A música faz parte do nosso dia a dia, né? E pode acreditar: ela faz a diferença em um estabelecimento comercial, sabia? Por isso é super-mega-importante criar playlists de qualidade para o seu comércio!
Vários estudos científicos, especialmente neurociência da psicologia, já comprovaram que a música acalma a mente e reduz os níveis de estresse e ansiedade, melhora o humor, promove sentimentos de felicidade e alegria e tem impacto sobre as relações sociais e até mesmo no consumo.
Um estudo do Spotify, em parceria com a Neuro-Insight, intitulado “Sonic Science” e publicado em 2022, identificou que “a música e seus diferentes gêneros ativam engajamento, intensidade emocional, memória e muito mais”.
Por isso, as playlists, ou “listas de reprodução”, que vão tocar no seu estabelecimento devem ser corretamente criadas, para que os efeitos sonoros e as melodias tenham um impacto positivo na experiência dos seus clientes.
Mas fique tranquilo: estamos aqui para te ajudar e vamos explicar como você pode criar uma lista com canções excelentes para o seu negócio!
Vamos lá?
Qual é a importância da música para o seu estabelecimento?
Antes de falarmos por que é importante ter uma playlist ideal em seu estabelecimento, vamos levantar alguns pontos-chave sobre a música.
Segundo a Sonic Science, “Para os ouvintes, a música ajuda a se conectar com as emoções, levantar o astral e interagir com os outros. Para os anunciantes, ela oferece um ambiente poderoso para alcançar o público no momento certo, quando essas pessoas estão mais inclinadas a lembrarem sua mensagem”.
Outros dados da pesquisa mostram que 88% dos entrevistados pensam que a música deixa a rotina mais interessante e 96% acreditam que a música levanta o astral.
Todas essas sensações provocadas pelas canções são essenciais não apenas para criar um ambiente agradável, mas também para aumentar a retenção e a intenção de compra.
Isso porque a música consegue aumentar o tempo de permanência dos clientes na loja – embalados pelo ritmo -, e a fidelização dos seus consumidores. Com isso, você pode potencializar suas vendas significativamente.
De olho nos gêneros musicais
Outro ponto que merece atenção, antes de irmos para as dicas para você montar playlists para o seu estabelecimento são os gêneros musicais.
As diferentes melodias, ritmos e líricas têm diferentes impactos no público. É isso que mostra a pesquisa Sonic Science.
Sobre os gêneros, o estudo pontua alguns detalhes importantes:
- Rap: as narrativas e as letras cheias de detalhes do rap geram alto engajamento;
- Música latina: os diversos subgêneros da música latina criam uma experiência aprimorada, o que aciona todas as partes do subconsciente;
- Pop: a música pop é tranquila de ouvir, o que proporciona uma experiência harmoniosa;
- Rock: o alto grau de instrumentalização e a energia do rock criam uma experiência emocionalmente rica.
Ou seja, na hora de escolher o gênero predominante que tocará na sua loja, é preciso considerar sua proposta em relação ao que você busca para o ambiente do seu estabelecimento.
O rock and roll não combina com um SPA, por exemplo, visto que a ideia deste tipo de negócio é criar relaxamento e não energizar os clientes. Apostar em canções instrumentais, que flertam ou pertencem ao gênero da música clássica, é bem mais indicado para este tipo de ambiente.
Mas se você tem um restaurante e quer atrair grupos de amigos para o happy hour da sexta, uma música alegre e dançante é o caminho!
Dicas para você criar playlists para o seu negócio
Se você ficou interessado em desenvolver listas de reprodução com canções assertivas para o seu estabelecimento, confira as dicas abaixo:
Identifique o objetivo
Em primeiro lugar, é preciso compreender a proposta do seu estabelecimento: ele busca energizar os clientes? Garantir uma experiência imersiva? Relaxar o público?
Por exemplo, se você é dono de um restaurante italiano, investir em uma playlist com músicas pop tradicionais da Itália pode promover uma experiência harmoniosa e imersiva.
Agora, se você tem um bar, as canções de rock são superindicadas. Outro exemplo, ainda, são os estabelecimentos temáticos, que devem ganhar playlists alinhadas ao tema proposto.
Outra questão a ser considerada é a identidade da sua marca, considerando os valores que você deseja transmitir por meio das canções.
Assim, você cria uma experiência sensorial única para os seus clientes, mas também reforça os pilares da sua marca, gerando uma identidade musical para o seu negócio, que pode atrair e fidelizar consumidores. Chique demais, né?
Conheça seu público
É fundamental saber o perfil dos consumidores que frequentam o seu negócio. Por isso, mapeie seus clientes: faixa etária, estilo, frequência, hábitos e, ainda, preferências musicais.
Além de transparecer que você está atento às tendências artísticas e digitais (neste caso, o mundo da música!), você consegue criar playlists mais personalizadas.
Com isso em mãos, fica mais fácil ainda ser assertivo na hora das suas escolhas. No entanto, lembre-se de que você não pode deixar a proposta do seu estabelecimento de lado.
Por isso, pese as informações na balança e crie playlists equilibradas entre a identidade musical da sua marca e as preferências do seu público.
Músicas para cada momento
Mas é claro que a frequência também muda de acordo com o movimento da sua loja, viu? Adapte a lista de reprodução ao momento do dia, ao dia da semana e em caso de eventos especiais.
Confira algumas dicas que podem funcionar – a depender, novamente, da proposta do seu estabelecimento.
- Manhã: músicas calmas e relaxantes para iniciar o dia;
- Tarde: canções mais energéticas para aumentar a produtividade e o engajamento;
- Noite: músicas mais agitadas para criar um ambiente animado e descontraído.
- Fim de semana: músicas variadas para atender a diferentes públicos e estilos – você pode propor dias temáticos no fim de semana (Dia do Rock, Dia do Pop, Dia de Brasilidades, Dia do Country, etc.).
Equilíbrio e variedade
Para que tudo flua com muita naturalidade e equilíbrio no seu negócio, mas sem perder a variedade, confira algumas dicas extras para a sua playlist ideal:
- Inclua novidades e músicas menos conhecidas para despertar a curiosidade, desde que esteja alinhada à proposta do seu estabelecimento;
- Mantenha a playlist atualizada para evitar repetições;
- Volume adequado: música alta pode atrapalhar as conversas ou soar invasivo. Por isso, fique bem atento ao volume do som;
- Qualidade do som: tenha um bom sistema de áudio.
Ferramentas para ajudar!
Tá, mas e como colocar em prática?
Depois que você já selecionou qual será o perfil de canções que vai embalar a sua loja, está na hora de materializar sua playlist!
Para isso, você pode usar os streamings, como: Spotify, Deezer, Apple Music, YouTube Music.
Aliás, esses serviços também fornecem, frequentemente, rankings com o que os brasileiros estão mais ouvindo – isso pode te ajudar em suas escolhas, viu?
O Spotify Charts e o Deezer Charts são dois exemplos disso! Se o lance do seu negócio é ser descolado e atualizado, essas ferramentas serão excelentes aliadas!
Também nesses serviços de streaming, você encontra algumas playlists de referência. Veja alguns exemplos, como a Cafecito & Chill, do YouTube Music, ou a Cozzy Coffee Shop, do Spotify!
E quais são as regras do Ecad?
Independentemente da maneira como você decida utilizar a música em seu estabelecimento, é preciso pagar os direitos autorais por meio do Ecad.
Ou seja, mesmo que utilize playlists de plataformas digitais ou aparelhos de rádio/TV, o pagamento é necessário.
O Ecad é a entidade que centraliza a arrecadação e distribuição dos direitos autorais para músicos e compositores no Brasil. Isso significa que, ao tocar músicas no seu estabelecimento, é preciso pagar uma taxa para que os autores das músicas recebam pelos seus trabalhos.
Segundo explica a própria entidade, o valor pago não é por música tocada, mas por tipo de utilização da música e pelas características do seu local. Assim, você paga uma assinatura mensal e pode tocar quantas músicas quiser, quantas vezes desejar.
Para calcular o valor, utilize a calculadora gratuita do Ecad. Regularize a situação do seu estabelecimento também por meio da plataforma do Ecad.
Faça diferentes playlists
Para atender o dia a dia e não colocar sempre as mesmas canções, crie diversas playlists que estejam alinhadas com sua identidade musical.
Com todas as informações em mãos – proposta do estabelecimento, preferência dos clientes, gênero musical que será mais abordado e dados do movimento da sua loja -, você consegue desenvolver listas de reproduções bastante efetivas.
Assim, por meio da experiência agradável e sensorial, é possível aumentar o tempo de permanência do seu público e a fidelização dos seus consumidores. Consequentemente, terá um impacto nas suas vendas.
Legal demais como a música pode influenciar nossas vidas e até mesmo o nosso negócio, né? <3
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