Você gosta de bater uma bolinha com os amigos? Ou que tal uma caminhada ao ar livre? Pode não parecer, mas quando você está praticando esses e outros esportes, você está desenvolvendo habilidades para o seu trabalho.
É isso mesmo! Um profissional que se dedica a uma modalidade esportiva durante a semana pode progressivamente aumentar sua produtividade e seus resultados no trabalho.
Isso porque a prática esportiva exige disciplina, dedicação e comprometimento, assim como a vida corporativa.
Entenda como os esportes podem ser uma peça-chave para a manutenção da sua saúde física e mental, e até melhorar sua performance no trabalho.
Alelovers nos esportes
Conheça as experiências de quem já está colhendo os benefícios de se manter ativo!
Natação
A analista de marketing senior da Alelo, Bianca Mascara, pratica natação desde os 9 anos e sempre participou de competições. Por mais de 20 anos, ela se dedica ao esporte, que já lhe rendeu diversas amizades e experiências de vida.
Bianca ainda contou que hoje a natação está mais ligada à qualidade de vida, tendo um espaço de ainda mais valor.
“A dedicação em acordar cedo e treinar antes da jornada de trabalho, é um autocuidado, não um esforço. Sinto que consigo ser mais focada e produtiva por causa da natação, mas principalmente, mais feliz! É um cuidado com o corpo e com a mente. E em qualquer cenário somos melhores quando estamos felizes”, completou.
Corrida de rua
Uma das atividades físicas mais populares é a tradicional caminhada. Porém, essa paixão, às vezes, pode se intensificar e atingir outros níveis. Foi o que aconteceu com a analista de produtos sênior da Alelo, Larissa Viana de Queiroz.
Ela começou a caminhar há seis anos com o objetivo de perder peso e logo começou a participar de corridas de rua, tendo se apaixonado pelo esporte na primeira participação.
Larissa relatou que o esporte a deixa mais leve, bem consigo mesma e a ajuda a enfrentar os desafios diários.
Veja também aqui o relato do nosso alelover Flávio Araki, que pratica escalada.
Os benefícios do esporte
Os relatos das colaboradoras da Alelo já demonstram por si só como o esporte é importante. Porém há muitos outros benefícios que esse tipo de atividade pode gerar.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a atividade física regular é um fator-chave na prevenção de doenças cardiovasculares, diabetes, diversos tipos de cânceres, entre outras condições.
Como os exercícios são aliados da saúde, ao praticar esporte, você fica menos suscetível a doenças, evitando que perca dias no trabalho.
O esporte te deixa mais ativo e essa energia vai te ajudar a não desanimar durante o dia e manter o foco no que está fazendo. Ele também mantém o indivíduo mais confiante, incentivando a enfrentar e a superar desafios.
O exercício físico libera as tensões e produz serotonina, mais conhecido como o hormônio da felicidade. Portanto, ao se exercitar, a tendência é de que seu corpo se estresse menos com as situações adversas da vida profissional.
No caso de quem gosta de esportes coletivos como: futebol, vôlei e basquete, essa prática pode ajudar a trabalhar melhor em equipe. Essas modalidades estimulam a comunicação entre os companheiros de time e fortalecem o relacionamento entre os seus membros.
Como escolher um esporte para praticar?
Agora, que você já sabe como o esporte é importante para o desenvolvimento profissional, vem a dúvida: qual modalidade eu devo praticar?
O mais importante de tudo é que o esporte escolhido seja prazeroso. Você também deve levar em conta se busca uma modalidade em equipe ou individual e quanto tempo por dia é possível se dedicar a essa atividade.
Numere os principais objetivos que deseja atingir com aquele esporte (cuidar da saúde mental, perder peso, ganhar condicionamento físico, etc.) e busque por modalidades compatíveis com o que quer alcançar.
Outro fator que você deve levar em conta é o quanto essa atividade vai impactar no orçamento. Por exemplo, será necessário pagar para ter aulas ou adquirir um equipamento específico?
Lembre-se de que se você não gostar de uma modalidade, pode sempre trocar por outras novas. Também não é necessário se restringir a apenas uma prática, caso seja um apaixonado por esportes.
E aí, preparado para se movimentar?