Não existe combinação mais famosa no Brasil que o tradicional arroz com feijão. Esses alimentos são presença garantida na maioria dos almoços e jantares pelo país, formando uma dupla inseparável.
Segundo uma pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), as maiores frequências de consumo alimentar foram do café (78,1%), arroz (76,1%) e feijão (60%), demonstrando a importância da dupla para os brasileiros.
No entanto, esse não é o único exemplo de alimentos complementares. Vários outros podem ser combinados para formar uma refeição gostosa e nutritiva. A nutricionista Thays Pomini (@thayspomini_nutri) conversou com a gente e trouxe algumas dicas. Confira!
A importância de uma refeição balanceada
Já ouviu a frase “saco vazio não para em pé”? Esse ditado popular reforça a importância de estar bem alimentado para realizar as atividades do dia a dia.
Para se alimentar bem, é importante fazer refeições equilibradas.Elas trazem inúmeros benefícios ao organismo e fornecem todos os nutrientes necessários para o funcionamento ideal do corpo. De acordo com a nutricionista, alguns fatores precisam ser levados em conta na hora de fazer os pratos.
“Deve-se incluir uma variedade de grupos alimentares, mantendo uma proporção adequada entre eles. A densidade nutricional dos alimentos, a diversidade de cores no prato, a presença de fibras e as combinações sinérgicas de nutrientes são aspectos cruciais. Também é necessário levar em conta as necessidades individuais, como alergias ou intolerâncias, a hidratação, os métodos de preparo que preservam os nutrientes e o tamanho adequado das porções”, explicou Thays Pomini.
Alguns dos benefícios da alimentação balanceada são:
- Controle de peso;
- Fortalecimento do sistema imunológico;
- Promoção da saúde cardiovascular e digestiva;
- Influência positiva na saúde mental;
- Aumento de energia e vitalidade ;
- Prevenção de diversas doenças crônicas.
“Uma dieta equilibrada não apenas nutre o corpo, mas serve como base para uma vida saudável e plena”, afirmou a nutricionista.
Arroz e feijão
Mas o que torna o arroz e feijão uma dupla tão nutritiva? De acordo com Thays, é justamente o fato de eles serem exemplos de alimentos complementares. Isso significa que eles são ricos em nutrientes diferentes, formando uma sinergia quando combinados na mesma refeição.
“Juntos, esses alimentos formam uma proteína completa, pois o arroz é rico em metionina, mas deficiente em lisina, enquanto o feijão possui o perfil oposto. Além disso, fornecem carboidratos complexos, fibras, diversos minerais e têm um baixo índice glicêmico quando consumidos em conjunto”, comentou.
Essa combinação não é só nutricionalmente completa, mas economicamente acessível para a maioria da população. Além disso, é um prato culturalmente significativo por conta de sua tradição nas mesas brasileiras.
![Alho e cebola são alimentos complementares](https://blog.alelo.com.br/wp-content/uploads/2025/02/4131.jpg)
Outros alimentos complementares
Quando dois ou mais ingredientes interagem durante a digestão e facilitam a absorção de todos os nutrientes envolvidos, ocorre a sinergia alimentar. Dessa forma, os benefícios ao organismo são muito mais amplos e completos do que quando os alimentos são ingeridos isoladamente.
Existem várias combinações de alimentos que potencializam seus benefícios nutricionais. Um exemplo é o tomate e o azeite de oliva, que formam uma ótima dupla, pois o licopeno do tomate é melhor absorvido com a presença de gorduras saudáveis do azeite.
“O espinafre e o limão se complementam bem, já que a vitamina C do limão aumenta a absorção do ferro não heme presente no espinafre. O ovo combinado com vegetais coloridos é benéfico porque a gordura do ovo ajuda na absorção de carotenoides dos vegetais. Já iogurte e banana formam uma parceria saudável, pois os probióticos do iogurte se beneficiam dos prebióticos da banana, promovendo a saúde intestinal”, afirmou.
Thays Pomini ainda citou outros alimentos que se destacam pela sinergia:
Cúrcuma e pimenta-preta: a piperina aumenta a biodisponibilidade da curcumina.
Alho e cebola: potencializam seus efeitos antioxidantes.
Aveia e frutas vermelhas: beneficiam a saúde cardiovascular.
Salmão e brócolis: os ômega-3 complementam os compostos anticancerígenos.
Café e canela: pode ajudar a estabilizar o efeito nos níveis da glicemia.
Lentilhas com pimentão vermelho: a vitamina C aumenta a absorção do ferro.
![Thays Pomini, nutricionista / Foto: @thayspomini_nutri](https://blog.alelo.com.br/wp-content/uploads/2025/02/Snapinst.app_467619438_18036706220256288_9104599153917629271_n_1080-819x1024.jpg)
“Essas combinações de alimentos não só melhoram a absorção e utilização de nutrientes, mas também podem tornar as refeições mais saborosas e interessantes. É importante lembrar que uma dieta variada e colorida é a melhor maneira de garantir uma nutrição adequada e promover a saúde geral do organismo.”
Thays Pomini, nutricionista
Continue navegando aqui no site para conferir outras dicas como essa para montar uma alimentação saudável!