Você e sua família decidiram comprar um imóvel, mas a grana tá curta. Então o que fazer? Aprender e colocar em prática dicas de economia doméstica é a solução. Guardar dinheiro parece fácil, mas é preciso disciplina. Muita gente sabe disso, mas nem todos conseguem fazer.
Olha só! Uma pesquisa da ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais) e quantificada pelo Datafolha, com pessoas a partir de 16 anos, economicamente ativas (além de inativos com renda e aposentados) das classes A, B e C, em todas as regiões do Brasil, diz que apesar de 85% da população ter consciência da importância de guardar um dinheiro para emergências, 52% dos brasileiros não têm nenhuma reserva financeira.
“Falta disciplina para o brasileiro quando o assunto é dinheiro. O comportamento da maioria das pessoas está voltado para consumir, isto é, para o prazer imediato. Poupar significa se privar de algo, mesmo que seja no curto prazo”, afirma Aquiles Mosca, presidente do Comitê de Educação de Investidores da ANBIMA.
Neste texto, a gente vai te mostrar dicas de como fazer a economia doméstica dar certo e você conquistar seu imóvel próprio. Vamos nessa!
Dicas para economizar e comprar o imóvel próprio
Organize ganhos e gastos
O primeiro passo é você entender quanto entra e quanto sai todo mês. Uma planilha pode lhe ajudar a visualizar para onde o seu dinheiro está indo. Considere os gastos fixos como: aluguel, plano de saúde e internet, por exemplo. Também coloque os gastos variáveis como: lazer, refeições fora de casa, algum conserto, entre outros.
Lembre-se de anotar todos os gastos, até aqueles menores como: um lanche na padaria ou um chocolate.
Alguns aplicativos podem ajudar nessa organização. Veja:
- Coinkeeper (Android e iOS)
- Monefy (Android e iOS);
- Mobills (Android e iOS);
- Money Lover (Android e iOS);
- Orçamento Fácil (Android e iOS).
Dívidas e cartão de crédito
Se você tem dívidas, tente quitá-las o mais rápido possível, principalmente as que têm juros mais altos, como cartão de crédito.
Ao utilizar o cartão de crédito, seja prudente para não fazer uma dívida que não consiga pagar.
Fique atento(a) a parcelamentos muito longos e aos juros que podem estar embutidos no valor de cada parcela e no valor final do produto ou serviço.
Pequenas atitudes fazem a diferença
Sabe quando de gota em gota uma torneira enche um balde? É mais ou menos assim que acontece com seu dinheiro.
O streaming que você paga, mas quase não usa e a lâmpada acesa sem necessidade, são exemplos de desperdício de dinheiro que poderia ser poupado para ajudar na conquista do imóvel próprio. Veja mais dicas:
- Coloque, sempre que possível, o chuveiro na configuração de verão, assim ele gasta menos energia elétrica;
- Substitua a borracha de vedação da geladeira. Assim o ar frio não escapa e ela acaba consumindo menos energia;
- Faça a higienização do filtro do ar-condicionado. Quando está muito sujo, o equipamento acaba usando mais energia para resfriar o ambiente;
- Troque as lâmpadas incandescentes por lâmpadas de LED, pois elas gastam menos. Mantenha desligadas as lâmpadas sempre que possível, pois dessa forma, evita-se o desperdício;
- Inspecione canos e torneiras para detectar possíveis vazamentos;
- Acumule roupas e utilize a lavadora com carga completa;
- Evite o uso de mangueiras para lavar pisos ou regar plantas;
- Ensaboe toda a louça com a torneira fechada e abra somente para enxaguar;
- Durante o banho, ensaboe-se com o chuveiro desligado.
Economizando no supermercado
Sabia que algumas atitudes podem fazer você economizar na compra no supermercado e fazer o seu Alelo Alimentação render ainda mais?
Uma das dicas é fazer a lista de compras para evitar comprar além do necessário. Outra é não ir ao mercado com fome. Contudo, neste texto da Alelo, você confere outras dicas para economizar nas compras.
Antecipando o FGTS para comprar um imóvel
É possível antecipar o seu FGTS para ajudar na compra do imóvel próprio. Segundo a Caixa Econômica Federal, quem deseja comprar ou construir um imóvel residencial, pode utilizar o saldo do FGTS na hora da contratação, como entrada do financiamento, constituindo parte do pagamento ou do valor total.
Mas se você quer utilizar o saque-aniversário para quitar dívidas e ajudar na organização da economia doméstica, saiba que você também pode antecipar. E a Alelo te ajuda nesse processo.
A solicitação é feita por meio do app Meu Alelo, 100% digital. Em até 2 dias, o dinheiro cai na sua conta! Legal, né?
Sabe qual a vantagem de antecipar?
- Acesso imediato ao dinheiro, sem esperar a data do saque-aniversário;
- Uma das menores taxas de juros em produtos de crédito comercial;
- Sem prestação mensal, assim você não compromete o seu orçamento com pagamento de parcelas;
- O pagamento da dívida ocorre com o valor do saque-aniversário, na data da parcela anual prevista para a modalidade;
- Não há necessidade de avaliação de risco de crédito.
Clique aqui para saber como antecipar o saque-aniversário com a Alelo e o Digio. Se tiver alguma dúvida, este texto vai te ajudar! Ou, se preferir, pode falar com a Digio pelo WhatsApp.