Promover a inclusão nos estabelecimentos comerciais é fundamental para garantir acessibilidade e atender às necessidades de pessoas com deficiência (PCD) e para oferecer espaços cada vez mais inclusivos.

Segundo a Pnad Contínua 2022, estima-se que a população de PCDs no Brasil é de 18,6 milhões de pessoas de 2 anos ou mais, o que corresponde a 8,9% da população nesta faixa etária, via IBGE. 

E tornar os estabelecimentos comerciais mais inclusivos para este público é uma responsabilidade social que deve ser levada em consideração pelos empreendedores e gestores

Além de ser importantíssimo para a inclusão, de acordo com dados da Kantar, “86% dos brasileiros consideram fundamental que as empresas das quais compram promovam ativamente a diversidade e a inclusão nos seus próprios negócios ou na sociedade como um todo”. 

Outro dado interessante é que para 88% dos brasileiros a diversidade e inclusão são essenciais, conforme mostra a pesquisa da Kantar. 

Além de ser uma atitude socialmente responsável, a inclusão amplia o alcance do seu negócio, atraindo novos clientes. 

Pensando nisso, preparamos um texto completo com dicas de como tornar seu estabelecimento comercial mais inclusivo para o público PCD.

Vamos nessa?

Inclusão é fundamental para uma agenda ESG

A adoção de práticas que promovam a inclusão é uma parte essencial da agenda ESG (Environmental, Social, and Governance), visto que reflete o compromisso de uma organização com o pilar “S”, de responsabilidade social

Vale destacar que a dimensão “S” de ESG foca em como as organizações tratam as pessoas. Promover a inclusão significa garantir que todos, independentemente de gênero, etnia, deficiência, orientação sexual ou origem socioeconômica, tenham oportunidades iguais. 

Saiba mais sobre a agenda ESG aqui.

Como garantir mais acessibilidade no seu estabelecimento comercial?

Em primeiro lugar, é fundamental que os estabelecimentos estejam em conformidade com a legislação brasileira sobre acessibilidade.

Para isso, é importantíssimo conhecer as leis que regem as normas para os espaços públicos e privados sobre a inclusão do público PCD ou com mobilidade reduzida. Para saber mais sobre as leis, acesse aqui.

Algumas dicas para garantir mais inclusão no seu estabelecimento comercial são: 

Acessibilidade física

Vale certificar-se de que todas as entradas e saídas do seu estabelecimento sejam acessíveis, com rampas e elevadores adequados para a inclusão do público PCD.

Além disso, deve-se disponibilizar banheiros adaptados para cadeirantes, com barras de apoio e espaço suficiente para manobras. Não deixe de garantir espaços amplos para a circulação de cadeiras de rodas.

Embora ainda não seja comum, é essencial que os estabelecimentos passem a apostar em sinalização adequada e clara, com o sistema em braille para orientar pessoas com deficiência visual. 

Tecnologia assistiva

Além das questões relacionadas à circulação e sinalização para pessoas com deficiência, é interessante apostar em uma tecnologia assistiva

Para isso, ofereça um ambiente com sons em volume agradável, minimize ruídos excessivos que possam causar desconforto a pessoas com deficiências auditivas ou psicológicas.

Ainda, pode ser interessante garantir que os sistemas de atendimento e caixas eletrônicos sejam compatíveis com leitores de tela, dando atenção aos tamanhos de letras para que eles possam ajudar na leitura e compreensão de textos.

Comunicação inclusiva

Além da tecnologia assistiva, é indispensável contar com uma comunicação inclusiva em seu estabelecimento comercial. Os materiais devem aparecer em formatos acessíveis, como: braille, áudio e texto ampliado. 

Ainda, certifique-se de que o site e os aplicativos do seu estabelecimento sejam acessíveis, seguindo as diretrizes do WCAG (Web Content Accessibility Guidelines).

Segurança

A segurança para pessoas com deficiência em estabelecimentos comerciais deve ser planejada com base na acessibilidade universal e na inclusão. Além da estrutura física, deve-se treinar os funcionários para situações de emergência.

Se necessário, vale a pena contratar especialistas para avaliar e implementar as adaptações que garantam 100% de segurança para este público

Treinamento de funcionários

Ainda há muito preconceito com o público PCD. Por essa razão, é indispensável que as equipes dos estabelecimentos comerciais sejam treinadas para atender adequadamente pessoas com diferentes tipos de deficiência.

Caso haja a possibilidade, também é interessante incentivar o aprendizado da Língua Brasileira de Sinais (Libras) para melhorar a comunicação com pessoas surdas.

A sensibilização da equipe é muito importante para que os espaços sejam mais inclusivos para o público PCD.

Feedback do público PCD 

Outro ponto fundamental é estar em contato com os clientes PCD para que eles possam avaliar a acessibilidade do estabelecimento.

Por meio desse feedback e avaliações periódicas, torna-se mais fácil identificar e corrigir possíveis barreiras de acessibilidade a fim de que o espaço seja cada vez mais inclusivo. 

Faça a diferença no seu estabelecimento! 

Ao adotar essas práticas, seu estabelecimento comercial demonstra compromisso com a igualdade e cria um ambiente acolhedor para todos. Isso não só fortalece a imagem do seu negócio, mostrando a responsabilidade social, como também faz a diferença para a melhoria da inclusão do público PCD. 

Para saber mais sobre este e outros temas de gestão para estabelecimentos comerciais, continue navegando por aqui e veja nossas dicas!

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