Especial

Economia doméstica, como ela pode te ajudar?

0
Economia doméstica, como ela pode te ajudar?

Para onde vai a maior parte do seu salário? Se a sua resposta for “pras despesas de casa”, então você precisa entender mais sobre economia doméstica. Já ouviu falar sobre ela?

Muito além do orçamento da casa, a economia doméstica se dedica a compreender o estilo de vida das famílias, buscando soluções financeiras que garantam qualidade de vida e estabilidade. 

A ideia é sempre buscar alternativas que assegurem uma alimentação de qualidade, uma boa administração dos bens familiares e um consumo consciente. Vem com a gente!

O que é economia doméstica?

A economia doméstica é o ramo da economia que se dedica a compreender a rotina e as necessidades familiares para sugerir mudanças de hábito que gerem um impacto positivo nas finanças da casa.

Seu objetivo é aplicar práticas mais sustentáveis (do ponto de vista financeiro e ambiental) para otimizar os recursos do lar. 

Ela compreende que todos eles podem acabar (como água, alimento e dinheiro)!

De forma geral, a economia doméstica busca melhorar a qualidade de vida da família sem precisar aumentar os gastos, garantindo escolhas benéficas e financeiramente viáveis.

Por que colocá-la em prática? 

Segundo levantamento feito pela Agência Brasil, em março de 2024, mais de 78% das famílias brasileiras têm dívidas a serem quitadas. Dentre as principais pendências estão:

  • Faturas vencidas do cartão de crédito;
  • Parcelas de crédito pessoal;
  • Financiamentos imobiliários;
  • Financiamentos automotivos.

E é aqui que a importância da economia doméstica entra!

O objetivo dela é justamente auxiliar o núcleo familiar a reduzir gastos para não se endividar, além de auxiliar na organização das finanças para cumprir metas.

Mas não se assuste, a economia doméstica não vai propor mudanças drásticas no seu estilo de vida, vai apenas sugerir alternativas mais baratas para tudo que faz parte do seu dia a dia (da lâmpada da sala às refeições feitas pela família).

Como a economia doméstica funciona?

Ao entender a rotina e o estilo de vida da família, ela propõe algumas mudanças que maximizem o bem-estar sem precisar aumentar os gastos. 

O foco é manter o orçamento controlado para possibilitar a realização de sonhos familiares, como: comprar uma casa própria, trocar de carro ou reformar algum cômodo.

Confira onze dicas para colocar a economia doméstica em prática:

  1. Substitua lâmpadas incandescentes para LED;
  2. Organize a alimentação da semana para evitar desperdício,
  3. Diminua a frequência das refeições feitas por delivery e reserve-as para datas especiais;
  4. Não vá ao mercado com fome para evitar compras por impulso;
  5. Organize os dias de lavar roupa para reduzir o consumo de água e sempre que possível reaproveitá-la para limpeza de áreas externas da casa;
  6. Dê preferência aos produtos a granel, que costumam ser mais baratos que os tradicionais já empacotados;
  7. Evite dormir com a TV ou o ar-condicionado ligado;
  8. Certifique-se de que toda a rede elétrica e hídrica estejam com a manutenção em dia para evitar gastos acima da média;
  9. Evite assinar vários produtos de um mesmo segmento (Netflix, Prime Video, Disney+ e outros);
  10. Reavalie seu plano de telefonia móvel e internet e busque opções mais em conta;
  11. Dê preferência a pagar compras à vista e diminua o uso do cartão de crédito.

Você já aplica alguma delas na sua rotina familiar?

Estou endividado, como me organizar?

Em primeiro lugar, coloque na ponta do lápis quais são os ganhos e gastos mensais da família, dessa forma ficará mais fácil fazer o planejamento doméstico e garantir que todas as necessidades sejam atendidas, sem precisar deixar as dívidas acumulando.

Em seguida, faça o cálculo de quanto falta ou sobra todo mês do orçamento doméstico e inicie um plano de ação!

Viu que vai fechar o mês no vermelho mesmo após colocar a economia doméstica em prática? Então continue com a gente, porque temos mais dicas!

Economia doméstica, como ela pode te ajudar?

Como posso quitar minhas dívidas?

Se você faz parte do índice de famílias que se encontram endividadas, conte com as facilidades da antecipação do saque-aniversário do FGTS oferecidas pela Alelo em parceria com a Digio

A solicitação deve ser feita pelo aplicativo Meu Alelo e funciona de forma 100% digital.

Basta acessar sua conta no app FGTS e aderir à modalidade saque-aniversário para aproveitar as vantagens de antecipá-lo com a Alelo, como:

  • Dinheiro na conta em até 2 dias. 
  • Acesso ao dinheiro no momento da sua necessidade;
  • Uma das menores taxas de juros em produtos de crédito comercial;
  • Garantia de que seu orçamento mensal não será comprometido, porque não haverá cobranças mensais pelo saque antecipado;
  • O pagamento da dívida será integralmente feito na data da parcela anual prevista para a modalidade;
  • Não há necessidade de avaliação de risco de crédito.

Saiba mais sobre como antecipar o saque-aniversário com a Alelo e a Digio, assim você poderá quitar suas dívidas sem se comprometer com mais parcelas todo mês! 

Impactos positivos da economia doméstica para a vida familiar

Organizar as despesas da casa e da família de modo a tornar o custo de vida financeiramente sustentável vai garantir estabilidade econômica, tranquilidade e a possibilidade de fazer investimentos que maximizem a qualidade de vida familiar.

Sabia que a saúde mental é diretamente afetada pelas finanças e a preocupação com dinheiro é um dos principais fatores de adoecimento psíquico nas famílias brasileiras? Pois é, não queremos que você passe por isso!

Então já anota todas as dicas e bora sair do sufoco!

E, se precisar de uma ajuda para sair do vermelho, fale com a Digio pelo WhatsApp:

Fale com a Digio

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.