Você sabia que o sucesso ou fracasso mais comum entre as empresas acontece pela falta de organização e estratégia na hora de operar o fluxo de caixa?

O fluxo de caixa nada mais é do que a gestão da entrada e saída de dinheiro na empresa. A análise dessas movimentações são essenciais para a sobrevivência de um bom negócio a longo prazo, permitindo administrar as operações com mais tranquilidade e arcar com as possíveis despesas operacionais e emergenciais da organização sem preocupações.

Quer saber mais sobre a importância de um bom fluxo de caixa? Continue lendo este post e conheça 6 dicas para garantir o crescimento da empresa com a gestão de recursos!

6 estratégias para melhorar o fluxo de caixa

Tentar gerenciar um bom negócio sem planejamento estratégico, cultura organizacional e uma estrutura prévia sobre a entrada e saída do dinheiro pode se assemelhar muito a um equilibrista sobre uma corda bamba. Uma visão turva e desfocada pode refletir uma falta de nitidez e causar grandes danos.

Por isso, é crucial manter a  setor financeiro bem estruturado, com um olhar clínico para elaborar estratégias mais efetivas e ter um controle à partir de uma boa gestão de gastos.

O desafio? Equilibrar as despesas e melhorar a entrada de receita. Para te ajudar nesta tarefa reunimos 6 dicas que irão te preparar bem para este desafio e fazer você dormir mais tranquilo. Afinal, é essencial entender que uma boa gestão estratégica unido a um fluxo de caixa organizado são os dois pilares essenciais para o sucesso do seu negócio.

1. Registrar todas as movimentações

Saber para onde seu dinheiro está indo é o primeiro passo para ter um bom controle financeiro. Com o resultado de alguns dias de observação será possível notar se existem áreas de concentração de recursos em áreas supérfluas, ou uma série de pequenas despesas que acabam criando fazendo a diferença na hora de fechar as contas.

Organizar as despesas por categoria pode ajudar no processo de visualizar a saída de dinheiro. Outra dica é estabelecer uma média de gastos para as despesas recorrentes e monitorar para que a empresa esteja sempre o mais próxima possível de cada uma delas.

O fluxo de caixa deve ser analisado todos os dias. É importante reparar também se os resultados nestes balanços diários são muito elevados, tanto para o positivo quanto para o negativo. Caso seja o caso, pode ser um sinal de que não só a divergência entre despesas e lucros, mas que o dinheiro poderia ser melhor empregado em aplicações financeiras ou no pagamento de fornecedores.

Ter planos de médio e longo prazo consistentes fará com que a empresa esteja cada vez mais preparada para imprevistos, assim como possibilidade de avaliar o desenvolvimento dos negócios em diversos períodos.

2. Para ter uma receita regular

Períodos de maior e menor lucro na empresa são esperados em qualquer negócio, mas eles não podem ser a regra do fluxo de caixa. Fuja das armadilhas da sazonalidade.

Elabore estratégias de agreguem valor ao seu produto ou serviço no resto do ano. No caso de uma sorveteria, por exemplo, uma boa ideia seria oferecer o sorvete combinado a opções quentes, como fondue ou profiteroles. Caso seu negócio seja uma papelaria, por que não oferecer cursos de pintura ou transformar o local em um ponto de encontro promovendo reuniões?

Outras formas de aproveitar o período de baixa nas vendas é criar programas de fidelização e atrair clientes com descontos!

3. Reveja os contratos antigos

Melhorar o fluxo de caixa significa também tornar mais dinâmica a entrada de recursos. Acordos fechados há muito tempo sem uma Fiscalização atualizada podem ser bastante desvantajosos para a empresa e representar uma perda de lucro significativa para a empresa.

Tente negociar com o fornecedor prazos de entrega mais longos e pagamentos em tempos mais curtos com seus clientes. Faça também uma nova busca por novos parceiros e compare os preços praticados.

4. Use a tecnologia a seu favor

Já pensou nas complicações de preencher uma planilha com números errados ou se esquecer de realizar o pagamento de um fornecedor? Essas são preocupações que não precisam mais afetar o gerenciamento do seu fluxo de caixa com a automatização de processos.

A integração de sistemas permite ao fluxo de caixa uma conexão com um sistema de gestão, que realiza os procedimentos mais repetitivos, enquanto acompanha suas entradas e saídas através do celular, notebook ou tablet. Isto torna as operações mais dinâmicas e efetivas, sendo realizadas em menor tempo. A mudança ainda possibilita que a mão de obra seja uma usada em setores mais estratégicos da empresa.

5. Antecipação de recebíveis

Quantas formas de adiantar crédito você conhece? Sabia que a antecipação de recebíveis pode ser a opção mais vantajosa para a sua empresa? Por não possuir incidência de IOF embutida, muitas organizações financeiras acabam oferecendo taxas menores quando comparada com outras opções, tornando-a mais atrativa.

O adiantamento de recebíveis transforma os compromissos de compra e venda a prazo em receita imediata para a empresa, ou seja, em fluxo de caixa. A estratégia ajuda a arcar com despesas mais imediatas, de curto prazo, porque ocorre do desconto de títulos que a empresa já possui.

Os estabelecimentos filiados à Alelo, por exemplo, a antecipação de recebíveis possibilita receber antecipadamente os valores referentes às vendas realizadas com os cartões Alelo Refeição, Alelo Alimentação, Alelo Natal, Alelo Cultura e Alelo Auto.

6. Ser realista é crucial

Desde os dados utilizados para o controle do fluxo de caixa até as metas estabelecidas de crescimento na empresa, mantenha os pés no chão. Encare as informações inseridas e seus resultados como aliados e não como obstáculos para bater metas.

Utilize as informações como uma forma de conhecer melhor o mercado de serviços e avaliar as possibilidades de crescimento. É a partir delas que será possível avaliar as melhores estratégias para o sucesso da empresa e ficar atento para possíveis mudanças de plano.

Assim, é possível perceber porque o fluxo de caixa é uma das ferramentas essenciais para o planejamento e bom funcionamento da empresa. É com ela que se realiza a análise de lucros e prejuízo na empresa, permitindo ou não a realização de novos investimentos e de uma estrada longeva para os negócios a longo prazo.

Ficou mais fácil de compreender porque o fluxo de caixa é tão importante? Então, que tal compartilhar este texto nas redes sociais e ajudar seus amigos a conhecerem os benefícios de uma estratégia consistente no fluxo de caixa?

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.