É fato que a Covid-19 causou grandes transformações no mundo todo, inclusive no mercado de trabalho, Com isso, algumas tendências foram antecipadas, como o trabalho remoto e o uso da inteligência artificial, que ganha cada vez mais força no mercado.

A plataforma Goowit por exemplo, despontou como uma rede social gratuita de emprego, que une inteligência artificial e people analytics para a recolocação profissional.

O robô promete até 99% de assertividade nas escolhas de profissionais de acordo com as demandas da empresa.

Além disso, a meta é reduzir o tempo de contratação médio do Brasil, de 45 dias para uma semana. A promessa da rede social é ajudar a tirar o Brasil do 9° lugar no ranking mundial dos países que mais desperdiçam dinheiro nas contratações e demissões e ajudar na retomada.

Além da ajuda para os recrutadores, os candidatos também recebem uma força através de um serviço de mentoria feito por, adivinhe só, robôs!

O Sherrpy, um assistente virtual, auxilia o usuário a definir os objetivos pessoais e profissionais e desenvolve métodos para atingi-los. O robô também oferece cursos e treinamentos para quase 100 competências técnicas, comportamentais e de liderança.

“É uma trilha de aprendizagem para o usuário desenvolver cada uma delas para que alcance seus objetivos”, afirma Deibson Silva, CEO da startup Goowit.

E não é só no recrutamento que os robôs ajudam.

Como os robôs ajudam no clima da empresa?

As tradicionais pesquisas de clima têm um papel ainda mais importante em empresas onde o sistema de trabalho remoto foi adotado.

Afinal, saber como andam os funcionários que estão trabalhando de casa é essencial para o bem-estar da equipe e também para o andamento do negócio. 

Pensando nisso, a empresa de tecnologia WAVY criou o robô ADA, que promete uma taxa de resposta de 85% nos primeiros minutos após o disparo de pesquisas de clima em tempo real. Além disso, o assistente executa tarefas de comunicação como informações cotidianas sobre plano de saúde, vale refeição, vale alimentação, bônus e férias.

A ideia ao utilizar esse tipo de tecnologia é tornar o fluxo de informações descomplicado. “Um ponto importante de ressaltar é o quanto essa agilidade nos faz ter insumos para tomadas de decisões rápidas e até pensarmos em mudança de rota, a depender do retorno dos colaboradores em pesquisas, por exemplo”, afirma Marcela Martins, Diretora de Gente da WAVY Global.

Já a startup Hisnëk lançou uma assistente virtual para acompanhar a saúde mental dos funcionários. Ela interage com as pessoas por meio de mensagens, pergunta como estão se sentindo e acompanha as emoções ao longo do tempo.

Relatos muito frequentes de tristeza e cansaço, por exemplo, acendem um alerta de que há tendência de depressão ou burnout à vista. Dessa forma, a robô identifica colaboradores em risco e garante que recebam cuidado efetivo o quanto antes.

O papel dos benefícios na manutenção do clima

Já que o escritório é na praia, ou onde o colaborador preferir, podem surgir dúvidas sobre a manutenção dos benefícios.

Vem com a gente!

Os trabalhadores em home office tem direito a ajuda de custos com água, luz, telefone e internet?

O trabalho remoto é assim classificado quando a atividade é feita de casa (três vezes ou mais na semana, fora do estabelecimento da empresa).

A lei estabelece que é necessário fazer um aditivo ao contrato de trabalho falando quem será responsável pelos custos que o teletrabalho irá gerar, como telefone, internet e custos a mais de luz. Então fica a critério da negociação entre empresa e trabalhador. 

“Por mais que existam tribunais que decidam favoravelmente aos empregados quanto ao reembolso de despesas com água e luz, não há disposição que obrigue esse pagamento, ainda mais por ser difícil individualizar a parcela que tenha, de fato, sido utilizada para fins de home office”, explica Flávia Maria Vieira de Oliveira, advogada trabalhista do Stocche Forbes Advogados.

Quem está em home office tem direito a vale transporte? Como fica o desconto no holerite?

Um benefício empresarial muito comum é o vale transporte. Ele serve para que o trabalhador se desloque entre sua casa e o trabalho.

Porém, no caso de trabalho remoto, a empresa pode suspender o vale transporte já que o empregado não faz esse deslocamento.

Quem está em home office segue com direito a vale-alimentação e vale-refeição? Em quais casos o empregador pode cortar esses benefícios?

A companhia deve manter esses benefícios, a não ser que haja algum acordo ou convenção coletiva que diga o contrário.

Já dizia o ditado “saco vazio não pára em pé”. Ou seja, mesmo trabalhando de casa, o colaborador precisa se alimentar.

O convênio médico e benefícios como auxílio creche e auxílio cultura devem ser mantidos quando o trabalho é remoto?

Convênio médico, auxílio-creche e outros também devem ser mantidos. Segundo a advogada , não há suspensão do contrato de trabalho durante a prestação de serviços na modalidade home office. Dessa forma, pela regra geral, não se justificaria a suspensão dos benefícios acordados contratualmente.

Pode haver redução de salário por conta do home office?

Não pode haver redução de salário por este motivo. O trabalho remoto pode ser controlado pelo empregador, que faz a contabilidade das horas por meio de planilhas ou de softwares específicos, além da produtividade que pode ser contabilizada.

Em outra publicação aqui em nosso blog falamos sobre como escolher os benefícios empresariais ideais para seus colaboradores.

A Alelo incentiva uma gestão de qualidade para todos os seus parceiros e clientes.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.