Ouça esta matéria sobre youtube para empreendedores clicando no player:

No celular ou no desktop, a plataforma de compartilhamento de vídeos YouTube tem como público fiel os adolescentes. Mas, empreendedores e empresários podem encontrar no canal um vasto material de pesquisa e inspiração para seus negócios. De tutoriais a entrevistas, o serviço agrega uma infinidade de conteúdos disponibilizados gratuitamente. Exige, entretanto, uma certa curadoria.

“A dica é investir nos canais produzidos por instituições já reconhecidas pela qualidade de seu trabalho, que tendem a apresentar conteúdos mais confiáveis”, explica Paulo Silvestre, professor da PUC-SP, consultor de mídia, cultura e transformação digital.

Silvestre lembra que o YouTube lançou recentemente uma versão “premium” com conteúdos exclusivos, o YouTube Red. Portanto, para acessá-lo, é necessário pagar uma assinatura mensal de R$ 20,90. Entre as vantagens, há a possibilidade de assistir aos vídeos sem anúncios.

Nem só de sucesso vive o empreendedorismo

Para Alexandre Bessa, professor de canais digitais da pós-graduação da ESPM, em São Paulo, ao buscar os canais é importante saber que muitos deles voltados para empreendedores “sintetizam exemplos bem sucedidos mostrando apenas o lado bom de quem persistiu.”

Entretanto, Bessa reforça que “são narrativas de resiliência que, dependendo da situação do empreendedor que assiste, podem causar mais dano do que incentivar boas práticas”, diz. Por isso, ele aconselha navegar por canais oficiais brasileiros e no exterior, que tragam aprendizado e busquem despertar a curiosidade e o pensamento lógico.

Além disso, para os canais internacionais em inglês, o professor lembra que o YouTube tem legenda nos vídeos e também possui um serviço de tradução automática.

Confira abaixo uma lista de 15 canais nacionais e internacionais sugeridos pelos entrevistados:

Canais do YouTube para Empreendedores, em português:

Oferece dicas, lições e histórias de empreendedores de alto impacto. São palestras, entrevistas e relatos sobre temas como gestão, marketing, planejamento estratégico e finanças.

Flavio Augusto, fundador da rede de escolas de idiomas Wise Up, apresenta vídeos com histórias e dicas para quem quer ter destaque e sucesso no empreendedorismo.

Reúne vídeos que trazem pesquisas sobre análises, tendências e comportamento de consumo. O conteúdo também oferece dicas de marketing que ajudam os empresários na tomada de decisões.

Reúne vídeos inspiradores com histórias de empresas que conseguiram reduzir custos e prosperar no mercado. Também dá dicas relacionadas às finanças.

Embora os Ted Talks, palestras com ideias inspiradoras de até 18 minutos, surgiram nos Estados Unidos, há muitas apresentações de brasileiros. A lista de vídeos é grande e os assuntos variam desde dicas de empreendedorismo, comportamento de consumo, cultura, política, educação, voluntariado e até vídeos motivacionais.

Traz notícias, entrevistas, análises e documentários. Boa pedida para que empreendedores e empresários fiquem bem informados sobre todo o noticiário e não só sobre economia.

Canal recheado de conteúdo de qualidade, apresentado de forma didática. Destaque para a lista de vídeos “Tira-Dúvidas”, que exemplificam problemas bem brasileiros e podem ser considerados aulas sobre os assuntos.

Canais do YouTube para Empreendedores, em inglês:

É uma lista de vídeos do canal “Crash Course”, essencial para empreendedores. São aulas de macro e microeconomia que partem de exemplos simples e didáticos. Acima de tudo, te mantém atualizado em relação às novidades do empreendedorismo.

Aborda temas do mundo do empreendedorismo de forma prática, com dicas em tópicos e mostrando como fazer. Também publica entrevistas com jovens visionários. Portanto, essencial para quem busca praticidade na conquista de novos conhecimentos.

Coach americana, palestrante motivacional, autora e apresentadora de televisão, ficou conhecida por ser a idealizadora e gestora da B-School, uma escola de empreendimento com franquias espalhadas pelo mundo. Em seu canal, reúne vídeos com dicas, tendências e entrevistas do mundo dos negócios.

Com o slogan “o mundo é complicado”, o canal se propõe a discutir métodos e cenários econômicos. Traz vídeos interessantes que falam, por exemplo, de companhias e respectivas atuações, relacionadas às suas geopolíticas, revelando números e reportando comportamentos de consumo.

Vídeos com ideias “fora da caixa” que ajudam a colocar assuntos, como os de cultura pop, tecnologia e arte, em uma outra perspectiva. Em outras palavras, um conteúdo que pode te ajudar com inspirações e insights.

Algumas outras opções, também em inglês:

Canal de uma das escolas de negócios mais famosas do mundo, pretende ensinar sobre gestão e desenvolver novos líderes. Na seção “View From The Top” (Visão do Topo, na tradução) traz uma série de entrevistas com CEOs das empresas mais importantes do mercado.

Neste canal, organizado pelo palestrante e autor do livro “4 horas por semana”, Tim Ferriss você encontrará vídeos curtos com dicas sobre empreendedorismo, além de entrevistas com empresários de sucesso.

Vídeos contam a história de marcas e produtos famosos no mundo todo. Tratam inclusive das companhias que entraram em declínio porque não conseguiram evoluir. Mesmo as histórias de não sucesso são contadas de forma clara, apontando as tendências, problemas e soluções apresentadas ao longo da vida da empresa.

E aí, o que achou da nossa lista de canais no YouTube para Empreendedores? Aqui no Blog da Alelo já abordamos outros assuntos que podem ser do interesse do público empreendedor como essa lista de 11 aplicativos indispensáveis para empreendedores.

salário mínimo 2020

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.