Gestão

Veja 6 dicas para não passar vergonha com o celular no trabalho

Veja 6 dicas para não passar vergonha com o celular no trabalho
0

Seja para conferir as redes sociais, ver as horas ou até mesmo pagar uma conta, o uso do celular é indispensável para a maioria das pessoas. Praticamente impossível não dar aquela espiadinha vez ou outra, não é mesmo?.

Mas o uso excessivo do celular pode não ser visto com bons olhos no ambiente de trabalho, em eventos, reuniões e até mesmo durante os estudos.

Neste texto, a gente te mostra como manter a elegância sem deixar de usar o aparelho quando precisar. Bora lá descobrir como fazer isso direitinho?

Equilíbrio com o celular

A gente bateu um papo com Janaína Depiné da Luz, jornalista e consultora de etiqueta e autora do elegantesempre.com.br sobre como usar de forma adequada o celular no ambiente corporativo.

1- Telefone pessoal no trabalho

Janaína explica que o equilíbrio é fundamental! 

“Reserve momentos específicos para verificar seu telefone pessoal, como intervalos ou pausas designadas. Mantenha as notificações no modo silencioso ou desativado temporariamente para minimizar interrupções e garantir que seu foco permaneça no trabalho em mãos.”

2- Reuniões e eventos

Em reuniões e eventos corporativos, o uso do celular deve ser limitado para situações urgentes ou relacionadas ao evento em questão. 

“Se precisar usar o telefone, faça-o discretamente e evite distrair os outros participantes. Caso necessário, informe previamente os presentes sobre a possibilidade de emergências que exijam o uso do aparelho”, explica a consultora.

Ela ainda diz que em caso de shows, apresentações de teatro e cinema, o telefone deve ficar no mudo ou desligado. “Não registre ou filme se for proibido”, alerta.

Veja 6 dicas para não passar vergonha com o celular no trabalho

3- Mensagens no ambiente de trabalho

No ambiente de trabalho, mais uma vez, é importante exercer o bom senso ao compartilhar mensagens. 

“Evite enviar conteúdo não relacionado ao trabalho ou que possa causar desconforto aos colegas. Por exemplo, compartilhar uma notícia relevante do setor do trabalho é interessante, já uma piadinha não”, orienta Janaína.

A profissional explica também que é preciso respeitar a privacidade e confidencialidade das informações compartilhadas. “Lembre-se de que as mensagens de trabalho devem ser claras, concisas e relevantes para todos os envolvidos.”

4- Fones de ouvido

Ah, essa é uma polêmica boa. Tem quem goste de usar e tem que dispense. Mas e aí, usar ou não usar os fones de ouvido?

A resposta, segundo Janaína, é SIM! 

“O uso de fones de ouvido ao assistir vídeos ou ouvir áudios no ambiente de trabalho é essencial por vários motivos. Primeiramente, permite que você ouça o conteúdo sem perturbar seus colegas. Além disso, ajuda a manter o foco e a concentração, isolando-o de ruídos externos que possam distraí-lo do trabalho. Lembrando que no trabalho o conteúdo deve ser de interesse da empresa.” 

Viu só, você além de ouvir a mensagem direitinho ainda não distrai as outras pessoas que estão trabalhando.

Já em ambientes públicos, a consultora diz que o fone é obrigatório para não atrapalhar as pessoas e nem expor sua privacidade. Já imaginou se as pessoas ao redor ouvem uma intimidade sua? 

5- Celular e estudos

Nos estudos, a disciplina é a chave! “Ao estudar sozinho ou em sala de aula, estabeleça períodos dedicados exclusivamente ao aprendizado, deixando o celular em modo silencioso ou até mesmo desligado”, orienta Janaína.

Mas e se a aula for online? Posso usar?

Nas aulas online, mantenha-se concentrado, desativando notificações e posicionando o celular em um local longe de alcance para evitar distrações.

6- Dica extra

Para finalizar esse bate-papo, Janaína deu um toque sobre as redes sociais.

“É importante lembrar que a etiqueta digital também se estende às redes sociais e comunicações online. Seja cortês e respeitoso ao interagir com outras pessoas, evitando comportamentos inadequados ou ofensivos. Além disso, lembre-se de proteger sua privacidade e a dos outros ao compartilhar informações pessoais ou sensíveis online.”

Continue navegando pela Alelo e descubra mais dicas para usar no trabalho ou nos estudos. 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Pesquisar

Login/Sign up
Login/Sign up