Chegou a hora de colocar o dindin para jogo e aproveitar as promoções. Começou a Black Friday! 

Nesta última sexta-feira de novembro, as lojas físicas e on-line oferecem uma série de descontos. 

Todos os anos, a Black Friday tem movimentado milhões no comércio brasileiro. De acordo com um balanço do setor da Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços), espera-se que os brasileiros movimentem 5,5 bilhões em compras em 2023. 

Mas para você curtir a Black Friday sem dor de cabeça, preparamos algumas dicas. Bora?

Dicas para aproveitar a Black Friday 

Planeje suas compras 

Muitas vezes, no impulso, acabamos comprando coisas que nem precisamos e esquecemos de comprar o necessário. Por isso, é essencial planejar.

Uma pesquisa feita pela revista Psychology and Marketing, revista científica dos Estados Unidos, indicou que 96% dos adultos já compraram algo que não precisavam para se sentir melhor. 

Não caia nessa! Faça uma lista de compras, veja quais itens você precisa e quais você deseja. Assim, você evita gastar dinheiro com coisas que perderão a graça rapidinho.

Além disso, também é interessante ter algum dinheiro reservado para a data, já que muitas lojas oferecem mais descontos à vista. 

Planejamento é vida!

Previna-se contra golpes 

Os golpes na Black Friday são muito comuns, especialmente nas compras on-line.em 2022, o Reclame Aqui registrou mais de 192 mil reclamações em relação à data. 

Contudo, existem algumas maneiras de se prevenir de um golpe. Em primeiro lugar, verifique se os sites são confiáveis, cheque no Reclame Aqui e nas redes sociais. 

No site do Procon – SP, existe uma lista de endereços da internet que não são confiáveis. 

E quando comprar no pix, tenha muito cuidado para não cair em golpes. Outra coisa para estar atento são produtos muito abaixo do preço. Desconfie!

Podem ser sites maliciosos para clonagem de cartão ou casos de falso boleto.

Veja o histórico de preços 

Durante a Black Friday, muitas promoções são anunciadas, mas nem sempre são vantajosas. 

Muitas vezes, não existe diferença de preços ou eles são inflados anteriormente, para gerar uma falsa sensação de desconto. Sabe aquela história, “a metade do dobro”?

Para evitar fazer uma compra desvantajosa, acompanhe o histórico de preços dos produtos que você quer ao longo dos meses. Uma boa forma de se organizar é montar uma planilha, com as variações dos valores. 

Ou ainda acessar sites como o Zoom, que além de trazer avaliações dos produtos também mostra a evolução do preço ao longo dos meses.

Parcelar ou comprar à vista?

Ao realizar uma compra é necessário avaliar se é mais vantajoso parcelar ou comprar à vista. A decisão passa tanto pela sua situação e planejamento financeiro como também pelas condições de compra.

Por exemplo, muitas lojas oferecem vantagens para compras no pix.

Aproveite para antecipar suas compras de Natal 

O Natal está logo aí, por que não usar a Black Friday para umas comprinhas de Natal? Afinal, a Black Friday é uma oportunidade para adquirir itens que você já precisaria, mas por um preço mais bacana. 

Avalie sua situação financeira antes das compras 

Planejar as compras deve incluir avaliar a sua situação financeira e saber o quanto é possível investir. Evite se endividar por falta de planejamento. 

Se optar pelo parcelamento no cartão de crédito, por exemplo, pense em como as parcelas vão entrar na organização financeira do mês seguinte. 

Quando vale a pena comprar na Black Friday?

Por mais que a Black Friday seja um momento de inúmeros descontos, nem sempre vale a pena investir em produtos naquele momento. Quem acompanha o histórico dos preços, pode achar produtos com bons valores mesmo antes, e aí não tem por que esperar.

Cada caso deve ser avaliado individualmente, mas, em geral, itens eletrônicos e eletrodomésticos são vantajosos de comprar na Black Friday. 

Use a Antecipação do Saque-Aniversário do FGTS para as compras da Black Friday 

Com a Alelo e a Digio, você pode adiantar 7 parcelas do saque-aniversário do seu FGTS.

O saque-aniversário permite que todo ano, no mês do seu aniversário, você resgate uma porcentagem do seu FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço).

O valor disponibilizado depende do saldo da sua conta. E quem define as alíquotas é o próprio FGTS.

Se não quiser esperar até esta data, você pode fazer a antecipação de 7 parcelas direto pelo app Meu Alelo. O dinheiro cai na sua conta em até dois dias. 

Confira mais detalhes nesta página ou tire suas dúvidas pelo WhatsApp.

Gostou das nossas dicas? Agora, é só usá-las e se jogar nas compras, mas com moderação.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.