Alelo apresenta soluções de mobilidade em maior evento sobre tendências do setor na América Latina

Companhia destacou modelos de carro compartilhado e carona durante a V Conferência Global PARAR, realizada em São Paulo

A Alelo apresentou seus projetos inovadores durante a V Conferência Global PARAR, maior evento de mobilidade corporativa da América Latina. Com 22 horas de programação nos dias 8 e 9 de novembro, cerca de mil profissionais — entre CEOS, gestores de frota, de RH, de Sustentabilidade e de Facilities, players do setor automotivo e jovens empreendedores — discutiram o tema na Amcham Brasil, em São Paulo. Com transmissão ao vivo, a organização estima que o evento tenha impactado aproximadamente 10 mil pessoas em 30 países.

Entre especialistas relevantes na questão da mobilidade, como Steven Choi, engenheiro do Google responsável pelo carro autônomo, Sandro Valeri, líder da Embraer no Vale do Silício a frente do projeto de carros voadores em parceria com o Uber, e Lukas Neckermann, especialista e autor de dois livros sobre o tema, a Alelo se posicionou como agente ativa nas tendências das questões globais da mobilidade .

Roberto Niemeyer, Diretor de Despesas Corporativas da Alelo, apresentou as soluções da empresa, como o modelo de carona, que incentiva o compartilhamento de rotas entre seus funcionários. Iniciado como projeto piloto na sede da companhia, em Alphaville, o mecanismo estimula que os colaboradores utilizem seus veículos para transportar mais pessoas e contribuir na redução do trânsito. Para estimular, eles são premiados com pontos Livelo. Em dois meses, 60% dos funcionários da matriz aderiram ao programa e foram realizadas centenas de caronas, além de 1,2 mil horas de networking entre colaboradores, 8,5 mil quilômetros percorridos e cerca de uma tonelada a menos de CO2 a menos na atmosfera.

Além disso, Roberto falou sobre a solução de Carro Compartilhado, a primeira plataforma corporativa de compartilhamento 100% digital do Brasil. A iniciativa funciona por meio de um aplicativo onde é possível selecionar o veículo, local de retirada, realizar o check-in e abertura de portas, bem como a devolução e check-out do carro. “Estamos pensando na ociosidade dos veículos em horário comercial. A ideia é que o compartilhamento ajuda a reduzir custos e otimizar o uso dos carros”, diz o executivo. Além disso, a Alelo mantém parceria com a empresa recém-lançada Urbano LDSharing, que disponibiliza veículos, alguns deles elétricos, para uso compartilhado em pontos de São Paulo.

Roberto chamou atenção para a mobilidade como uma questão importante de retenção de talentos nas companhias. Uma pesquisa realizada pela Alelo em parceria com o Ibope, em 2016, ouviu 2 mil pessoas e constatou que um terço delas aceitaria mudar de emprego mesmo que fosse para ganhar menos, desde que tivesse um tempo menor de deslocamento até a companhia. “Esse cenário revela que a questão da mobilidade vai muito além do transporte de cargas”, diz.

Segundo o executivo, os gestores de frota são as peças chave para auxiliar nessa mudança de cultura dentro das companhias. “Prover alternativas de transporte, seja carona, carro compartilhado ou outro formato deve partir do gestor, que cada vez mais se torna peça estratégica nas corporações”, avalia.

Para ajudar nessa tomada de decisão, a Alelo trouxe novidades no evento como o Painel da Frota, ferramenta inteligente de gestão de indicadores para facilitar o dia a dia do gestor de frotas. Por meio do painel, que possui um layout moderno e interativo, com infográficos que assinalam rankings e até mesmo se há CNH`s vencidas ou próximas do vencimento, os gestores podem apurar os dados de maneira mais rápida e fácil. Além disso, a companhia destacou o aplicativo Minha Frota, uma plataforma digital para ajudar na tomada rápida de decisão do gestor, que oferece mais agilidade em ações como carga complementar direto nos cartões, por exemplo. “Nosso papel como empresa é fornecer insumos estatísticos para que os gestores tenham poder de argumentação nas companhias e façam cada vez mais parte da evolução da mobilidade”, conclui Roberto.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.