A competitividade dentro do setor de alimentação é acirrada.

Por isso, fazer a análise de concorrentes é um mapeamento fundamental para quem quer se destacar diante de outros restaurantes, bares, lanchonetes e padarias.

Um estudo realizado pelo Instituto Foodservice Brasil (IFB), demonstra que o Brasil possui 1,6 milhão de estabelecimentos ativos no setor de foodservice, modo como são denominadas empresas que preparam refeições e produtos alimentares para consumo fora de casa.

Isso quer dizer que a concorrência é grande, por isso é preciso se armar de informações importantes. 

Veja a seguir como fazer a análise de concorrentes e ter boas lições para alavancar os seus negócios.

Bora lá?

O que é concorrência?

Concorrência pode ser entendida como uma situação em que entidades como empresas ou mesmo indivíduos competem por recursos, oportunidades ou objetivos semelhantes.

Essa competitividade é abordada em várias áreas da sociedade e, dentro do mundo dos negócios, ela ganha ainda mais peso, uma vez que está relacionada a perdas e ganhos econômicos.

Dentro desse contexto, a disputa pelos mesmos clientes ou mercado-alvo é o que caracteriza um concorrente e isso envolve questões como a busca por uma fatia maior do mercado, a melhoria de produtos e serviços e, por fim, a maximização dos lucros.

O que é a análise de concorrentes?

Com o entendimento dos níveis de competitividade do mercado, o empresário pode criar estratégias para se destacar diante dos concorrentes.

E sabendo quem são, é possível entender como agem, identificar quais são seus pontos fortes e fracos, e de qual maneira promovem aspectos como:

  • Comunicação com o público-alvo;
  • Divulgação e promoção dos produtos;
  • Precificação;
  • Campanhas de marketing;
  • Canais de comunicação. 

5 forças de Porter

Guru e autor de livros sobre estratégias de negócios, o norte-americano Michael Porter é o pai teórico das “5 forças de Porter”. Esse framework é estudado desde a década de 1970 em escolas de administração e marketing pelo mundo. 

Na análise de Porter, lidar com a concorrência está no centro de uma estratégia de negócio. Segundo ele, isto envolve questões como a disputa de atenção, interesse e, sobretudo, o bolso do consumidor.

As 5 forças de Porter são:

  • Rivalidade entre concorrentes;
  • Poder de barganha dos fornecedores;
  • Poder de barganha dos compradores;
  • Ameaça de novos entrantes;
  • Ameaça de produtos ou serviços substitutos.

Essa análise, que se tornou um clássico, foi apresentada por Michael Porter na Harvard Business School, em 1979, e posteriormente publicada como artigo na revista de Harvard. 

Antes da intervenção de Porter, a disputa por espaço entre as empresas estava focada em um conceito mais raso de rivalidade. 

Com o artigo publicado, os acadêmicos e demais interessados pelo assunto passaram a interpretar essa análise de competição entre as empresas com maior profundidade dentro do marketing. 

A importância da análise de concorrentes

Muitos gestores pensam que fazer o trabalho interno de modo correto já é o suficiente para que a empresa conquiste dinheiro e clientes, mas não é bem assim. 

A análise de concorrentes permite criar estratégias olhando bons exemplos de restaurantes de sucesso.

Ficar atento ao modo de agir e como é a prática de outras empresas, é poder enxergar o mercado de uma perspectiva diferente

Com a análise de concorrentes o empresário é capaz de:

  • Entender o mercado;
  • Identificar oportunidades;
  • Aprimorar a estratégia;
  • Prever tendências;
  • Aumentar as vendas;
  • Impulsionar o seu faturamento;
  • Posicionar melhor a sua marca.

Tipos de concorrentes

Para entender melhor o funcionamento da análise de concorrentes, os tipos de concorrentes podem ser divididos em três. Vamos a eles:

  1. Concorrência direta

Aqui são incluídas as empresas que disputam mercado diretamente com a sua, ou seja, que atraem o mesmo público-alvo. 

Um exemplo disso são: restaurantes próximos, que oferecem o mesmo tipo de serviço com faixa de preço similar, ou lanchonetes localizadas no mesmo bairro e que abrem para funcionamento nos mesmos dias e horários.

2. Concorrência indireta

Nesse caso, é quando o público-alvo é o mesmo, mas os produtos são diferentes

Um restaurante de comida vegana, uma churrascaria e um fast-food não competem exatamente pelo mesmo público, têm faixas de preços diferentes e podem nem mesmo atuar no mesmo horário, mas por trabalharem no setor alimentício são considerados concorrentes indiretos. 

3. Concorrência por substituição

É a mais difícil de identificar, uma vez que essa concorrência ocorre não porque os dois estabelecimentos disponibilizam o mesmo produto, mas porque ambos concorrem pelos mesmos clientes. 

Aqui o exemplo que pode ser dado é uma pizzaria e uma loja de roupas. As duas não vendem o mesmo produto e nem atuam no mesmo segmento, mas um consumidor pode ficar em dúvida entre sair com a família para um noite de pizza ou comprar uma calça nova. 

O que deve ser analisado? 

Um questionamento que com certeza surge na cabeça de um empresário do setor de alimentação é: o que faz o cliente escolher um restaurante concorrente e não o meu? 

Para identificar os pontos de destaque do seu negócio e estabelecer uma vantagem competitiva sustentável, é necessário levar em conta alguns aspectos. Veja a seguir:

1. Quem são os concorrentes

Definir quais são seus principais concorrentes e monitorar como eles trabalham é a primeira atitude a ser tomada por um proprietário de restaurante. 

Nessa análise, é possível detalhar informações e avaliar os outros estabelecimentos do bairro ou da cidade sobre aspectos como:

  • Modelo operacional;
  • Faixa de preço trabalhada;
  • Oferecimento de promoções;
  • A localização;
  • O público-alvo atingido.

Com esse monitoramento, fica mais fácil prever costumes e tendências da sua possível clientela. 

Como a análise de concorrentes mapeia o restaurante “rival” e garante insights importantes

2. Localização

A localização é uma das decisões fundamentais no momento de implantar um empreendimento. Com essa pesquisa, se avalia as circunstâncias mercadológicas de um investimento, a partir da determinação de sua localidade geográfica

Em outras palavras, dependendo do bairro escolhido, ou mesmo da rua, você terá informações sobre o perfil do consumidor da região, se é um bairro residencial ou com muitas empresas, a acessibilidade e o tráfego no local , se há uma área para instalar um estacionamento, entre outros.

Verifique também quantos concorrentes estão em um determinado raio de distância do seu restaurante.

3. Preço e valor agregado

A política de preços é outro fator fundamental na análise. Não é somente porque o seu preço é mais barato que o da concorrência, que as pessoas vão optar pelo seu restaurante.

Oferecer itens diferenciados, mesmo que com um preço superior em relação aos outros estabelecimentos, com certeza cria uma cultura de valorização dos produtos do seu restaurante por parte dos consumidores. 

Se o seu cliente tiver uma ótima experiência, com bom atendimento, produtos de qualidade e entender que ali é um lugar especial, provavelmente estará disposto a pagar um pouco a mais.  

Mas também não é indicado subir esses preços demais, só para que seu estabelecimento seja um lugar “premium”. O objetivo é trabalhar na percepção de valor do consumidor.

4. Opinião do cliente

Estar por dentro da opinião sobre o seu estabelecimento – e também sobre os serviços da concorrência – é uma boa maneira de conhecer o mercado e fazer a análise de concorrentes.

Afinal, são essas pessoas que vão consumir no seu restaurante e a opinião delas é um guia para os passos que seu estabelecimento deverá seguir.

Para conseguir essa opinião, existem duas técnicas:

  • Usar pesquisas de satisfação;
  • Adotar a abordagem do cliente oculto, que envolve uma pessoa visitando um estabelecimento para avaliar sua dinâmica.

5. Presença online

Hoje em dia, é quase impossível um empreendimento conseguir sucesso sem uma mínima presença online. As vantagens de ter sua empresa na internet são muitas. 

Coloque o seu restaurante nas redes sociais, faça imagens da fachada, dos pratos do dia, dos colaboradores, etc.

Para conseguir bons resultados, dedique um tempo para estudar os canais digitais e entender questões como a frequência da publicação, como interagir com o público e o modo de conseguir engajamento.

As vantagens de ter sua empresa na internet são muitas.

Acompanhe seus concorrentes com a Alelo

Você sabia que conhecer seus concorrentes pode ser ainda mais fácil se você for um parceiro Alelo

Com o Painel Meu Negócio, você acompanha o movimento do estabelecimento por meio de relatórios, a frequência da clientela, o desempenho da concorrência, etc. Tudo isso com informações precisas. Assim, fica muito mais fácil para tomar decisões. 🙂

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