O termo capacitismo é utilizado quando a capacidade e a aptidão das pessoas é subestimada em virtude das suas deficiências.

Esta crença parte da concepção de que existe um único padrão de corpo, mente ou comportamento definido como o ideal para a espécie humana. O que não é verdade!

Por isso, no Brasil existem algumas leis que garantem o direito da pessoa com deficiência (PcD). Como é o caso da LBI (Lei Brasileira de Inclusão), que contempla desde a acessibilidade em estabelecimentos comerciais, como também no ambiente digital, na educação e no trabalho, além de também punir pessoas e organizações que desrespeitam e agridem as pessoas com deficiência.

Então se você quer que a sua empresa seja inclusiva, é muito importante estar atento à acessibilidade, inclusive nos processos de recrutamento e seleção.

Por isso, hoje o Blog da Alelo traz uma entrevista com a Maria Patrícia Gomes de Lima, Analista de G&T (Gente & Transformação) da Veloe, mulher preta e pessoa com deficiência física, representante do Grupo de Afinidades de PcDs da Alelo, Veloe e Pede Pronto.

Vamos lá?

Fale um pouquinho sobre o seu trabalho e responsabilidades no time de Gente & Transformação.

Em G&T, atuo em Consultoria Interna, sendo ponto focal na Diretoria Veloe, solucionando e
direcionando temas gerais de RH para áreas corporativas e em Talent acquisition na Alelo,
Veloe e Pede Pronto.

Além de ser também ponto focal em vagas exclusivas para profissionais com
deficiência, e afirmativas com foco nos pilares da Diversidade.

Como Líder do grupo Pertencer (grupo de afinidade PcDs) e membro da SQUAD-GOVERNANÇA Alelo, Veloe e Pede Pronto, nos pilares de PcD, raça, gênero e LGBTQIA+, em parceria com integrantes,
desenvolvo iniciativas e campanhas para conscientização com foco em equidade e inclusão.

Como a inclusão de PcDs é vista no mercado de trabalho, na sua opinião?

Percebermos a ampliação das iniciativas relacionadas a diversidade, porém poucas de fato incluem a pessoa
com deficiência.
Inclusão, vai além da abertura de vagas exclusivas para pessoas com deficiência e sua
contratação. Para que ela aconteça, é necessário EQUIDADE, ou seja, oferecer oportunidades e
condições necessárias para que profissionais com e sem deficiência, realizem suas entregas e
desenvolvam-se profissionalmente dentro da empresa.

Maria Patrícia Gomes de Lima, Analista de G&T (Gente & Transformação) da Veloe

Por meio da implementação de soluções, como tecnologias assistivas e acessibilidade, não somente para participação de reuniões de equipe, fóruns e programas de capacitação, mas também acesso a todo ambiente e eventos organizacionais.

Vale ressaltar a importância do engajamento da alta liderança com o tema, além da conscientização contínua dos colaboradores, a fim de eliminar vieses inconscientes e contribuir para um ambiente corporativo mais inclusivo.

Como o tema capacitismo se relaciona com o processo de recrutamento?

Alguns exemplos de processos seletivos capacitistas seriam:

  • Anúncio de vagas, tendo como requisito tipos de deficiência, que reforce mais a deficiência do que o cargo, competências e skills necessários à posição;
  • Triagem de currículos com vieses inconscientes, ou seja, eliminando currículos de candidatos com determinados tipos de deficiência em função da crença de que isso impede que tenham determinadas competências técnicas e interpessoais;
  • Abordar candidatos ofertando vagas exclusivas para profissionais com deficiência, desconsiderando suas experiências, área de atuação e formação acadêmica.

Quais ações podem garantir a inclusão de PcDs em recrutamentos?

Em meu dia a dia como recrutadora, identifiquei falta de equidade em um teste aplicado por um terceiro em nosso processo seletivo, e com o apoio do time de consultoria interna, questionei a empresa fornecedora e adaptei para que pessoas com deficiência conseguissem realizá-lo.

No lugar de: “Grave um vídeo sobre por que gostaria de fazer parte desta empresa”, o correto é: “Grave um vídeo, áudio ou disserte sobre por que gostaria de fazer parte desta empresa.”

(Nota: no segundo exemplo, caso o candidato tenha alguma limitação em gravar o vídeo, poderá escolher outra forma, sem qualquer prejuízo no seu desempenho.)

Aqui na Alelo, revisamos nossa página de carreira para garantir equidade em nossos processos, ou seja, que todos candidatos, com e sem deficiência, tenham acesso às nossas oportunidades.

Além de oferecer condições de acessibilidade necessárias para aplicação na vaga e a conscientização do time de atração de talentos, a fim de eliminar vieses inconscientes na avaliação do candidato.

E claro, ao convidar candidatos para a entrevista, verificar com antecedência questões de acessibilidade (acesso ao local de entrevista, necessidade de intérprete ou recursos tecnológicos).

Como você entrou para o Grupo de Afinidades de PcDs?

Iniciei minhas trocas com o grupo de pessoas com deficiência na Alelo com a ideia de gravar um “vídeo- vaga” com todos recursos de acessibilidade, e a participação de profissionais com deficiência da empresa.

Compartilhei a ideia com Líderes do TODES, responsáveis por temas relacionados à diversidade, e também com o time de Marketing, e toparam. Ficou um vídeo lindo!

Em 2020 o TODES lançou os grupos de afinidades (PcDs, Mulheres, Pessoas Pretas e LGBTQIA+), quando passei a ser uma das integrantes.

Com isso se iniciou uma 2° fase na Alelo que vai de encontro com meu propósito de vida! Algo que tenho me dedicado, inclusive, como voluntária fora da empresa.

Como o Grupo de Afinidades se relaciona com seu propósito pessoal?

Atualmente, como líder do grupo de afinidade do grupo de pessoas com deficiência e membro da Squad de Diversidade, posso dizer que mais uma vez a Alelo e o time de ESG me deram espaço para promoção da inclusão, e para seguir meu propósito de vida:

me relacionar com pessoas e por meio da escuta conhecer suas diversidades, apoiá-las e orientá-las quando necessário. Proporcionando momentos de troca e uma escuta respeitosa entre níveis gerenciais de grandes organizações. Para assim, executar planos de ações verdadeiramente necessários, a fim de tornar o mundo mais inclusivo, justo e com equidade.

No Grupo de Afinidade, temos liberdade para ser! E a cada troca notamos e demonstramos por meio de cada plano de ação concluído, que apesar do mundo não ser pensado para pessoas com deficiência, a inclusão dentro e fora do ambiente corporativo é possível.

Que tipos de ações o Grupo de Afinidades de PcDs realizam?

Listo abaixo, algumas entregas do grupo:

  • Live sobre capacitismo para toda empresa;
  • Isenção da Coparticipação para PcDs no plano de saúde;
  • Guia para legenda no Teams (aplicativo para comunicação interna);
  • Áudio descrição no Falaí, a reunião geral que ocorre virtualmente todo mês;
  • Publicações relacionadas ao calendário de Diversidade: textos, Podcasts e campanhas de conscientização;
  • Gravação do Escutaí (Podcast interno da Alelo) sobre o Dia Internacional da Conscientização do Autismo;
  • Tour de Acessibilidade no novo escritório com o Grupo de Afinidade de PcDs com o intuito de tornar o ambiente de trabalho da Alelo, Veloe e Pede Pronto cada vez mais diverso e inclusivo;
  • Pesquisa de Acessibilidade para Deficientes Auditivos.

Na sua opinião, qual a ação de maior impacto até então?

Conduzi meu 1° Setembro Verde dentro da Alelo BrasilVeloe e Pede Pronto. Semana de apoio a luta e dedicada à conscientização sobre a importância da acessibilidade e inclusão.

Apresentei ideias e por meio de conversas, escuta ativa e respeitosa com colegas com deficiência participantes do grupo de afinidades, estruturamos JUNTOS ações de conscientização. Para que nossos colaboradores, de forma prática e empática, pudessem vivenciar a rotina de uma pessoa com deficiência, dentro e fora do ambiente corporativo.
O Resultado foi uma semana com trocas incríveis e APRENDIZADO.

“NADA SOBRE NÓS, SEM NÓS”
100% das atividades foram aplicadas e monitoradas por pessoas com deficiência!

Conheça algumas ações do Setembro Verde de 22

Fernando Gutemberg Dias de Souza auxilia a colega no Café às cegas

Café às cegas

Convidados a uma experiência sensorial, os colaboradores exploraram seus sentidos em um cardápio especial, aprenderam como abordar pessoas cegas ou com baixa visão para oferecer ajuda, como identificar o tipo de deficiência pela cor da bengala e manter um ambiente mais acessível.

Ao lado, Fernando Gutemberg Dias de Souza, Analista de Planejamento do time Comercial auxilia a colega.

Happy Hour Sem Barreiras

Você já parou para pensar na falta de acessibilidade para pessoas com nanismo ou baixa estatura nos ambientes que frequenta? Ou em quantas barreiras uma pessoa com cadeira de rodas enfrenta para chegar ao trabalho ou um simples Happy Hour? Para conquistar a cervejinha, nossos colaboradores foram desafiados a um tour para conhecer um pouco desta realidade.

Luana Ferla Oliveira, Analista Comercial, tenta alcançar o petisco no HH.

Cesario Nakamura

Fotografias Táteis

Nossos colaboradores foram convidados a conhecer o mundo por meio das mãos, explorando pelo tato e aprendendo a descrever objetos de forma mais detalhada.

Na foto ao lado, Cesario Nakamura, CEO da Alelo, Veloe e Pede Pronto, faz uma viagem tátil à Roma.

Vale ressaltar, que em todas as atividades, tivemos o engajamento e participação ativa de colaboradores e alta liderança Alelo, Veloe e Pede Pronto. Algo essencial para um ambiente mais inclusivo.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.