Junho não marca apenas o início do inverno. Junto com o frio, o mês traz o início da temporada das festas regionais! Além da festa de São João, há também as tradicionais festas italianas em São Paulo que ocorrem nos meses de julho, agosto e setembro.
Para que você possa curtir ao máximo essa época, listamos as principais festas e separamos algumas dicas para você aproveitá-las sem peso na consciência. Confira!
Junho
Festas de São João
Vinho quente, pipoca, canjica, pé-de-moleque, arroz-doce. É difícil resistir a estas delícias que tomam conta do Brasil inteiro no mês de junho, certo? E você não precisa, desde que aproveite tudo com moderação! Quer saber como? Confira as dicas que separamos aqui.
Julho
Festa de São Vito
Parada obrigatória para quem aprecia comida italiana em São Paulo, a quermesse, que acontece no bairro do Brás, tem barraquinhas com quitutes italianos e uma cantina na rua. Como os pratos típicos italianos são fartos em carboidratos, a dica é evitar exageros e frituras.
Agosto
Festa de Nossa Senhora Achiropita
É no bairro do Bixiga, região central de São Paulo, que acontece a festa italiana mais famosa do país. Nas barracas, você encontra diversas delícias tradicionais italianas, como a polenta, a pizza e a clássica fogazza, super recheada, a grande estrela da festa.
Setembro
Festa de San Gennaro
Encerrando o calendário de festas tradicionais italianas de São Paulo, a de San Gennaro também acontece na rua, com barracas que servem pratos típicos como pizza, polenta, foggazza, antepastos e macarronadas.
São muitas delícias para uma estação só, a gente sabe. Com moderação, dá pra aproveitar todas elas! Uma boa dica é fazer um lanchinho saudável antes de sair para não chegar à festa com muita fome e, claro, aproveitar as danças típicas depois para queimar as calorias ingeridas.