Se você acha que a nutricionista é uma profissional que você só consulta quando pretende perder peso, engana-se! O pilar ‘nutrição’ é extremamente importante para o seu estabelecimento

A preocupação com a saúde é cada vez maior. E esse cuidado passa pela alimentação, que precisa ser saudável e nutricionalmente equilibrada para garantir tudo o que o seu corpo precisa. E você, dono de um estabelecimento comercial, também deveria começar a se preocupar com esse assunto. Não sabe por onde começar? O nutricionista é o profissional que vai te ajudar a olhar para o seu cardápio com o zelo necessário.

Com a onda dos restaurantes saudáveis, o nutricionista já encontrou o seu posto nesse mercado. Para garantir que todos os processos são seguidos à risca pela cozinha, esse profissional precisa estar no dia a dia do negócio. Hoje, as alternativas vão desde as opções com menos calorias, até mesmo àquelas que atendem um público específico, como preparos sem glúten e sem lactose.

Vale lembrar que o cuidado também importa na hora da preparação dos alimentos. O uso da cozinha deve ser avaliado, pois o pó da farinha de trigo no ar, o uso comum de utensílios e equipamentos, a limpeza inadequada são as principais causas de contaminação, que pode causar danos à saúde de celíacos. E o nutricionista pode garantir que todo esse processo está em dia.

Os restaurantes veganos e vegetarianos também contam com nutricionistas especialistas no tema, para garantir preparos sem adição de produto animal tão saborosos quanto os tradicionais e existam opções para garantir ao organismo ferro e proteína, por exemplo. As possibilidades são inúmeras e o empresário deve ficar atendo às oportunidades no segmento.

Consultoria nutricional

Se a estrutura do seu negócio ainda não suporta um profissional dedicado exclusivamente a sua empresa, saiba que é possível contratar um nutricionista como consultor pontual. Essa decisão pode ser tomada no início, quando você está criando o seu cardápio, ou mesmo depois da operação já estar funcionando, para que as refeições contem com todas as informações que o consumidor deseja saber.

O serviço é prestado por uma equipe de nutricionistas, que tem como principal objetivo qualificar os colaboradores dos restaurantes parceiros, com o objetivo de fornecer refeições higienicamente seguras, nutritivas e que sejam adequadas aos comensais, conforme dispõe a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Esse profissional também é responsável pela segurança alimentar, que garante ao seu estabelecimento conformidade com todas as regras exigidas por lei para a comercialização de produtos alimentícios.

Ainda vale lembrar que não só os restaurantes podem se beneficiar de tal consultoria, as regras são comuns a qualquer estabelecimento com cozinha, como pousadas e hotéis, por exemplo. A legislação é a mesma para todos os serviços de alimentação. Do mesmo modo que um restaurante deve higienizar suas frutas, verduras e legumes, o hotel também precisa.

E no momento de manipular um alimento, não vale improviso. A consultoria nutricional também pode definir quais processos devem ser seguidos pela equipe para garantir a segurança alimentar de ponta a ponta. O profissional ainda vai fazer o controle de temperatura, recebimento dos alimentos, higienização das mãos etc.

São as chamadas ‘boas práticas de fabricação’ -, essenciais para segurança dos alimentos em qualquer tipo de cozinha. Essas atividades obrigatórias resultam em uma refeição segura do ponto de vista higiênico-sanitário.

E aí, já se convenceu de que você precisa de um nutricionista?

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.