Responda rápido: você dá uma olhada nas redes sociais de um restaurante antes de visitá-lo?

Bem provável que sim, não é mesmo? Por isso, o meio digital deve estar presente na estratégia dos estabelecimentos comerciais – seja para atrair novos clientes, divulgar um prato diferente, estreitar o relacionamento ou falar de alguma promoção.

É isso que trouxemos neste conteúdo aqui sobre SEO para estabelecimentos comerciais.

“Hoje em dia, todo mundo precisa estar numa rede social. As pessoas buscam ideias, referências e indicações nas redes, que servem para chamar a atenção de novos usuários e despertar neles intenção e desejo ao ver que o espaço é instagramável, por exemplo”, afirma João Finamor, professor de marketing digital do Prime MBA ESPM, em Porto Alegre (RS).

Se você quer expandir sua atuação nas redes sociais para gerar mais resultados para o seu estabelecimento, confira as dicas dos especialistas.

Bora caprichar?”

Redes sociais para estabelecimentos: qual plataforma escolher

Ao implementar uma estratégia de redes sociais para estabelecimentos, considere o perfil do seu cliente e do modelo do negócio.

Segundo João Finamor, o Tiktok “é uma ferramenta incrível para bares e restaurantes, seja pelos próprios trenders (que ditam tendências) que dão dicas de comer e lazer na cidade, seja para o próprio restaurante construir seu perfil na rede e conseguir um awareness (conhecimento de marca) muito legal”.

Cada rede tem um perfil, com características específicas como dados demográficos, de interesse e outras. “A gente entende que o Facebook, por exemplo, é um público mais velho, e voltado a classes sociais mais populares, então se o perfil do restaurante é esse, vale procurar essa rede. Já o Instagram hoje é a rede social mais popular no Brasil, então se o negócio quer abrangência vale investir nessa plataforma”, afirma João Finamor.

Planejamento da rede social: defina a periodicidade das postagens

As características únicas de cada rede social interferem na periodicidade e frequência dos conteúdos. De toda forma, é essencial manter uma regularidade, visto que ações pontuais não geram tanto retorno como aquelas que promovem a interação entre cliente e o estabelecimento.

Portanto, estabeleça a frequência diária ou semanal de postagens e tenha sempre em mente quais os objetivos e o impacto esperado da comunicação.

E não esqueça de medir os resultados. Com isso é possível fazer adaptações e melhorias nos conteúdos. E falando nisso…

Que tipo de conteúdo postar nas redes sociais de um estabelecimento

“É recomendável fazer um calendário editorial e pensar em algo que traga uma diferenciação de conteúdo, seja conteúdo institucional, sobre a equipe, os pratos, os drinques, para contar narrativas visuais”, comenta João Finamor.

Ele sugere fazer listas, como:

  • “5 drinques mais pedidos”;
  • “5 lançamentos”;
  • “o prato mais exótico”;
  • “o prato mais pedido”.

As listas funcionam bem em qualquer rede social e você ainda pode contar com a ajuda dos seguidores pedindo a opinião deles nos comentários ou ainda usando recursos das plataformas, como votação, quiz, etc. Estimule o engajamento!

Aqui no Blog da Alelo por exemplo, temos a série “Mês virou, Alelo recheou“, com listas de indicações de restaurantes parceiros.


Seu estabelecimento é instagramável (ele sai bem na foto)?

Ao compartilhar fotos ou vídeos, deve-se antes analisar: o espaço é bonito? Os pratos e a louça no geral têm uma boa apresentação? Todas essas perguntas devem ser feitas antes de sair publicando fotos de comidas, orienta o professor da ESPM.

Afinal, fazer bons registros de alimentos não é tarefa fácil. Inclusive, existem fotógrafos especializados neste tipo de foto. Além do equipamento apropriado, eles têm um olhar treinado e técnicas para deixar os pratos super apetitosos.

Mulher branca, de cabelos escuros, curtos, vestindo blusa regata e postando selfie com um suco

Um outro caminho é incentivar os próprios clientes a compartilharem fotos do seu estabelecimento. Lembre-se que se tem uma coisa que as pessoas gostam de postar, é foto de comida!

Por isso, capriche na finalização dos pratos e enfeites dos drinks. Monte espaços com com cenários convidativos para aquela selfie.

O professor também sugere avaliar a possibilidade de parceria ou permuta com criadores de conteúdo. “Naquele dia de movimento mais fraco, convide um grupo de influenciadores para ir comer no restaurante.”, recomenda João.

Avaliações dos clientes: fique atento às reclamações

A voz do cliente é o principal termômetro da operação. E se tem uma coisa que uma estratégia de redes sociais para estabelecimentos faz, é dar voz aos consumidores. Portanto, fique atento às reclamações.

Tome nota dos pontos de atenção que o cliente sinaliza e seja ágil para fazer ajustes internos.

Investimento em anúncios pagos 

Para investir em anúncios pagos, é preciso considerar o perfil do público que você quer atingir, pensar com cuidado nos formatos utilizados, e é claro, definir quais os resultados esperados da ação:

  • Interação nos posts;
  • Novos seguidores;
  • Visualizações da campanha;
  • Novas vendas, etc.

E quando se trata de vendas, para ter resultados deve haver um forte atrativo para o público. O que o fará comprar mais do seu estabelecimento? Que tipo de promoção você está disposto a oferecer?

Como administrar sua presença digital

Se você está acompanhando a série de posts sobre a importância da digitalização dos negócios, já deve ter percebido que não basta criar os canais digitais. É preciso mantê-los atualizados.

E quando se trata de diversas redes sociais, site, cardápio digital, marketplaces, etc, encaixar a gestão de todas estas plataformas no dia a dia de um empresário não é fácil.

Pensando nisso, a Alelo traz um parceiro especial para te ajudar com a administração da presença digital do seu estabelecimento comercial. Conheça a Hublocal.

Alguns serviços oferecidos:

  • Integração em múltiplos canais, mecanismos de busca, mapas, listas da internet e muito mais;
  • Melhora do seu posicionamento orgânico;
  • Atualizações em tempo real;
  • Respostas automatizadas para avaliações;
  • Disparo de postagens para todos os canais;
  • Suporte para sites de busca e mapas online.

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