Algo que torna complicada a vida de muitos trabalhadores é quando o salário acaba, mas o fim do mês ainda não chegou. Por isso, recorrer a uma renda complementar para alcançar alguns objetivos é uma saída interessante. No entanto, independentemente do que você queira começar a investir, é preciso antes fazer um bom planejamento financeiro.

Mas como traçar um plano para guardar dinheiro, se o problema é a falta de grana? Calma que a gente pode te ajudar!

Veja essas dicas que vão deixar o caminho mais suave para juntar uma graninha, sair do vermelho e armar um projeto bem legal para sua vida.

Bora lá?

O que é planejamento financeiro?

A palavra planejar indica um processo que é feito com antecedência, visando alcançar um retorno depois de um período e colocando metas de curto, médio ou longo prazo.

O planejamento financeiro – seja ele pessoal ou familiar – segue nessa direção, estando relacionado a uma estratégia vinculada ao dinheiro. 

Para começar um novo negócio, conseguir comprar uma casa, trocar o carro por um mais novo, fazer uma grande viagem, fazer um pé de meia para o futuro ou simplesmente desapertar a vida financeira é preciso ter equilíbrio financeiro. Não tem jeito! 

Ao olhar para nossas finanças com atenção, é preciso levar em conta algumas considerações, como: “onde ganhamos dinheiro”, “quanto ganhamos”, “onde gastamos” e se “todos esses gastos realmente são necessários”. 

A partir da definição do planejamento financeiro, é imprescindível saber que, para se organizar e tentar chegar à meta definida, algumas escolhas precisarão ser feitas.

Por que as pessoas não conseguem se planejar financeiramente?

Algumas atitudes são chaves para quem quer se planejar financeiramente e conseguir guardar dinheiro, como: tempo, paciência, disciplina e resiliência.

Se a pessoa não consegue focar no que foi programado em relação a corte de gastos, dificilmente conseguirá investir em algo no fim das contas e o dinheiro a mais ficará distante.

E essa falta de organização na realização de metas financeiras é um problema que atinge mais da metade dos brasileiros, segundo uma pesquisa feita pela Leve, fintech de educação financeira. 

A pesquisa ouviu 3.450 pessoas de diversas regiões do país, e o resultado foi que 52% dos entrevistados não possuem ou não sabem como elaborar um planejamento financeiro para os próximos anos. Além disso, 46% disseram que não se sentem confiantes para estabelecer metas.

Entre as principais causas que atrapalham as pessoas a não se planejar estão:

  • Falta de educação financeira, sem conhecimentos básicos como: orçamento, poupança e investimento;
  • Dificuldade em colocar objetivos financeiros claros para orientar seu planejamento e priorizar as finanças em meio a outras demandas e responsabilidades;
  • Não acompanhar os gastos, o que dificulta o controle das despesas e viver dentro do que o orçamento proporciona;
  • O endividamento excessivo que pode dificultar a alocação de recursos para outras áreas importantes, como os investimentos;
  • Eventos inesperados, daquele tipo que ninguém está livre, como: perda de emprego, despesas médicas ou crises econômicas, que também afetam a capacidade de dar seguimento a um plano financeiro;
  • O próprio medo de investir ou crença de que é impossível economizar podem limitar a pessoa a adotar práticas financeiras saudáveis.
Planejamento financeiro para começar a investir

 Como fazer um planejamento financeiro?

Agora que você já viu como o planejamento financeiro é mais do que necessário caso pretenda investir – e quais barreiras precisa deixar para trás nesse processo –, a pergunta que não quer calar é: qual o caminho para conseguir a tão sonhada rendinha extra? 

Veja a seguir algumas etapas que você pode seguir para criar um plano financeiro sólido: 

Estabeleça seus objetivos financeiros

O pontapé inicial é estabelecer metas, para assim não se perder no meio do caminho.

Defina prazos, seja realista, priorize objetivos e, caso veja isso como algo necessário, reavalie seu plano regularmente e faça ajustes conforme necessário.

Avalie sua situação financeira atual

Com uma avaliação correta das finanças, incluindo fontes de renda, despesas mensais, dívidas e ativos, há maior possibilidade de controlar seu dinheiro e traçar um caminho claro para alcançar seus objetivos financeiros, com orçamento disponível para investir regularmente.

Cuide bem do seu dinheiro

Um passo necessário é saber controlar o dinheiro que entra e pensar duas vezes antes dar tchau para ele. 

O bom “relacionamento monetário” com práticas financeiras sólidas e até mesmo ortodoxas vem a partir de atitudes como:

  • Evitar gastos supérfluos;
  • Praticar o consumo consciente;
  • Pensar duas vezes antes de gastar;
  • Fazer uma pausa antes de comprar itens caros ou não planejados;
  • Considerar o valor a longo prazo de uma compra em vez do prazer instantâneo;
  • Limitar o uso de cartões de crédito e evitar o acúmulo de dívidas desnecessárias.
  • Concentrar-se em pagar as dívidas o mais rápido possível e evitar agravar o endividamento;
  • Comparar preço e procurar descontos;
  • Fazer uma lista antes de ir ao supermercado e evitar compras impulsivas;
  • Aprender a dizer não a convites para saídas caras e aquisições que não se alinham com seus objetivos financeiros.

Saia do vermelho

Tão importante quanto investir é quitar qualquer tipo de dívida. Afinal, enquanto o débito existir, incorrerão juros e o montante final só crescerá.

Aqui entra a dívida do cartão de crédito, cheque especial, parcelamentos, financiamentos, etc.

É sempre bom tentar negociar com a empresa credora, principalmente para tentar a redução dos juros ou facilitar o pagamento.

E para obter a grana necessária para a negociação, que tal utilizar o saque-aniversário do FGTS?

Se você não quer esperar o mês do seu aniversário, saiba que com a Alelo e Digio é possível antecipar parcelas do seu saque-aniversário. 

A solicitação é feita por meio do app Meu Alelo, 100% digital. Em até 2 dias, o dinheiro cai na sua conta!

Basta acessar sua conta no app FGTS e aderir à modalidade saque-aniversário. Também é importante não ter empréstimo em atraso com a Caixa.

Entre as vantagens da antecipação estão:

  • Acesso imediato ao dinheiro, sem esperar a data do saque-aniversário;
  • Uma das menores taxas de juros em produtos de crédito comercial;
  • Sem prestação mensal, assim você não compromete o seu orçamento com pagamento de parcelas;
  • O pagamento da dívida ocorre com o valor do saque-aniversário, na data da parcela anual prevista para a modalidade;
  • Não há necessidade de avaliação de risco de crédito.

Saiba aqui como antecipar o saque-aniversário com a Alelo e Digio.

Economize uma reserva de emergência

Deixe uma parte de sua renda para construir uma reserva de emergência que cubra de três a seis meses de despesas básicas.

Isso fornecerá uma rede de segurança financeira para lidar com imprevistos, como despesas médicas inesperadas ou perda de emprego.

Estude sobre o seu investimento

Seja um investimento com renda extra passiva (fundos imobiliários, ações, renda fixa, etc.) ou renda extra ativa, (abertura de um novo negócio, freelancer), antes é preciso saber onde está colocando suas esperanças. 

Por isso, pesquise como funcionam os diferentes tipos de investimentos disponíveis ou como vai o mercado na área em que pretende atuar, estudando sobre os riscos e retornos de cada tipo de investimento. 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.