Muitas pessoas acreditam que fazer um planejamento financeiro familiar significa ter dinheiro suficiente para pagar as contas e não se endividar. No entanto, essa não é a única finalidade.

Fazer um planejamento com os gastos mensais das contas da família também te ajuda a realizar sonhos e alcançar metas, como ter a casa própria, comprar um carro ou fazer uma viagem juntos.

Tudo de bom, né? Neste post você saberá como começar. Vamos lá?

Como fazer um planejamento financeiro familiar?

Construir um planejamento financeiro familiar não é tão difícil quanto parece, principalmente porque, hoje em dia, existem várias ferramentas que podem te ajudar com isso, como as planilhas prontas de Excel. Confira as dicas de como organizar as contas:

Saiba qual é o orçamento mensal da família

Saber o valor total da renda da casa é muito importante para ter noção do que pode ser gasto conforme as prioridades das pessoas que moram ali. Este será o seu limite financeiro.

Separe as contas em gastos fixos e variáveis

Os gastos fixos são aqueles que você já sabe que vão chegar todo mês – às vezes com um valor um pouco maior ou um pouco menor -, como as contas de água, luz, gás, condomínio, IPTU e aluguel.

Já os gastos variáveis são aqueles que dependem do que você decide gastar, como restaurante, delivery e viagens.

Estas contas precisam ser coerentes com o orçamento da família, para não extrapolar o limite financeiro disponível e, consequentemente, desequilibrar o planejamento.

Organize e adeque os gastos:

Após anotar todos os seus gastos, defina as prioridades considerando suas metas. Se for preciso economizar e reduzir custos, é importante estar disposto a mudar hábitos que farão uma grande diferença no final do mês. Por exemplo:

  • não deixe as contas vencerem e, assim, evite os juros;
  • opte por um plano de internet, TV e telefone com um custo-benefício que esteja dentro do seu orçamento;
  • diminua o limite do cartão de crédito;
  • procure economizar nas contas de água e luz com um uso consciente destes recursos (bom para o seu bolso e para o planeta);
  • controle o consumo de delivery, cozinhando mais em casa.

Por que fazer uma poupança para a minha família?

Ter uma poupança em família, é interessante quando existe um objetivo em comum, a médio ou longo prazo, como pagar uma faculdade para os filhos, comprar um carro, fazer uma viagem ou até construir um negócio.

E claro, por poupança, entenda qualquer tipo de investimento. Conheça todas as opções disponíveis, informe-se e escolha o modelo mais adequado ao seu perfil. Existem desde ações da bolsa de valores a investimentos de renda fixa.

O importante é otimizar seus recursos e guardar para o futuro.

Conte com a Alelo para gerenciar o saldo dos seus benefícios

No app Meu Alelo, você conta com recursos para ajudar você a fazer o saldo durar mais, como: o limite diário, descontos e promoções.

Acessando o extrato também é possível acompanhar o crédito, onde você tem gasto mais e encontrar estabelecimentos onde você consiga economizar.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.