Nos últimos anos, o Brasil tem enfrentado uma queda significativa nos índices de leitura da população. E sabia que esse dado pode afetar o dia a dia interno da sua empresa?

A edição 2024 da Pesquisa Retratos da Leitura revelou um dado alarmante sobre o consumo de livros no Brasil: houve uma redução de 6,7 milhões de leitores no país e 53% das pessoas não leram nem parte de uma obra literária. 

Apesar de alarmante, não é um cenário recente. Como diria Carlos Drummond de Andrade, “a leitura é uma fonte inesgotável de prazer, mas por incrível que pareça, a quase totalidade, não sente esta sede”. 

Mas esse fenômeno não só reflete um comportamento cultural, como também traz sérias implicações para empresas de diferentes setores. Esse cenário pode impactar diretamente na produtividade, inovação e no ambiente de trabalho da sua organização.

Com a redução da leitura entre os brasileiros, muitos profissionais têm perdido a prática de consumir conteúdos que estimulam o pensamento crítico e a criatividade.

Pensando nisso, preparamos um texto completo sobre como a diminuição do índice de leitura no Brasil afeta a cultura organizacional da sua empresa

Vamos nessa?

Quais são os benefícios da leitura?

Em um primeiro momento, é importante entender os benefícios de consumir os livros no dia a dia. Afinal, são muitas as vantagens da leitura!

Uma pesquisa da Universidade de Sussex, por exemplo, identificou que a prática de ler ajuda a reduzir em até 68% os níveis de estresse

Além disso, uma pesquisa realizada na Universidade de Yale, nos Estados Unidos, mostrou que há uma relação direta entre a leitura e a longevidade. 

A leitura também fortalece as funções cognitivas, como memória, atenção e concentração, aumenta o vocabulário, auxilia na melhora da escrita, estimula a criatividade e o pensamento crítico, e muito mais!

O que significa o índice de leitura para as empresas?

A queda no hábito de leitura pode prejudicar os resultados da sua empresa. E a falta dessa prática entre os colaboradores pode afetar a criatividade, o pensamento crítico, a comunicação e a motivação, comprometendo a eficiência e a inovação da equipe. 

Compreender o comportamento de leitura do seu time pode ser um diferencial importante para a criação de estratégias mais eficazes e para o aprimoramento contínuo da sua organização

Ao incentivar o hábito de leitura e o desenvolvimento intelectual, as empresas podem criar um ambiente mais dinâmico e produtivo, além de garantir que seus colaboradores estejam mais bem preparados para enfrentar os desafios do mercado.

E quando falamos de leitura no ambiente corporativo, não estamos nos referindo apenas a conteúdos que têm relação com a sua organização, mas obras literárias de modo geral, que abrangem os mais variados gêneros: romance, suspense, ficção, etc. 

Entre os principais problemas pela diminuição do índice de leitura estão:

Falta de estímulo à criatividade

A leitura é uma das principais fontes de estímulo à criatividade. Ao ler livros, artigos, histórias e outros conteúdos, os colaboradores têm acesso a diferentes perspectivas, ideias e experiências. 

Se o hábito de leitura diminui, o fluxo de novas ideias também tende a ser comprometido. Com isso, a sua equipe pode se tornar menos criativa e encontrar dificuldades para solucionar problemas complexos e inovar nos processos. 

Falta de pensamento crítico

O desenvolvimento do pensamento crítico é um benefício direto da leitura constante. Livros e textos bem estruturados ajudam a aprimorar a capacidade de analisar, refletir e questionar informações. 

Sem a prática diária da leitura, muitos profissionais podem se tornar menos aptos a interpretar dados, avaliar cenários e tomar decisões assertivas. 

E, claro, essa falta do desenvolvimento do pensamento crítico afeta diretamente a qualidade das decisões dentro da organização e pode até mesmo resultar em erros estratégicos ou operacionais.

Dificuldades com a escrita

A falta de leitura também pode afetar o vocabulário, a fluência verbal e escrita, além da capacidade de construir argumentos sólidos.

Isso pode ter um impacto significativo na produção textual das organizações e na comunicação interna, visto que falhas na transmissão de informações podem prejudicar a colaboração entre departamentos.

Afastamento das novidades

Com a diminuição da leitura, muitos profissionais deixam de acompanhar as atualizações de suas áreas de atuação. 

Artigos, livros e materiais técnicos são fontes importantes de conhecimento para que os colaboradores possam se atualizar, aprimorar habilidades e estar em sintonia com as últimas tendências do mercado.

Como a empresa pode agir frente a esse cenário?

Para minimizar os impactos negativos da diminuição do índice de leitura entre os colaboradores, a empresa pode adotar algumas estratégias:

  • Apostar em clubes de leitura internos para aumentar o índice de leitura dentro da organização; 
  • Organizar rodas de conversa, discussões em grupo e encontros informais para estimular a troca de ideias criativas acerca de temas relacionados ao universo da leitura;
  • Estimular o contato da equipe com livros que já ganharam produções audiovisuais para facilitar a conexão entre o colaborador com uma determinada obra literária;
  • Incentivar a leitura de artigos relacionados à área de atuação;
  • Falar mais sobre os benefícios da leitura para a rotina dos profissionais. 
 Índice de leitura no Brasil

Como montar um clube de leitura na sua empresa?

Montar um clube de leitura na sua companhia é uma excelente forma de incentivar o desenvolvimento do hábito nos colaboradores, promover o engajamento e fortalecer a cultura organizacional.

Consequentemente, essa iniciativa pode estimular a criatividade e o pensamento crítico, além de melhorar a comunicação interna.

Qual será o público do clube de leitura?

Em primeiro lugar, vale a pena determinar como será o público do seu clube de leitura. Isto é, ele será aberto a todos os colaboradores? 

Se sim, será uma participação voluntária ou será incentivada como parte do desenvolvimento profissional?

Para que os profissionais participem, as empresas podem oferecer um benefício extra, como um Vale-cultura, por exemplo. 

Qual tipo de livro será utilizado?

Antes de partir para a escolha dos títulos, é importante estabelecer alguns pontos-chave para a criação do clube de leitura. 

Por exemplo, vale a pena decidir os tipos de livros que serão utilizados. Eles podem ter relação ao desenvolvimento profissional a fim de estimular a aprendizagem contínua por meio da leitura de livros relacionados ao setor de atuação. 

Ainda, eles também podem ser escolhidos para incentivo à criatividade. Ou seja, a empresa pode recorrer a livros de fantasia, ficção, suspense, etc., que ajudam na imaginação e no pensamento criativo

Mas também eles podem garantir bem-estar e motivação por meio da escolha de títulos que ajudam os colaboradores a se desconectarem e se engajarem em atividades relaxantes.

Independentemente do tipo de livro, é fundamental que a curadoria preze por livros de fácil leitura, com uma média de páginas não muito alta (entre 150 e 300 páginas) e que gere interesse coletivo para as discussões serem mais proveitosas

Como serão as reuniões para a discussão sobre o livro?

É essencial que o clube de leitura seja flexível e inclusive com um formato que se encaixe bem na rotina da sua empresa

Além disso, como será a frequência? O mais comum são encontros mensais, o que permite que os participantes leiam o livro do mês com tranquilidade, mas para começar, pode ser interessante uma proposta bimestral ou trimestral para que os colaboradores retomem o hábito de leitura gradualmente. 

Ainda, é importante definir a duração das reuniões de discussão sobre o título. O ideal é que os encontros durem de 30 minutos a até no máximo uma hora para que não sobrecarreguem a agenda dos colaboradores.

Por fim, defina o formato das discussões, que podem ser:

  • Presenciais: reuniões em horários flexíveis, como no final do expediente ou logo após o almoço;
  • Online: se a empresa possui uma equipe distribuída ou home office, uma plataforma online (como Zoom ou Microsoft Teams) pode ser usada para reuniões virtuais;
  • Híbrido: combinação de encontros presenciais e virtuais para garantir a participação de todos.

Coloque o clube de leitura em prática

Para garantir que o clube tenha uma boa organização, você pode criar um sistema de inscrição ou registro para os interessados. Isso pode ser feito por meio de um formulário simples ou por e-mail!

Assim, é possível colocar o seu clube de leitura em prática e, ainda, incentivar a prática de leitura dentro da sua empresa!

Por uma cultura organizacional saudável!

Esse tipo de prática estimula as relações interpessoais e a comunicação interna, auxiliando para que as organizações tenham uma cultura organizacional mais saudável e inclusiva!

Se você quer mais dicas para a cultura organizacional da sua empresa, continue navegando por aqui e encontre diversas informações sobre o tema! 

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