Saber como pedir demissão é uma dúvida que, mais cedo ou mais tarde, chega para todos. Seja por incompatibilidade de valores com a empresa atual, desmotivação, a necessidade de um novo desafio, ou simplesmente uma nova oportunidade que bate à porta, a rescisão contratual faz parte da vida profissional.

Mas, pedir demissão é uma decisão importante e que deve ser considerada com cuidado. Avalie as suas motivações e tenha um plano de ação para a transição de empregos.

Aqui estão algumas dicas para te ajudar nesse processo.

Escolha o momento certo

Em primeiro lugar, avalie a sua situação atual e as razões pelas quais você está considerando pedir demissão. Certifique-se de que você tem um motivo sólido e que está disposto a lidar com as consequências da sua decisão.

Pondere sua vida financeira, dívidas, e claro, as possibilidades de um novo emprego. Se ainda não tiver nada em vista, tenha certeza de que poderá arcar com suas despesas até que consiga uma nova fonte de renda.

Seja transparente com seu gestor

Em seguida, é importante ser honesto e objetivo com o seu empregador. Agende uma reunião e explique as suas razões de forma clara e respeitosa. Você também pode entregar uma carta de demissão nesta ocasião.

Esta reunião pode servir para endereçar os problemas que podem estar motivando a sua saída, desde insatisfações profissionais, necessidade de aumento ou alguma questão de saúde.

De repente sua liderança pode estar aberta a negociar melhores condições para que você fique.

Ajude na transição

Independente dos seus motivos, é recomendável que você saia em bons termos. E para isso, coloque-se à disposição para auxiliar na transição, listando as atividades em andamento e dando suporte à pessoa que o substituirá.

Você pode inclusive ajudar na contratação de um novo profissional para a sua posição, indicando alguém ou auxiliando na descrição do cargo.

Lembre-se que dependendo do seu contrato, será necessário cumprir aviso prévio.

Busca por um novo emprego

Certifique-se de que você terá um novo emprego ou uma fonte de renda alternativa antes de pedir demissão. Caso contrário, uma reserva de emergência é recomendável para cobrir os custos até que consiga uma recolocação.

Decisão tomada, é hora de arregaçar as mangas. Aqui estão algumas dicas para a sua busca por um novo emprego.

Por fim, lembre-se de manter uma atitude positiva e profissional durante todo o processo. Pedir demissão pode ser estressante e mexer com as emoções de todos os envolvidos, mas manter a calma e a compostura pode ajudar a garantir que tudo seja resolvido de forma adequada.

Com essas dicas, você pode garantir uma saída tranquila e bem-sucedida do seu emprego atual. Boa sorte!

 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.