialista em LinkedIn, Laura Carmo, conversou com a gente e trouxe algumas dicas para se dar bem na plataforma. Confira!
O que considerar ao mudar de carreira?
Mudar de carreira é um grande passo profissional e exige preparação do colaborador, afinal, ele vai sair da sua zona de conforto para explorar um nicho completamente novo.
De acordo com Laura, antes de iniciar um processo de transição, o profissional deve ter clareza do que as empresas estão exigindo no cargo que ele deseja atuar.
“Fazer uma pesquisa e analisar a descrição das vagas é o primeiro passo para entender exatamente quais informações, conhecimentos, experiências e palavras-chave ele poderá utilizar para construir um currículo e perfil no LinkedIn compatível com o mercado de trabalho, de forma a passar na triagem e receber convites para entrevistas de emprego”, afirmou.
Além disso, é muito importante que o profissional procure qualificações para exercer a nova função. Dependendo da mudança, pode ser necessário a realização de um curso ou até mesmo uma nova Graduação.
Leve em consideração também os motivos para fazer essa mudança. Geralmente, as principais razões envolvem:
- Busca por salários mais altos;
- Novos desafios e experiências profissionais;
- Mais qualidade de vida;
- Melhores benefícios;
- Benefícios mais atrativos;
- Mais flexibilidade.
Durante a pesquisa sobre a nova área, leve também em consideração o potencial de valorização da nova profissão para os próximos anos. Assim, o profissional poderá ter uma noção exata sobre variações na média de remuneração naquele mercado.
Tenha o LinkedIn como aliado
O LinkedIn é a maior rede social profissional do mundo, com mais de 2 milhões de empresas cadastradas somente no Brasil. É a ferramenta mais utilizada para profissionais que desejam alcançar um novo emprego, porém é preciso saber utilizá-lo da melhor forma.
“Ter um perfil completo é fundamental para que o algoritmo entenda suas competências profissionais, mas fazer conexões estratégicas, abordar recrutadores e tomadores de decisão de maneira adequada, interagir na rede e construir networking é o que realmente funciona de forma rápida e eficaz quando o assunto é recolocação”, explicou Laura Carmo.
Ter um perfil completo exige que o usuário coloque todas as suas formações e certificações, além de sua experiência profissional. Não se esqueça de incluir um resumo pessoal, contando brevemente a sua história e os seus diferenciais.
Escolhendo a foto
Um aspecto importante, porém muitas vezes subvalorizado, é a escolha da foto de perfil. Tomar a decisão correta representa a oportunidade de causar uma primeira impressão positiva.
Algumas orientações do próprio LinkedIn são:
- Utilizar uma foto profissional ou selfie de alta qualidade (400×400 pixels é o tamanho ideal;
- Evite usar uma foto da foto (por exemplo, a foto de um crachá) ou imagens de baixa qualidade;
- Use uma foto de como você normalmente se veste no trabalho;
- Nada de fotos em grupos. Isso dificulta a identificar quem é você;
- Caso se sinta confortável, escolha uma foto sorrindo. Assim, você passará uma impressão amigável e aberta no seu perfil.
Não se esqueça de adicionar uma imagem de capa que represente a sua área de atuação. Pense na composição visual da capa em conjunto com a foto de perfil e dê preferência para simplicidade, sem muitos elementos complexos e distrativos.
Como tornar o perfil do LinkedIn mais atrativo?
Com o cadastro completo e a foto de perfil definida é hora de colocar em prática algumas técnicas que vão fazer com que você se destaque em meio à plataforma.
Segundo Laura, o usuário precisa primeiramente entender como os recrutadores fazem a busca ativa por candidatos. A maioria utiliza o LinkedIn Recruiter, uma ferramenta com 40 filtros disponíveis para encontrar talentos.
“Os filtros mais importantes são localização, cargo, tempo de experiência e palavras-chave que podem ser encontradas ao longo de todo o perfil do profissional, como no título, no “sobre”, nas “experiências profissionais” e no campo de “competências”. Ter um perfil completo, objetivo e alinhado aos requisitos do mercado é o melhor caminho para receber abordagens de recrutadores no LinkedIn”, explicou a especialista em LinkedIn.
Para atrair pessoas para o seu perfil, uma estratégia comum é investir em palavras-chave dentro da área de atuação. Para encontrar as melhores palavras-chave, vale verificar quais são as habilidades técnicas que as principais vagas usam em sua descrição.
Assim como toda rede social, o objetivo do LinkedIn é estimular o networking. Portanto, busque interagir com profissionais do mesmo campo de atuação para gerar conexões.
E nada de dar um “ghosting”! Manter o perfil ativo também é muito importante. Ao ficar muito tempo sem postar, passa a impressão de que a página está abandonada. Para evitar isso, considere produzir conteúdos próprios, dando preferência para temas que você domina e tem experiência.
Ranqueando o currículo
Sim, existem técnicas importantes que podem ajudar a ranquear o currículo para vagas desejadas no LinkedIn. Segundo Laura, alguns ajustes sutis no documento antes da candidatura já podem fazer a diferença.
“É essencial otimizar o documento de acordo com a vaga, como adicionar uma ferramenta ou conhecimento que é requisito obrigatório, que o candidato tem conhecimento, mas que ainda não está no currículo. Isso também serve para demais informações e palavras-chave”, explicou.
De acordo com a especialista, a ideia não é criar um novo currículo do zero, mas sim complementá-lo rapidamente antes da inscrição. Isso garante maior aderência e compatibilidade com a vaga.
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