Enfrentando problemas para chegar ao fim do mês com dinheiro no bolso? Essa é uma situação comum quando há algum desequilíbrio nas contas. Mas saiba que ela pode ser revertida por meio de um bom planejamento financeiro.

Além disso, fique ciente de que você não é o único com esse tipo de problema. Mais da metade dos brasileiros enfrenta problemas financeiros, segundo pesquisa da Onze, fintech especializada em saúde financeira.

Segundo uma pesquisa feita pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), seis em cada dez brasileiros admitem que nunca, ou somente às vezes, dedicam tempo a atividades de controle da vida financeira.

Para construir uma relação mais saudável com o dinheiro, venha conferir 4 passos importantes para começar o seu planejamento financeiro!

O que é planejamento financeiro?

O principal objetivo de um planejamento financeiro é fazer uma estimativa e um controle adequado das finanças pessoais. Esse é um processo contínuo ao longo da vida, mas que beneficia e muito o seu bolso.

Com um bom planejamento, é possível se organizar melhor ao longo dos meses. Dessa forma, você fica preparado para fugir de apertos e evita se envolver em dívidas difíceis de quitar.

Qual a importância do planejamento financeiro?

Imagine a seguinte situação: você está passeando pelo shopping, quando se depara com um item que chama sua atenção e você quer muito comprar. Porém, o preço está muito elevado e pode comprometer o seu orçamento.

Com um bom planejamento financeiro, é possível adquirir esse item. Talvez, não no momento em que você deseja, mas se houver preparação, é possível economizar e comprar esse produto no futuro.

Esse é apenas um exemplo do quanto o planejamento financeiro é importante. Outro exemplo é o controle de dívidas, que se não forem quitadas dentro de um determinado prazo, podem ficar maiores por influência dos juros.

Outras vantagens são:

  • Controle de despesas;
  • Redução de gastos desnecessários;
  • Segurança e estabilidade financeira.
Conheça os 4 passos para elaborar um planejamento financeiro

Quais são os 4 passos?

Agora que você já sabe por que é tão importante ter uma relação melhor com o dinheiro, é hora de iniciar o planejamento.

Existem diversas estratégias para aprimorar o controle das finanças, mas de modo geral, o planejamento pode ser resumido em quatro etapas principais. Além disso, há a forma como isso pode ser feito. Confira abaixo o passo a passo.

1 – Conheça o seu orçamento

Não há como iniciar o planejamento financeiro sem saber quais são as variáveis envolvidas no processo, não é mesmo?

Ter uma previsibilidade de receitas e das despesas mensais é um ponto fundamental para alavancar as finanças. Essas informações indicam o quanto de dinheiro está entrando no orçamento, o quanto está saindo e em qual velocidade.

Ao verificar as receitas, considere o salário mensal e toda e qualquer outra fonte de rendimento como investimentos e aluguel.

Já nos gastos, separe as despesas em diferentes categorias. A primeira deve conter os valores mais importantes como: contas de água, luz, aluguel e despesas com supermercado.

A segunda deve registrar gastos secundários e que podem ser cortados ou diminuídos em caso de necessidade, como a assinatura de um streaming, por exemplo.

Por fim, considere também as despesas de contas parceladas. Por mais que você tenha comprado um item há mais de dois meses, é possível que o seu pagamento siga impactando no orçamento por um longo período.

Uma maneira de manter essa informação de forma objetiva é colocando tudo na ponta do lápis em uma tabela. Se preferir, é possível criar uma planilha no computador ou celular. Alguns aplicativos podem ajudar nessa gestão, como o Mobilis.

2 – Analise o orçamento

Após ter documentados todas as receitas e gastos, basta fazer uma simples conta de subtração para saber se está sobrando ou faltando dinheiro.

Uma dica é fazer uma média dos últimos seis meses, para ter uma maior previsibilidade do valor que precisa ser reservado mensalmente para pagar as contas.

Não se esqueça de analisar alguns gastos que podem passar despercebidos se não forem controlados, como o do cartão de crédito.

Caso a sua renda não seja suficiente para arcar com as despesas, existem duas opções: encontrar alguma forma de aumentar as receitas ou fazer cortes no orçamento.

3 – Defina prioridades

Não é fácil ter que abrir mão de alguns confortos do dia a dia, mas a longo prazo essa é a melhor opção para os casos em que o orçamento não está fechando.

Por isso, é necessário estabelecer prioridades dentro dos gastos para definir o que pode e o que não pode ser cortado.

Além disso, é possível estabelecer uma meta sobre algo que você deseja comprar no futuro. Com isso, você terá uma motivação a mais para manter a disciplina e não estourar o orçamento.

4 – Poupe

Por fim, durante a elaboração de um planejamento financeiro, é importante se preparar para guardar um pouco da renda de cada mês. A partir disso, é possível montar um fundo para alcançar suas metas e lidar com emergências.

Em ambos os casos, é fundamental definir o quanto deseja poupar a cada salário. Quem sabe, com essa economia, você não descobre que é possível fazer aquela viagem de fim de ano com o dinheiro guardado?

Com esse passo a passo, você estará preparado para elaborar o seu próprio planejamento financeiro. Comece a construir o seu futuro hoje mesmo!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.