Investir no desenvolvimento da equipe para cargos de liderança é fundamental para o sucesso no ambiente corporativo por uma série de motivos!

Dados de um estudo da Gallup identificou que grande parte do engajamento dos colaboradores está diretamente ligada às ações e comportamentos dos líderes imediatos.

E organizações que alcançam altos níveis de engajamento experimentam um incremento de mais de 70% na produtividade, demonstrando impacto direto de uma liderança eficaz.

De acordo com a mesma pesquisa, 70% das flutuações no engajamento das equipes têm ligação direta com seus gestores, e somente 20% dos colaboradores de uma empresa demonstram estar efetivamente engajados em suas atividades. 

Essa falta de engajamento reflete em perdas globais significativas, estimadas em US$ 8,1 trilhões, segundo o estudo da Gallup.

Uma equipe bem preparada para assumir cargos de liderança melhora a produtividade, reduz custos associados à contratação externa, entre outros benefícios!

Pensando nisso, preparamos um texto completo sobre como preparar a equipe para os cargos de liderança e a importância desse processo!

Bora lá?

Afinal, quais pessoas podem se tornar líderes?

Algumas pessoas nascem com características que favorecem a liderança, mas a maioria das habilidades necessárias pode ser aprimorada por meio de treinamento, mentoria e prática contínua.

Empatia, visão estratégica e resiliência são qualidades essenciais, especialmente em ambientes corporativos híbridos e em constante mudança. A ausência dessas habilidades pode levar a equipes desmotivadas, baixa produtividade e alta rotatividade de funcionários.

Essas skills, porém, podem ser desenvolvidas na equipe. Saiba mais sobre o assunto aqui.

Mas também é possível reconhecer os talentos dentro da equipe, como profissionais que tenham facilidade para resolver conflitos e trabalhar em time, além de ter capacidade de tomar decisões rápidas e assertivas.

Como preparar a equipe para cargos de liderança?

Preparar a equipe para assumir cargos de liderança é um processo que exige planejamento, dedicação e recursos. 

No entanto, os resultados compensam amplamente o investimento, além de criar um ambiente de trabalho mais saudável e essencial para que exista possibilidade de plano de carreira para os profissionais.

Aposte em treinamentos e workshops para skills necessárias

Os futuros líderes podem desenvolver suas habilidades por meio de treinamentos que abordem temas, como: gestão de equipes, comunicação eficaz, planejamento estratégico e resolução de problemas

As empresas podem incentivar esse desenvolvimento a partir de workshops internos, cursos online ou presenciais, e mentorias com líderes experientes da empresa.

Faça tarefas em grupo

Teoria é importante, mas a prática ajuda ainda mais. Por isso, implemente projetos ou tarefas que possam desenvolver diversas skills. 

Trabalhar em equipe exige que os profissionais transmitam suas ideias com clareza, ouçam uns aos outros, pratiquem a escuta ativa e mantenham um diálogo aberto, habilidades essenciais para liderança eficaz.

Grupos proporcionam interações diversificadas, ajudando os profissionais a compreenderem diferentes necessidades e a criarem um ambiente de apoio.

A experiência em situações reais ajuda os futuros líderes a ganharem confiança e desenvolverem competências necessárias por meio da prática.

Estimule a cultura de feedback

Líderes bem-sucedidos estão abertos a feedback e buscam constantemente melhorar o seu desempenho. Mas isso também é uma cultura que precisa ser implementada. 

Por essa razão, é fundamental que haja uma cultura organizacional capaz de estimular os feedbacks construtivos. 

Assim, é interessante incentivar os colaboradores a também darem feedback aos gestores, promovendo um ambiente de troca. 

Com isso, os profissionais conseguem desenvolver, desde o início da jornada na empresa, as habilidades de avaliação e diálogo com o outro. 

Incentive a autogestão e a responsabilidade dos colaboradores

Essa é uma prática poderosa que fortalece o profissional e a empresa. Essa abordagem garante um ambiente de trabalho mais eficiente, inovador e harmonioso.

Isso porque essa prática faz com que os colaboradores assumam o controle sobre suas tarefas, desenvolvendo confiança, criatividade e habilidade de tomar decisões de forma independente.

Os profissionais com autonomia têm maior senso de pertencimento e propósito, o que eleva a motivação e reduz a rotatividade.

Importância de preparar a equipe para cargos de liderança

Valorize a diversidade na liderança

Outro ponto para estar atento é a diversidade. Equipes de liderança diversas são mais inovadoras. 

Por essa razão, é fundamental se certificar de identificar talentos em diferentes áreas, gêneros, gerações e culturas, o que promove uma visão ampla e inclusiva.

Saiba mais sobre uma gestão humanizada e inovadora!

Continue navegando por aqui e encontre outras dicas e informações para uma gestão mais diversa, humanizada, inclusiva e inovadora, e que conte com líderes que saibam como engajar a equipe.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.